Apaguei acidentalmente fotos e vídeos importantes do meu cartão SD e estou tentando descobrir se ainda é possível recuperá-los ou se eles se foram para sempre. O cartão estava na minha câmera, e eu realmente preciso de ajuda para encontrar a forma mais segura de recuperar arquivos excluídos de um cartão SD sem piorar a situação.
Fiz isso uma vez com um cartão de câmera depois de uma viagem de fim de semana, e o primeiro erro geralmente é entrar em pânico. Se suas fotos ou vídeos foram excluídos de um cartão SD, pare de usar o cartão agora. Retire-o da câmera, do telefone ou do leitor e deixe-o em paz.
O que foi excluído primeiro geralmente foi a entrada da tabela de arquivos, não os dados da foto em si. O cartão marca o espaço como livre, então seu dispositivo começa a tratá-lo como armazenamento vazio. Seus arquivos antigos muitas vezes ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima deles. Se você continuar fotografando, aumenta rapidamente as chances de perda permanente.
Use software de recuperação. Ignore as ferramentas de reparo do sistema operacional. O CHKDSK no Windows e o First Aid no Mac servem para reparar o sistema de arquivos, não para recuperar arquivos excluídos. Já vi essas ferramentas piorarem a situação ao limpar os mesmos registros ocultos que você esperava recuperar.
Aqui está a ordem que eu seguiria.
- Use um leitor de cartões de verdade
Conecte o cartão SD ao seu computador com um leitor de cartões dedicado. Não mantenha o cartão dentro da câmera e conecte a câmera por USB se você tiver outra opção. Um leitor simples tende a dar aos aplicativos de recuperação um acesso mais limpo ao cartão.
- Comece com um software feito para isso
Já testei vários desses ao longo do tempo. O primeiro que eu usaria é o Disk Drill.
O que gostei:
- Varreduras profundas em cartões SD tendem a encontrar mais coisas do que as ferramentas rápidas
- Você obtém pré-visualizações, o que economiza tempo porque pode verificar se uma foto ou clipe abre antes de recuperar
- É mais fácil separar o que presta do que é lixo
Se os arquivos ausentes forem vídeos de uma GoPro, Canon ou de um drone, esta parte importa ainda mais. Esses dispositivos costumam gravar vídeo em fragmentos. Alguns aplicativos encontram os pedaços, mas não conseguem reconstruí-los em um clipe funcional. O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery para exatamente esse tipo de problema. Tive resultados mistos com scanners genéricos em filmagens de câmeras de ação, e melhores resultados quando o aplicativo sabia como os fragmentos da câmera eram organizados. No Windows, a camada gratuita recupera até 100 MB, então você pode testá-lo antes de gastar dinheiro.
- Se você precisa de uma opção gratuita, existe uma
O PhotoRec é a opção gratuita ilimitada que as pessoas mencionam por um motivo. Ele funciona. Também é irritante de usar.
As partes ruins:
- Interface de linha de comando
- Sem pré-visualização
- Os nomes originais desaparecem
- A estrutura de pastas desaparece
- Você acaba com uma pilha enorme de arquivos com nomes genéricos
Se você só se importa em recuperar qualquer coisa, ele faz o trabalho. Se você quer um fluxo de trabalho limpo e normal, ele parece antigo e bagunçado.
Você também verá Recuva e Windows File Recovery sendo mencionados com frequência. Minha experiência com eles em cartões SD não foi tão boa.
Recuva:
- Serve para exclusões simples
- Não é muito bom com formatos RAW de câmera
Windows File Recovery:
- Somente linha de comando
- Parece limitado em cartões FAT32 e exFAT
- Esses são os sistemas de arquivos que a maioria dos cartões SD usa, então isso importa
- Recupere para outra unidade
Esta parte confunde as pessoas. Quando o aplicativo de recuperação perguntar onde salvar os arquivos restaurados, escolha a unidade do seu computador ou outra unidade externa. Não grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD.
Se você recuperar para o cartão que está escaneando, corre o risco de sobrescrever os setores exatos que contêm as fotos ausentes. Nesse ponto, acabou.
Versão curta:
- Pare de usar o cartão SD
- Conecte-o com um leitor dedicado
- Execute um software de recuperação, não ferramentas de reparo
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar
Se nenhuma nova foto ou vídeo foi gravado após a exclusão, suas chances geralmente são boas. Eu pegaria o leitor de cartões, executaria uma varredura, faria a pré-visualização do que aparecer e recuperaria primeiro o que vale a pena.
Eles não se foram para sempre, a menos que novos dados os tenham sobrescrito. A exclusão em cartões SD geralmente remove primeiro a entrada do índice. Os dados da foto muitas vezes permanecem no lugar por algum tempo.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pare de usar o cartão. Mas discordo um pouco em um aspecto. Se os arquivos forem muito importantes, primeiro faça uma imagem completa do cartão SD e depois examine a imagem. Profissionais fazem isso porque evita desgaste extra e dá a você um ponto de nova tentativa se uma ferramenta não encontrar tudo.
Algumas coisas que as pessoas deixam passar:
- Verifique o app da marca da câmera ou a sincronização na nuvem. Algumas câmeras enviam JPEGs automaticamente.
- Procure pastas DCIM ocultas e pastas temporárias de vídeo.
- Se você apagou na própria câmera, as chances de recuperação costumam ser boas. Se você formatou depois, as chances caem, mas a formatação rápida ainda deixa dados recuperáveis em muitos cartões.
- Se o cartão estiver se comportando de forma estranha, lento ou pedindo para ser formatado, o próprio cartão pode estar falhando, não apenas com arquivos apagados.
Em termos de software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos em cartão SD e recuperação de vídeos apagados. Eu usaria primeiro a verificação profunda, depois classificaria por tipo de arquivo e visualizaria os resultados. Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão. Se os clipes estiverem corrompidos, tente uma segunda passada com outra ferramenta depois de criar a imagem do cartão.
Além disso, vale a pena dar uma olhada neste guia se você quiser um passo a passo simples para recuperação de arquivos do cartão SD:
guia passo a passo para recuperação de fotos e vídeos em cartão SD
Se nada aparecer depois de uma verificação profunda, e estes forem arquivos únicos na vida, o próximo passo é um laboratório de recuperação. Caro, sim, mas às vezes essa é a única saída.
Eles não se foram automaticamente para sempre, mas eu contestaria uma coisa que as pessoas sempre dizem: “excluído” e “recuperável” não são os únicos dois estados. Às vezes os arquivos voltam, mas metade dos vídeos está corrompida, as miniaturas aparecem e as imagens completas não, ou os arquivos RAW são recuperados com nomes estranhos e sem datas. Então sim, a recuperação é possível, mas não espere uma máquina do tempo perfeita.
@mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel já cobriram o primeiro grande passo: pare de usar o cartão SD. Depois disso, eu verificaria algo que muita gente ignora: foi uma exclusão normal ou a câmera fez uma formatação na própria câmera, e você tirou alguma foto depois? Isso muda bastante as chances.
Além disso, se as fotos importam muito, verifique se o cartão tem uma trava física e ative-a antes de colocá-lo em um leitor. É um passo pequeno, mas ajuda a evitar gravações acidentais. Depois, inspecione também a integridade do cartão. Se o cartão desconecta, monta de forma estranha ou lê muito devagar, isso pode ser um caso de cartão SD com falha, não apenas de arquivos excluídos. Nesse caso, varreduras repetidas podem piorar a situação.
Sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de jogar cinco ferramentas diferentes de recuperação nele logo de cara. Mais varreduras nem sempre são mais inteligentes se o cartão estiver instável. Uma passagem cuidadosa é melhor do que clicar em pânico por horas. Se você quer o caminho mais fácil, o Disk Drill é um bom lugar para começar para recuperação de fotos de cartão SD e recuperação de vídeos excluídos, porque é mais fácil visualizar os resultados e separar arquivos intactos do lixo. Isso importa mais do que as pessoas admitem.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: verifique também a memória interna da câmera, se o seu modelo tiver alguma. Algumas câmeras salvam silenciosamente lá quando o cartão SD falha.
Se você quiser um passo a passo visual bem rápido, este tutorial rápido de recuperação de arquivos excluídos do cartão SD é mais fácil de acompanhar do que um bloco de texto.
Se nada útil aparecer após uma varredura adequada, então sim, é hora de laboratório de recuperação. Caro, mas para fotos de casamento ou coisas de viagem que só acontecem uma vez na vida, às vezes esse é o caminho.