Recuperar vídeo apagado da câmera HERO da GoPro, algum conselho?

Apaguei acidentalmente um vídeo importante da minha câmera GoPro HERO antes de fazer backup, e realmente preciso recuperá-lo do cartão SD, se possível. Alguém já teve sucesso com a recuperação de vídeo da GoPro ou com software de recuperação de dados para arquivos excluídos de uma câmera HERO?

É, essa dói. Já passei por um susto assim com cartão SD, e os primeiros minutos são os piores.

O que eu faria primeiro é simples. Pare de usar o cartão agora. Não grave mais clipes. Não formate. Ainda não execute nenhum app de correção ou reparo. Quando arquivos da GoPro são apagados, os dados muitas vezes continuam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Se você continuar gravando, suas chances caem rápido.

Antes de tentar um software de recuperação

Eu verificaria primeiro algumas coisas fáceis, porque às vezes o arquivo não sumiu da forma que você imagina.

1. Se você paga por uma assinatura GoPro, entre na conta e verifique a Biblioteca de Mídia na nuvem e a pasta Lixeira.
  2. Coloque o cartão SD de volta na câmera e veja se a GoPro quer reparar o arquivo por conta própria.
  3. Procure no cartão por arquivos LRV. Essas são as cópias de pré-visualização em baixa resolução. Não serão ideais, mas já vi elas salvarem um clipe que as pessoas achavam que tinha sumido para sempre.

Se a filmagem estiver faltando no cartão

Se nada disso encontrar alguma coisa, eu partiria para o Disk Drill. Já usei uma vez em mídia de câmera, não exatamente por causa de um travamento de GoPro, mas perto disso, e ele recuperou mais do que eu esperava.

A parte em que vale a pena prestar atenção para câmeras de ação é o modo Advanced Camera Recovery. As filmagens da GoPro muitas vezes acabam divididas em uma pilha de fragmentos pelo cartão. Ferramentas de recuperação comuns frequentemente encontram partes do arquivo, mas falham na hora de reconstruir tudo. No fim, você fica com um MP4 corrompido, um clipe com trechos faltando ou um arquivo que seu player se recusa a abrir.

Esse modo foi feito para câmeras e dispositivos em que vídeo fragmentado é comum, coisas como câmeras de ação, drones e câmeras veiculares. Ele oferece suporte a filmagens da GoPro, incluindo arquivos MP4 e LRV, o que importa mais do que as pessoas pensam.

Algumas coisas que eu faria durante a recuperação

1. Use um leitor de cartões. Eu não conectaria a GoPro direto ao computador se tivesse escolha.
  2. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não grave nada de volta no mesmo cartão SD.
  3. Se o cartão apresentar erros, desconectar ou ficar instável, crie primeiro uma imagem byte a byte. Faça a varredura da imagem, não do cartão original.

Pelo que vi, a recuperação ainda funciona com bastante frequência se você não gravou muita coisa depois que os arquivos sumiram. Quando novas filmagens começam a se acumular, a situação piora rápido.

Eu trataria isso primeiro como recuperação de cartão SD, e só depois como questão de GoPro.

@mikeappsreviewer está certo sobre interromper todas as gravações. Eu acrescentaria uma coisa: faça uma imagem completa do microSD antes de qualquer outra coisa, se o clipe for muito importante. Use algo como USB Image Tool, R-Studio ou dd, se você souber usar. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se o software de recuperação travar ou o cartão começar a apresentar erros de leitura, você ainda terá uma tentativa limpa restante.

Além disso, verifique manualmente a estrutura do cartão. A GoPro costuma deixar arquivos em DCIM/100GOPRO ou 101GOPRO, e às vezes você encontrará arquivos emparelhados com o mesmo número de clipe. Procure por .MP4, .THM e .LRV. Se o MP4 principal sumiu, mas o LRV existe, pelo menos você terá uma cópia assistível. Em baixa resolução, mas melhor do que nada.

Uma pequena discordância sobre tentar reparar na câmera primeiro. Se o arquivo foi excluído, eu não colocaria o cartão de volta na HERO, a menos que você não tenha outra opção. Algumas câmeras gravam logs ou metadados ao iniciar. É um risco pequeno, mas se a filmagem importa, eu não arriscaria gravações extras.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de vídeo de GoPro, especialmente em cartões fragmentados. Eu também classificaria os resultados por assinatura de arquivo e tamanho, porque os clipes recuperados da GoPro muitas vezes perdem o nome original. MP4s grandes com o intervalo de timestamp correto geralmente são suas melhores apostas.

Se o arquivo recuperado não abrir, tente corrigir o contêiner com ffmpeg ou untrunc. Recuperação corrompida é comum em arquivos de câmeras de ação.

Também vale a pena ver isto: este guia de recuperação de cartão SD de GoPro e câmera cobre o processo de forma clara.

Se você gravou até mesmo alguns novos clipes após a exclusão, as chances de recuperação caem rápido. Se não gravou, você ainda tem uma chance razoável.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas na verdade eu pularia totalmente a ideia de ver se a câmera consegue reparar isso, a menos que o arquivo ainda esteja visível, mas não abra. Para um clipe excluído, o mais seguro é manter esse cartão fora da GoPro, ponto final.

Uma coisa que não foi mencionada o suficiente: verifique se a exclusão aconteceu na câmera ou em um computador. Se foi excluído em um PC ou Mac, às vezes a entrada do sistema de arquivos é mais fácil de ser reconstruída pelas ferramentas de recuperação. Se a HERO fez a exclusão, muitas vezes você depende mais da recuperação bruta por assinatura, o que significa que nomes de arquivos, datas e estrutura de pastas podem voltar bagunçados.

Além disso, se o vídeo era longo, não entre em pânico se a recuperação encontrar vários MP4s que pareçam errados. Cartões da GoPro podem gerar recuperações parciais do mesmo clipe original. Eu recuperaria todos os arquivos candidatos com algumas centenas de MB e testaria todos. O VLC às vezes consegue reproduzir coisas que o QuickTime ou o player padrão do Windows simplesmente se recusam a abrir.

Se você quiser um caminho prático, use um leitor de qualidade, monte o cartão em modo somente leitura se a sua configuração permitir, depois faça a varredura com o Disk Drill. Ele se sai muito bem com mídia de câmera, e para recuperação de vídeo da GoPro isso importa mais do que recuperação genérica de documentos ou fotos. Os arquivos recuperados devem ir para o seu computador ou outra unidade, não de volta para o microSD. Meio óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso e acabam destruindo as próprias chances.

Se nada utilizável aparecer, a recuperação profissional só vale a pena se as filmagens forem realmente insubstituíveis. Exclusão lógica às vezes pode ser recuperada em casa. Dano físico no cartão é um buraco financeiro completamente diferente.

Além disso, este tópico pode ajudar se você quiser outra perspectiva sobre recuperar vídeos perdidos de um cartão SD da GoPro HERO 8.

Um ângulo que eu acrescentaria: verifique se há clipes GoPro segmentados por capítulos. As câmeras HERO frequentemente dividem uma gravação em vários segmentos, então o “vídeo apagado” pode, na verdade, ser um capítulo ausente enquanto os outros ainda estão lá. Se você encontrar clipes vizinhos com carimbos de data e hora correspondentes, recupere-os também e junte-os depois.

Discordo um pouco da ideia de tentar todo aplicativo de recuperação existente. Muitas varreduras em um cartão fraco podem transformar um erro lógico em um problema de hardware. Escolha uma ferramenta confiável, de preferência depois de criar uma imagem. O Disk Drill é uma escolha razoável aqui.

Prós do Disk Drill

• Bom com formatos de câmera/vídeo
  • Pode encontrar arquivos por assinatura quando os nomes se perderam
  • O suporte a visualização ajuda a restringir os candidatos

Contras do Disk Drill

• As varreduras profundas podem demorar
  • Os resultados podem voltar com nomes de arquivo genéricos
  • Se o cabeçalho do MP4 estiver danificado, a recuperação por si só pode não torná-lo reproduzível

Além disso, após a recuperação, execute ffprobe ou MediaInfo nos arquivos antes de presumir que estão inutilizados. Às vezes, o fluxo de vídeo está intacto e apenas o contêiner está corrompido.

Então, sim, eu combinaria o que @suenodelbosque, @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer disseram com um filtro extra: recupere todos os clipes no mesmo intervalo de tempo, não apenas o nome de arquivo exato que está faltando. Isso captura um número surpreendente de vídeos GoPro “perdidos”.