Preciso de ajuda para escolher a melhor área de trabalho remota para Linux depois que minha configuração atual começou a apresentar lentidão, cair a conexão e tornar o acesso a arquivos muito frustrante. Eu uso isso para trabalho remoto e suporte técnico ocasional, então preciso de algo estável, seguro e fácil de configurar. O que você está usando que funciona bem no Linux?
Ao longo do tempo, testei algumas ferramentas de desktop remoto para Linux, e a escolha certa dependia mais do trabalho do que da distribuição.
VNC
Ainda vejo o VNC aparecer bastante porque funciona em quase tudo. Se o seu objetivo principal é acessar uma área de trabalho completa de outra máquina sem muita complicação, ele dá conta. Usei o TigerVNC em uma máquina Fedora mais antiga e foi suficiente para tarefas leves de administração. Quando tentei assistir a aplicativos com muito movimento por ele, a lentidão ficou irritante rapidamente.
- Opções comuns: RealVNC, TigerVNC, x11vnc
- O que funcionou para mim: A configuração foi relativamente fácil, e havia clientes para Linux, Windows e macOS.
- O que ficou cansativo: Se você não ajustá-lo, o desempenho cai. Especialmente em conexões mais fracas.
RDP
Se você também lida com máquinas Windows, o RDP pareceu mais limpo. No Linux, usei o xrdp, e ele geralmente pareceu mais ágil do que o VNC. A parte complicada foi fazê-lo funcionar bem em alguns ambientes de desktop. Em uma instalação do Ubuntu, tive que mexer nas configurações de sessão por mais tempo do que eu queria.
- Opção principal: xrdp
- Por que continuei usando: Melhor velocidade do que o VNC no meu uso, e os clientes Windows se conectam sem complicação.
- O porém: A configuração inicial exige alguns ajustes, ainda mais com certos ambientes de desktop.
NoMachine
Esse pareceu o mais rápido do grupo quando o testei em um servidor doméstico e em um notebook de trabalho. Lidou com multimídia melhor do que eu esperava, e a compressão ajudou em conexões mais lentas. A desvantagem para mim foi simples: é proprietário, e a camada gratuita pareceu limitada.
- O que se destacou: Boa velocidade, criptografia sólida, tratamento razoável de multimídia.
- O que me incomodou: Código fechado, e algumas limitações aparecem quando suas necessidades aumentam.
Encaminhamento SSH com ferramentas X11 ou Wayland
Para trabalho administrativo, ainda prefiro SSH quando preciso de apenas um aplicativo e não de uma área de trabalho inteira. Usei isso para ferramentas de configuração e utilitários gráficos leves em sistemas Linux remotos. Pareceu mais seguro e mais limpo para trabalho em servidores. Para uma sessão completa de desktop, porém, eu não escolheria isso.
- Ponto positivo: Modelo de segurança forte, útil para administradores, adequado para acesso a um único aplicativo.
- Ponto negativo: Não é uma boa opção se você quiser o ambiente de desktop inteiro remotamente.
HelpWire
Também encontrei a solução para acesso remoto ao Linux quando eu queria algo rápido e com menos configuração. Foi mais fácil começar a usar do que algumas das ferramentas mais antigas, e funcionou bem o suficiente para acesso gráfico básico. Eu o usaria primeiro pela praticidade, não para cargas de trabalho em que o desempenho bruto é o mais importante.
- Do que gostei: Configuração rápida, acesso multiplataforma, simples o bastante para pessoas que não querem ficar mexendo em detalhes.
- O que ter em mente: Não pareceu a melhor opção para uso mais pesado de desktop remoto.
Se você quiser a versão resumida com base no meu uso:
- Escolha VNC se quiser algo familiar e amplamente compatível.
- Escolha xrdp se a compatibilidade com Windows for importante e você quiser melhor resposta.
- Escolha NoMachine se a velocidade importar mais do que a preferência por código aberto.
- Escolha encaminhamento SSH se você só precisar de um único aplicativo remoto para trabalho administrativo.
- Escolha HelpWire se quiser uma configuração mais simples e não quiser gastar tempo ajustando tudo.
Eu dividiria seu caso de uso em duas partes, porque o “melhor” muda rápido quando acesso a arquivos e sessões de suporte entram em cena.
Para trabalho remoto de desktop Linux para desktop Linux, vale muito a pena considerar o RustDesk. O @mikeappsreviewer cobriu as escolhas habituais como VNC, xrdp e NoMachine, mas eu colocaria o RustDesk à frente do VNC para a maioria das pessoas hoje. Ele tende a ser mais fluido em conexões fracas, o atravessamento de NAT é menos irritante, e a transferência de arquivos integrada é menos desajeitada do que os fluxos de trabalho antigos com VNC. Se sua configuração atual cai com frequência, isso importa mais do que a qualidade bruta da imagem.
Se você quer a sessão Linux para Linux mais estável e controla os dois lados, o X2Go ainda merece atenção. Ele parece antigo, sim. Funciona bem para aplicativos de escritório, terminais, editores e trabalho de suporte. Em redes mais lentas, muitas vezes supera o que as pessoas esperam. Ele se sai pior com desktops modernos que usam muito GPU e com configurações Wayland, então eu não o escolheria para coisas de mídia.
Minha lista curta:
- RustDesk, melhor equilíbrio entre velocidade, transferência de arquivos e suporte remoto fácil.
- X2Go, melhor para tarefas de trabalho em conexões fracas.
- xrdp, melhor se houver clientes Windows na mistura.
- NoMachine, sensação de maior velocidade para muita gente, mas eu não gosto de ficar preso a ele.
Se você estiver no Wayland, verifique o suporte primeiro. Muito da lentidão e da dor de ter que reconectar está relacionado ao Wayland, não apenas ao aplicativo. Também teste a velocidade de transferência de arquivos separadamente do compartilhamento de tela. As pessoas deixam isso passar e culpam a coisa errada.
Eu, na verdade, colocaria o Remmina na mistura, não como o protocolo em si, mas como o melhor front end se você alterna entre máquinas e métodos. @mikeappsreviewer abordou o lado dos protocolos, e @suenodelbosque fez um argumento sólido para RustDesk/X2Go, mas para o trabalho diário no Linux eu descobri que a experiência do cliente importa quase tanto quanto o transporte.
Por que digo isso:
- Remmina suporta RDP, VNC, SSH e SPICE em um só lugar
- Perfis salvos são fáceis de gerenciar
- O comportamento de área de transferência/compartilhamento geralmente é menos irritante
- É ótimo quando você faz tanto trabalho remoto quanto tarefas aleatórias de suporte
- O manuseio de arquivos ainda depende do protocolo, mas pelo menos você não está lidando com três aplicativos separados
Se você está em uma LAN local ou VPN, eu consideraria seriamente o SPICE também. As pessoas esquecem que ele existe. Para acesso Linux para Linux ou a VMs, ele pode ser muito melhor do que configurações antigas de VNC, especialmente em termos de responsividade. Não é ideal para todo cenário de suporte exposto à internet, mas para ambientes controlados ele é realmente sólido.
Minha opinião sincera:
- Melhor fluxo de trabalho geral: Remmina + RDP/SPICE dependendo do destino
- Melhor para simplicidade no suporte: RustDesk
- Melhor se você quer refinamento bruto: NoMachine
- Melhor se o seu problema atual é apenas acesso ruim a arquivos: pare de julgar apenas pela latência da tela e use SFTP sobre SSH para arquivos
Essa última parte é onde eu discordo levemente dos dois. Muita gente espera que o aplicativo de desktop remoto também seja uma ótima ferramenta de transferência de arquivos. Às vezes essa é a batalha errada. Desktop remoto para a tela, SFTP/SSHFS para arquivos, pronto. Muito menos dor de cabeça, para ser sincero.
Além disso, se a sua configuração começou a ficar lenta recentemente, verifique se você mudou para Wayland, trocou o ambiente de desktop ou ativou aceleração de hardware em algum lugar estranho. Essas três coisas quebram as coisas de maneiras sorrateiras.
Eu faria um ponto contrário ao @suenodelbosque, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer: se a sua configuração está derrubando sessões, eu deixaria de priorizar primeiro a sensação de velocidade e passaria a priorizar a resiliência da sessão.
É por isso que eu colocaria o Apache Guacamole na lista de opções se a sua máquina Linux é, em grande parte, algo que você acessa pelo navegador. Não é a primeira resposta mais comum, mas para trabalho remoto e suporte ocasional ele resolve muito bem um problema diferente:
Prós do Apache Guacamole
- Baseado em navegador, então não há bagunça de cliente na máquina a partir da qual você se conecta
- Gerencia RDP e VNC de forma centralizada
- Mais fácil de administrar se você alterna entre vários sistemas
- Bom para cenários de suporte em que importa poder dizer apenas abra este link e faça login
- A transferência de arquivos pode ser mais limpa do que em configurações antigas só com VNC, dependendo do backend
Contras
- Exige mais configuração inicial do que um aplicativo simples de compartilhamento de área de trabalho
- Não é a opção mais leve para usuários domésticos
- O desempenho depende muito do protocolo por trás dele
- Menos ideal se você quer a experiência multimídia mais fluida
Minha escolha real:
- Melhor para hub de trabalho remoto auto-hospedado: Apache Guacamole
- Melhor para sessões de suporte direto: RustDesk
- Melhor para ambiente misto Linux e Windows: xrdp ou Guacamole sobre RDP
- Melhor para arquivos: SFTP/SSHFS puro, separado da área de trabalho remota
Discordo um pouco da ideia de que um único aplicativo deve fazer tudo. Normalmente é exatamente assim que você acaba com compartilhamento de tela com atraso e acesso irritante a arquivos na mesma ferramenta. Separe as funções quando possível.
Se os seus problemas começaram recentemente, verifique também a profundidade de cor, os efeitos da área de trabalho e se você está acessando remotamente uma sessão GNOME Wayland. Essas coisas podem acabar com a responsividade antes mesmo de o aplicativo em si ser o verdadeiro problema.