Qual é o melhor aplicativo de desktop remoto para Linux?

Preciso de ajuda para escolher a melhor área de trabalho remota para Linux depois que minha configuração atual começou a apresentar lentidão, cair a conexão e tornar o acesso a arquivos muito frustrante. Eu uso isso para trabalho remoto e suporte técnico ocasional, então preciso de algo estável, seguro e fácil de configurar. O que você está usando que funciona bem no Linux?

Ao longo do tempo, testei algumas ferramentas de desktop remoto para Linux, e a escolha certa dependia mais do trabalho do que da distribuição.

VNC

Ainda vejo o VNC aparecer bastante porque funciona em quase tudo. Se o seu objetivo principal é acessar uma área de trabalho completa de outra máquina sem muita complicação, ele dá conta. Usei o TigerVNC em uma máquina Fedora mais antiga e foi suficiente para tarefas leves de administração. Quando tentei assistir a aplicativos com muito movimento por ele, a lentidão ficou irritante rapidamente.

1. Opções comuns: RealVNC, TigerVNC, x11vnc
  2. O que funcionou para mim: A configuração foi relativamente fácil, e havia clientes para Linux, Windows e macOS.
  3. O que ficou cansativo: Se você não ajustá-lo, o desempenho cai. Especialmente em conexões mais fracas.

RDP

Se você também lida com máquinas Windows, o RDP pareceu mais limpo. No Linux, usei o xrdp, e ele geralmente pareceu mais ágil do que o VNC. A parte complicada foi fazê-lo funcionar bem em alguns ambientes de desktop. Em uma instalação do Ubuntu, tive que mexer nas configurações de sessão por mais tempo do que eu queria.

1. Opção principal: xrdp
  2. Por que continuei usando: Melhor velocidade do que o VNC no meu uso, e os clientes Windows se conectam sem complicação.
  3. O porém: A configuração inicial exige alguns ajustes, ainda mais com certos ambientes de desktop.

NoMachine

Esse pareceu o mais rápido do grupo quando o testei em um servidor doméstico e em um notebook de trabalho. Lidou com multimídia melhor do que eu esperava, e a compressão ajudou em conexões mais lentas. A desvantagem para mim foi simples: é proprietário, e a camada gratuita pareceu limitada.

1. O que se destacou: Boa velocidade, criptografia sólida, tratamento razoável de multimídia.
  2. O que me incomodou: Código fechado, e algumas limitações aparecem quando suas necessidades aumentam.

Encaminhamento SSH com ferramentas X11 ou Wayland

Para trabalho administrativo, ainda prefiro SSH quando preciso de apenas um aplicativo e não de uma área de trabalho inteira. Usei isso para ferramentas de configuração e utilitários gráficos leves em sistemas Linux remotos. Pareceu mais seguro e mais limpo para trabalho em servidores. Para uma sessão completa de desktop, porém, eu não escolheria isso.

1. Ponto positivo: Modelo de segurança forte, útil para administradores, adequado para acesso a um único aplicativo.
  2. Ponto negativo: Não é uma boa opção se você quiser o ambiente de desktop inteiro remotamente.

HelpWire

Também encontrei a solução para acesso remoto ao Linux quando eu queria algo rápido e com menos configuração. Foi mais fácil começar a usar do que algumas das ferramentas mais antigas, e funcionou bem o suficiente para acesso gráfico básico. Eu o usaria primeiro pela praticidade, não para cargas de trabalho em que o desempenho bruto é o mais importante.

1. Do que gostei: Configuração rápida, acesso multiplataforma, simples o bastante para pessoas que não querem ficar mexendo em detalhes.
  2. O que ter em mente: Não pareceu a melhor opção para uso mais pesado de desktop remoto.

Se você quiser a versão resumida com base no meu uso:

1. Escolha VNC se quiser algo familiar e amplamente compatível.
  2. Escolha xrdp se a compatibilidade com Windows for importante e você quiser melhor resposta.
  3. Escolha NoMachine se a velocidade importar mais do que a preferência por código aberto.
  4. Escolha encaminhamento SSH se você só precisar de um único aplicativo remoto para trabalho administrativo.
  5. Escolha HelpWire se quiser uma configuração mais simples e não quiser gastar tempo ajustando tudo.

Eu dividiria seu caso de uso em duas partes, porque o “melhor” muda rápido quando acesso a arquivos e sessões de suporte entram em cena.

Para trabalho remoto de desktop Linux para desktop Linux, vale muito a pena considerar o RustDesk. O @mikeappsreviewer cobriu as escolhas habituais como VNC, xrdp e NoMachine, mas eu colocaria o RustDesk à frente do VNC para a maioria das pessoas hoje. Ele tende a ser mais fluido em conexões fracas, o atravessamento de NAT é menos irritante, e a transferência de arquivos integrada é menos desajeitada do que os fluxos de trabalho antigos com VNC. Se sua configuração atual cai com frequência, isso importa mais do que a qualidade bruta da imagem.

Se você quer a sessão Linux para Linux mais estável e controla os dois lados, o X2Go ainda merece atenção. Ele parece antigo, sim. Funciona bem para aplicativos de escritório, terminais, editores e trabalho de suporte. Em redes mais lentas, muitas vezes supera o que as pessoas esperam. Ele se sai pior com desktops modernos que usam muito GPU e com configurações Wayland, então eu não o escolheria para coisas de mídia.

Minha lista curta:

1. RustDesk, melhor equilíbrio entre velocidade, transferência de arquivos e suporte remoto fácil.
  2. X2Go, melhor para tarefas de trabalho em conexões fracas.
  3. xrdp, melhor se houver clientes Windows na mistura.
  4. NoMachine, sensação de maior velocidade para muita gente, mas eu não gosto de ficar preso a ele.

Se você estiver no Wayland, verifique o suporte primeiro. Muito da lentidão e da dor de ter que reconectar está relacionado ao Wayland, não apenas ao aplicativo. Também teste a velocidade de transferência de arquivos separadamente do compartilhamento de tela. As pessoas deixam isso passar e culpam a coisa errada.

Eu, na verdade, colocaria o Remmina na mistura, não como o protocolo em si, mas como o melhor front end se você alterna entre máquinas e métodos. @mikeappsreviewer abordou o lado dos protocolos, e @suenodelbosque fez um argumento sólido para RustDesk/X2Go, mas para o trabalho diário no Linux eu descobri que a experiência do cliente importa quase tanto quanto o transporte.

Por que digo isso:

• Remmina suporta RDP, VNC, SSH e SPICE em um só lugar
  • Perfis salvos são fáceis de gerenciar
  • O comportamento de área de transferência/compartilhamento geralmente é menos irritante
  • É ótimo quando você faz tanto trabalho remoto quanto tarefas aleatórias de suporte
  • O manuseio de arquivos ainda depende do protocolo, mas pelo menos você não está lidando com três aplicativos separados

Se você está em uma LAN local ou VPN, eu consideraria seriamente o SPICE também. As pessoas esquecem que ele existe. Para acesso Linux para Linux ou a VMs, ele pode ser muito melhor do que configurações antigas de VNC, especialmente em termos de responsividade. Não é ideal para todo cenário de suporte exposto à internet, mas para ambientes controlados ele é realmente sólido.

Minha opinião sincera:

• Melhor fluxo de trabalho geral: Remmina + RDP/SPICE dependendo do destino
  • Melhor para simplicidade no suporte: RustDesk
  • Melhor se você quer refinamento bruto: NoMachine
  • Melhor se o seu problema atual é apenas acesso ruim a arquivos: pare de julgar apenas pela latência da tela e use SFTP sobre SSH para arquivos

Essa última parte é onde eu discordo levemente dos dois. Muita gente espera que o aplicativo de desktop remoto também seja uma ótima ferramenta de transferência de arquivos. Às vezes essa é a batalha errada. Desktop remoto para a tela, SFTP/SSHFS para arquivos, pronto. Muito menos dor de cabeça, para ser sincero.

Além disso, se a sua configuração começou a ficar lenta recentemente, verifique se você mudou para Wayland, trocou o ambiente de desktop ou ativou aceleração de hardware em algum lugar estranho. Essas três coisas quebram as coisas de maneiras sorrateiras.

Eu faria um ponto contrário ao @suenodelbosque, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer: se a sua configuração está derrubando sessões, eu deixaria de priorizar primeiro a sensação de velocidade e passaria a priorizar a resiliência da sessão.

É por isso que eu colocaria o Apache Guacamole na lista de opções se a sua máquina Linux é, em grande parte, algo que você acessa pelo navegador. Não é a primeira resposta mais comum, mas para trabalho remoto e suporte ocasional ele resolve muito bem um problema diferente:

Prós do Apache Guacamole

• Baseado em navegador, então não há bagunça de cliente na máquina a partir da qual você se conecta
  • Gerencia RDP e VNC de forma centralizada
  • Mais fácil de administrar se você alterna entre vários sistemas
  • Bom para cenários de suporte em que importa poder dizer apenas abra este link e faça login
  • A transferência de arquivos pode ser mais limpa do que em configurações antigas só com VNC, dependendo do backend

Contras

• Exige mais configuração inicial do que um aplicativo simples de compartilhamento de área de trabalho
  • Não é a opção mais leve para usuários domésticos
  • O desempenho depende muito do protocolo por trás dele
  • Menos ideal se você quer a experiência multimídia mais fluida

Minha escolha real:

• Melhor para hub de trabalho remoto auto-hospedado: Apache Guacamole
  • Melhor para sessões de suporte direto: RustDesk
  • Melhor para ambiente misto Linux e Windows: xrdp ou Guacamole sobre RDP
  • Melhor para arquivos: SFTP/SSHFS puro, separado da área de trabalho remota

Discordo um pouco da ideia de que um único aplicativo deve fazer tudo. Normalmente é exatamente assim que você acaba com compartilhamento de tela com atraso e acesso irritante a arquivos na mesma ferramenta. Separe as funções quando possível.

Se os seus problemas começaram recentemente, verifique também a profundidade de cor, os efeitos da área de trabalho e se você está acessando remotamente uma sessão GNOME Wayland. Essas coisas podem acabar com a responsividade antes mesmo de o aplicativo em si ser o verdadeiro problema.