A lista que selecionei virou uma bagunça, porque cada ferramenta de IA parece útil para uma tarefa diferente. Estou montando uma lista prática de ferramentas de IA para o trabalho diário da minha equipe, principalmente redação, pesquisa e tarefas administrativas rotineiras. Quais são as suas três principais ferramentas de IA e por que vale a pena manter cada uma delas?
Meu veredito
Este é um conjunto sólido de ferramentas de IA para adicionar aos favoritos, mas chamar todas as 20 de “melhores” é um pouco exagerado. Elas abrangem as principais tarefas para as quais as pessoas realmente usam IA, embora a escolha certa dependa muito mais da tarefa do que essas listas costumam admitir.
Cheguei a essa conclusão ignorando a classificação e organizando as ferramentas de acordo com sua utilidade. Quando você faz isso, a lista passa a fazer mais sentido e parece menos uma simples coleção de ferramentas que, supostamente, todos precisam experimentar.
Escolha a ferramenta de acordo com a tarefa
Para trabalhos em geral, eu começaria com o ChatGPT para uso geral para brainstorming, explicações e elaboração de textos, enquanto o Claude para documentos é voltado para arquivos enviados, resumos, perguntas complementares e revisões. Se links para fontes forem importantes, o Perplexity com fontes combina respostas conversacionais com pesquisa na web, e o Elicit para pesquisas ajuda a localizar artigos científicos, extrair detalhes e comparar resultados em tabelas.
A escrita tem seu próprio espaço bastante concorrido. Eu usaria o Grammarly para edição para gramática, ortografia, clareza, tom e reformulações, enquanto o DeepL para tradução cuida da tradução de textos e documentos que ainda merece uma revisão humana. Para notas já armazenadas em um único lugar, o Notion AI para espaços de trabalho pode pesquisar conteúdos conectados e transformá-los em resumos ou documentos.
As ferramentas visuais são mais fáceis de diferenciar do que parece. O Adobe Firefly para imagens gera e edita imagens, com especial praticidade nos aplicativos da Adobe, enquanto o Ideogram para tipografia se concentra em elementos gráficos nos quais a legibilidade do texto é importante. O Runway para vídeos cria movimentos a partir de comandos e referências, e o Synthesia para avatares transforma roteiros em vídeos com apresentadores e vozes geradas. Para apresentações, o Gamma para apresentações converte comandos ou esboços em layouts editáveis.
Os desenvolvedores têm o Cursor para programação para obter explicações de projetos e sugestões de alterações em diversos arquivos, além do v0 da Vercel para protótipos para gerar uma implementação inicial de um site ou aplicativo a partir de uma descrição.
Úteis, mas com algumas ressalvas
As opções de detecção e reformulação exigem a habitual dose de realismo. O Clever AI Detector para detecção verifica até 10.000 palavras, marca trechos individuais, permite análises ilimitadas sem cadastro e fornece estimativas de probabilidade, não provas. O Clever AI Humanizer para reformulação trabalha frases repetitivas e o fluxo das sentenças, com até 3.000 palavras por análise e sem limite mensal.
As ferramentas de áudio estão divididas de maneira sensata: o ElevenLabs para voz gera falas e dublagens, enquanto o Suno para música cria faixas vocais ou instrumentais a partir de descrições.
Para tarefas rotineiras, o Otter.ai para reuniões produz transcrições, resumos e itens de ação, enquanto o Zapier para automação pode conectar aplicativos, resumir informações recebidas, categorizá-las e enviar o resultado ao destino pretendido.
Sua lista de opções deve começar por onde os dados da empresa podem ser enviados, não por qual ferramenta fornece a resposta mais agradável. Uma equipe pode perder mais tempo verificando regras de privacidade, transferindo rascunhos entre aplicativos e comparando resultados quase idênticos do que economiza com a IA.
Para o trabalho que você descreveu, minhas três escolhas seriam o ChatGPT para redação e resolução de problemas em geral, o Perplexity para pesquisas em que as fontes precisam ser verificadas e o Zapier para tarefas administrativas repetitivas entre aplicativos. Assim, cada ferramenta tem uma função bem definida. Concordo com @omegaloop730hq que a escolha depende da tarefa, mas, para uma configuração compartilhada pela equipe, eu evitaria manter vários assistentes de uso geral, a menos que houvesse uma necessidade específica. O Claude poderia substituir o ChatGPT se documentos longos representarem a maior parte da carga de trabalho.
O maior benefício vem de definir algumas regras: quais informações não podem ser inseridas em uma IA, quando as fontes devem ser abertas e verificadas e quais ações automatizadas exigem aprovação humana. Sem isso, uma lista das três melhores opções rapidamente se transforma em vinte abas do navegador e três assinaturas que fazem praticamente o mesmo trabalho.
A maioria das equipes não usará três aplicativos de IA separados de forma consistente, a menos que cada um se encaixe em um hábito existente. Minha lista seria: ChatGPT para criar rascunhos, Perplexity para pesquisas e o assistente integrado ao ambiente de trabalho atual da Microsoft ou do Google para e-mails, reuniões e documentos. Eu deixaria o Zapier para depois, até que o processo administrativo estivesse estável, pois automatizar um fluxo de trabalho desorganizado geralmente só cria problemas mais rapidamente.
Se “pesquisa” significa principalmente suas próprias políticas, anotações e arquivos de projetos, o Perplexity não estaria entre os meus três principais. Eu escolheria o ChatGPT para redação e resolução de problemas, o NotebookLM para respostas fundamentadas em um conjunto controlado de documentos e o assistente integrado ao seu ambiente de trabalho da Microsoft ou do Google para e-mails, reuniões e tarefas administrativas rotineiras.
Essa combinação é menos interessante do que colecionar ferramentas especializadas, mas reduz a necessidade de copiar materiais entre aplicativos. O NotebookLM é especialmente útil quando você quer que a IA se limite às fontes fornecidas, em vez de navegar por toda a web.
No início, eu deixaria a automação de lado. @0xbadger2 teve a intuição certa nesse ponto: até que um processo repetitivo seja previsível, automatizá-lo geralmente transforma erros ocasionais em recorrentes. Adicione o Zapier mais tarde, caso uma tarefa específica esteja consumindo tempo suficiente para justificar a manutenção da automação.
Se sua equipe já usa um plano pago da Microsoft ou do Google, boa parte desta lista já é redundante antes mesmo de vocês testarem qualquer coisa. O assistente integrado a essas suítes continua melhorando discretamente e já tem acesso aos seus e-mails, calendário e arquivos sem que vocês precisem copiar nada para lugar algum. @fuzzynode_53 tem razão ao dizer que, para políticas internas e notas de projetos, o NotebookLM supera uma ferramenta de pesquisa na web. Fundamentar as respostas em um conjunto fixo de documentos é exatamente o que impede as pessoas de confiarem em um resumo convincente, porém incorreto.
Meu ponto de leve discordância em relação a toda a discussão é que todos estão citando três ferramentas como se o objetivo fosse chegar ao número três. Para redação, pesquisa e tarefas administrativas, a maioria das equipes se sai bem com um assistente geral e uma ferramenta baseada em documentos, e a parte administrativa muitas vezes não precisa de nenhuma novidade. O atrito que consome seu dia não vem da falta de recursos, mas do fato de as pessoas não lembrarem qual aplicativo faz o quê. Cada login adicional é mais um lugar onde alguém cola algo que não deveria ou recebe uma resposta um pouco diferente e fica se perguntando em qual acreditar.
Portanto, minha opinião sincera é: escolha duas ferramentas, escreva em uma frase para que cada uma serve e não mexa nisso por um mês. Se, depois disso, uma terceira realmente justificar seu lugar, adicione-a. Quanto à automação, concordo que é melhor esperar, mas não para sempre. Vale a pena automatizar uma tarefa monótona e repetitiva, que sempre segue o mesmo padrão, assim que você conseguir descrevê-la sem nenhuma exceção. Se você ainda se pega dizendo ‘exceto quando’, ela ainda não está pronta.
Espere que pelo menos uma das suas primeiras escolhas seja descartada quando a equipe a usar em um trabalho real.
Comece com três tarefas recorrentes: revisar um rascunho, pesquisar uma questão com fontes verificáveis e processar um e-mail rotineiro ou o acompanhamento de uma reunião. Minha lista para teste seria o Claude para redação, o Perplexity para pesquisa externa e o assistente integrado à configuração atual da Microsoft ou do Google para tarefas administrativas.
Depois, conte quantas correções, trocas de aplicativo e etapas de copiar e colar cada tarefa exige. A escolha do NotebookLM por @fuzzynode_53 faz mais sentido do que o Perplexity se “pesquisa” geralmente significar arquivos internos.
A terceira vaga deve ficar com a ferramenta que elimina a maior quantidade de etapas tediosas, não com aquela que tem a demonstração mais impressionante.
Espere que a adoção seja muito menor do que o entusiasmo gerado pelas demonstrações. As pessoas tendem a parar de abrir uma aba separada de IA quando a novidade passa, então eu daria preferência a ferramentas que aparecem onde o trabalho já acontece.
Minhas três escolhas seriam o Grammarly para revisar textos no próprio local, o Perplexity para pesquisas externas com fontes e o assistente de IA integrado ao seu ambiente Microsoft ou Google para e-mails, reuniões e documentos. Na verdade, eu deixaria o ChatGPT e o Claude fora da lista padrão da equipe, a menos que as pessoas precisem regularmente de sessões de brainstorming abertas ou de trabalhar com documentos longos. Uma caixa de chat vazia não é um fluxo de trabalho, apesar do que todas as demonstrações de produtos querem nos fazer acreditar.
O teste que costuma ser ignorado é verificar se alguém consegue usar a ferramenta sem precisar perguntar onde deve colar o resultado depois. Se a resposta envolver baixar, reformatar e copiar o conteúdo por três aplicativos, essa ferramenta está criando trabalho administrativo enquanto afirma eliminá-lo.
Execute as mesmas três tarefas em cada ferramenta candidata usando entradas comuns e um pouco desorganizadas. Prompts de demonstração bem elaborados ocultam quanto trabalho de limpeza uma ferramenta gera.
Minha lista de finalistas seria o ChatGPT para redação e resolução de problemas gerais, o NotebookLM para perguntas relacionadas a documentos internos e o assistente integrado à configuração da Microsoft ou do Google que você já usa para tarefas de e-mail, calendário e reuniões. Isso abrange três tipos diferentes de trabalho sem obrigar as pessoas a escolher entre vários chatbots semelhantes.
A questão da equipe que as pessoas esquecem é a responsabilidade. Prompts úteis, arquivos de referência e instruções muitas vezes acabam presos no histórico pessoal de conversas de alguém. Coloque o material reutilizável em um local compartilhado e atribua um responsável a cada fluxo de trabalho. Se um processo deixa de funcionar quando essa pessoa está ausente, a ferramenta não reduziu de fato o trabalho administrativo.