Meu pendrive de repente parou de abrir depois que eu movi fotos importantes e arquivos de trabalho para ele, e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado. Estou tentando encontrar a melhor ferramenta de recuperação de dados de USB para Windows que consiga recuperar os arquivos sem piorar a situação. Se você já usou um software confiável de recuperação de pendrive, eu realmente agradeceria seu conselho.
Já estraguei isso mais de uma vez. Excluí a pasta errada, formatei o USB errado, ignorei o primeiro sinal de alerta e depois fui atingido pela adorável mensagem você precisa formatar o disco. E como o Windows não envia exclusões de USB para a Lixeira, parece que suas coisas foram apagadas na hora. Muitas vezes, não foram. A tabela de arquivos foi danificada, ou os caminhos desapareceram, enquanto os dados brutos continuaram lá.
Se a unidade flash estiver fisicamente danificada, placa rachada, controlador morto, chip queimado, então o software é a primeira coisa a tentar antes de pagar um laboratório de recuperação. Laboratórios custam caro. Software custa menos e, para uma bagunça normal em USB, arquivos excluídos, sistema de arquivos RAW, formatação ruim, muitas vezes já resolve.
Para quem quer o caminho menos doloroso, eu sempre acabava chegando ao Disk Drill. Comecei a usá-lo depois que um daqueles pen drives promocionais vagabundos morreu comigo tendo arquivos da escola e de projetos nele. Não foi uma noite divertida.
O que eu gostei em trabalhos com USB foi o comportamento da varredura. Muitos pen drives são FAT32 ou exFAT, e o Disk Drill lida bem com ambos pelo que vi. Ele procura assinaturas de arquivos, então mesmo quando o sistema de arquivos está danificado ou a unidade aparece como RAW, você ainda tem uma chance de recuperar os arquivos. O recurso de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Já fiquei esperando varreduras longas antes, só para recuperar lixo corrompido. A visualização economiza tempo. Você pode verificar fotos, documentos e algumas mídias antes de gravar qualquer coisa.
Outra parte que as pessoas ignoram é a criação de imagem do disco. Se o seu USB desconecta, trava ou age de forma estranha ao ser tocado, faça primeiro uma imagem byte a byte e depois examine a imagem. Não continue forçando o dispositivo original. Esse estresse extra é como uma unidade ruim fica pior.
Se você conhece bem ferramentas de recuperação e não se importa com uma interface com cara de antiga, o R-Studio é o que eu colocaria na pilha séria. É denso. Menus por toda parte. Muito jargão. Parece feito para pessoas que já sabem como é um mapa de partição danificado. Mas quando uma unidade está em mau estado, partições ausentes, corrupção pesada, estrutura bagunçada, ele dá mais espaço para trabalhar. Para uma pasta simplesmente excluída, eu nem me incomodaria. Para um desastre maior, sim.
Se você quer ferramentas gratuitas, estas são as mais comuns, com limitações.
- Recuva
Bom para um trabalho simples de desfazer exclusão. Se você removeu um arquivo recentemente e não continuou usando a unidade, o Recuva tem uma chance razoável. É pequeno, fácil e gratuito para uso normal. Onde ele desmorona é em unidades formatadas e casos RAW. Já vi funcionar em um opa, apaguei isso e falhar feio em o dispositivo agora está ilegível.
- PhotoRec
Este é feio e útil. Sem interface polida. Sem conforto de apontar e clicar. Ele faz a varredura por assinatura de arquivo e traz muita coisa de volta, às vezes muita, muita coisa. A desvantagem é brutal. Você perde os nomes originais e a estrutura de pastas, então acaba organizando pilhas gigantes de arquivos com nomes como f12345.jpg e aquela bagunça de recup_dir. Se o seu orçamento é zero e sua paciência é razoável, ele ainda merece um lugar.
Algumas coisas que aprendi da pior forma:
- Pare de usar o USB no segundo em que notar que os arquivos sumiram.
Retire-o. Não navegue nele de novo. Não copie coisas aleatórias para ele. Não deixe o sistema continuar gravando lixo temporário em segundo plano. Dados antigos são sobrescritos silenciosamente e, quando esses setores são reutilizados, acabou.
- Recupere para outra unidade.
É aqui que as pessoas estragam a própria recuperação. Se os arquivos perdidos estão no USB, salve os dados recuperados no seu SSD interno, disco rígido externo, em qualquer outro lugar. Gravar os arquivos recuperados de volta no mesmo pen drive é pedir sobreposição e perda.
- Verifique os limites da versão de teste antes de se empolgar.
Muitos aplicativos de recuperação freemium oferecem uma pequena cota de recuperação. O Disk Drill geralmente oferece uma quantidade limitada no Windows, muitas vezes em torno de 100MB. Use essa pequena janela para testar os arquivos com que você mais se importa. Abra-os. Reproduza-os. Certifique-se de que não estejam corrompidos. Eu faria isso antes de pagar qualquer coisa.
Mais uma coisa. Se o USB não aparece de jeito nenhum, nem no Explorador de Arquivos, nem no Gerenciamento de Disco, nem em lugar nenhum útil, então o software tem menos com o que trabalhar. Nesse ponto você pode estar lidando com falha de hardware, e isso vira um problema diferente.
Mas, nos casos comuns, exclusão acidental, formatação, unidade flash RAW, partição perdida, a recuperação por software é por onde eu começaria. É a primeira coisa que eu tentaria e, sim, já precisei fazer isso mais de uma vez.
Pule qualquer coisa relacionada a gravação no USB. Nada de formatar, nem chkdsk, nem verificação de erros. Essas ferramentas adoram piorar as coisas.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, o Disk Drill é uma primeira escolha sólida no Windows para um USB RAW ou ilegível. Discordo um pouco sobre o Recuva, eu pularia ele aqui. O Recuva é bom para exclusões simples. Seu caso parece dano no sistema de arquivos, não uma exclusão limpa.
O que eu faria:
- Verifique o Gerenciamento de Disco. Veja se o USB mostra o tamanho correto.
- Se ele aparecer, faça uma imagem primeiro se a unidade desconectar ou travar.
- Faça a varredura da imagem, não do pendrive, se possível.
- Tente primeiro o Disk Drill para fotos e documentos.
- Se o Disk Drill encontrar a estrutura de pastas, recupere primeiro as coisas mais importantes.
- Se os resultados parecerem bagunçados, teste o UFS Explorer ou o R-Studio em seguida.
O UFS Explorer recebe menos atenção, mas em pendrives FAT/exFAT danificados às vezes ele recupera árvores de pastas mais limpas do que ferramentas mais baratas. Custa mais, mas para arquivos de trabalho eu me importaria mais com os resultados do que com uma interface bonita.
Além disso, aqui está um bom resumo das opções de recuperação no Windows, melhor software de recuperação de dados para pendrives, SSDs e discos rígidos.
Se o USB não aparecer no Gerenciamento de Disco de jeito nenhum, pare com os softwares. Isso aponta mais para falha de hardware.
Se o Windows está dizendo “você precisa formatar o disco”, eu teria cuidado com alguns dos conselhos de sempre. Na verdade, eu não partiria direto para o chkdsk ou qualquer ferramenta de reparo do Windows primeiro, porque elas podem “corrigir” o sistema de arquivos destruindo as partes que você queria recuperar. Já passei por isso e me arrependi.
@mikeappsreviewer e @viajantedoceu têm razão sobre começar com software de recuperação, mas minha visão é a seguinte: para um USB comum ilegível no Windows, o Disk Drill provavelmente é a primeira tentativa mais prática porque é rápido de testar e a pré-visualização é útil. O que importa não é só “ele encontrou 20.000 arquivos”, mas se suas fotos e documentos realmente abrem.
Algumas coisas que eu acrescentaria e que as pessoas esquecem:
- Tente outra porta USB e outro PC primeiro. Parece básico, mas às vezes o problema é bobo, não fatal.
- Se o Gerenciador de Dispositivos o reconhece, mas o Explorer não, isso ainda é recuperável com mais frequência do que o pessoal pensa.
- Se a unidade fica muito quente, desconecta aleatoriamente ou faz o sistema travar, pare de mexer nela. Isso aponta mais para hardware.
Se o Disk Drill der resultados bagunçados, eu na verdade tentaria o DMDE antes de pagar mais por ferramentas mais pesadas. É feio pra caramba, mas às vezes reconstrói partições surpreendentemente bem. Não é amigável para iniciantes.
Além disso, se você quiser um passo a passo simples, este guia passo a passo para recuperação de arquivos de unidade USB vale a pena conferir.
Versão curta:
- Não formate.
- Não salve nada novo nele.
- Faça a varredura com o Disk Drill primeiro.
- Recupere os arquivos para outra unidade.
- Se o USB não aparecer nem no Gerenciamento de Disco, o software talvez não ajude muito.
Essa é a verdade chata. Às vezes a recuperação é fácil, às vezes o controlador barato da memória flash simplesmente decide que hoje é o dia de virar lixo.
Pule uma coisa que os outros só tocaram de leve: verificar o comportamento semelhante ao SMART do USB é impossível na maioria dos pendrives, então sua melhor pista é a estabilidade. Se ele permanecer conectado tempo suficiente para escanear, vale a pena tentar software. Se ele continuar desconectando, é aí que eu pararia antes do que @mikeappsreviewer sugere e consideraria o próprio drive suspeito.
Minha opinião:
- Disk Drill é uma boa ferramenta de primeira tentativa no Windows para essa bagunça exata de “precisa formatar”.
- Prós: interface fácil, visualização forte de fotos/documentos, resultados decentes com RAW/exFAT/FAT, rápido o suficiente para testar a viabilidade.
- Contras: não é barato se você precisar da recuperação completa, pode retornar muito lixo extra na varredura profunda e, às vezes, a árvore de pastas reconstruída é menos organizada do que em ferramentas mais avançadas.
Onde eu discordo um pouco de @viajantedoceu e @kakeru: eu não sairia pulando entre muitos aplicativos logo de cara. Cada varredura longa força um USB instável. Escolha primeiro uma ferramenta sensata, recupere os arquivos de maior valor e depois reavalie.
Se você quiser uma ordem prática:
- Teste em outro PC e outra porta USB.
- Se o Gerenciamento de Disco mostrar a capacidade correta, faça a varredura.
- Comece com o Disk Drill porque é a maneira mais fácil de confirmar se suas fotos/documentos são realmente recuperáveis.
- Recupere apenas para outra unidade.
- Se os resultados estiverem caóticos, passe para R-Studio, UFS Explorer ou DMDE para uma segunda opinião.
Se a capacidade aparecer como 0 bytes, tamanho totalmente errado ou o pendrive desconectar durante as leituras, as chances com software caem muito. Esse é o ponto em que a melhor ferramenta de recuperação importa menos do que o hardware está morrendo.