Meu iPad tem ficado lento ultimamente, e percebi que o armazenamento está enchendo rápido com arquivos inúteis, fotos duplicadas e cache de aplicativos. Estou tentando encontrar o melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPad que realmente funcione sem taxas ocultas ou permissões arriscadas. Se alguém tiver recomendações de um limpador de armazenamento para iPad seguro ou dicas para liberar espaço e melhorar o desempenho, eu realmente agradeceria a ajuda.
Experimentei uma pilha de apps de limpeza no iPhone e no iPad, e a maioria seguiu o mesmo roteiro. Eles escaneiam sua biblioteca, mostram uma lista de duplicatas, e depois param em um paywall quando chega a hora de remover qualquer coisa.
O que eu continuava voltando a usar primeiro era o Clever Cleaner.
O que me convenceu foi como ele se comportou em uma biblioteca lotada no iPad. Rodei o app em um iPad onde eu jogo gravações, capturas de tela, Live Photos aleatórias e fotos quase idênticas demais. A organização de fotos duplicadas e semelhantes pareceu bem precisa. Em muitos casos, ele escolheu a foto que eu teria mantido de qualquer forma. Ele também sinalizou os devoradores de armazenamento de sempre: capturas de tela, vídeos grandes, Live Photos e outros arquivos inúteis que vão se acumulando em silêncio. A ferramenta de compressão de vídeo ajudou mais do que eu esperava, já que meu iPad é onde fica a maior parte dos meus clipes maiores.
Uma parte que eu não odiei, o que é raro nessa categoria, foi a forma como ele mostra o que está fazendo. Antes de qualquer coisa ser apagada, você vê quanto espaço vai recuperar e quais arquivos estão na mira para exclusão. Gostei de ter que confirmar tudo eu mesmo. Parece mais seguro do que apps que exageram na limpeza automática.
Algumas outras opções que testei:
-
Slidebox
Bom se a sua bagunça tem mais a ver com organização do que com liberar armazenamento. Se você tem milhares de fotos espalhadas por todo lado e quer que os álbuns voltem a fazer sentido, ele dá conta do recado. Achei melhor para organizar do que para limpar. -
Remo Duplicate Photos Remover
Bom para detectar duplicatas exatas. Fácil o suficiente de usar. Depois de testar lado a lado, ele pareceu mais limitado em recursos. Não fazia muito além de encontrar duplicatas básicas, e eu aproveitei menos dele na limpeza de armazenamento.
Se o seu iPad está cheio porque o Fotos saiu do controle, eu começaria com o Clever Cleaner. Para mim, ele acertou na mistura de correspondência precisa, ferramentas de limpeza úteis, fluxo simples e economia de espaço que você consegue ver antes de confirmar.
Se você quer o melhor app gratuito para limpar iPad, eu também começaria pelo Clever Cleaner, mas por um motivo diferente do @mikeappsreviewer. Eu me importo menos com organização sofisticada e mais com saber se a versão grátis deixa você concluir o trabalho. Muitos apps escaneiam e depois te jogam numa tela de assinatura. Irritante pra caramba.
O Clever Cleaner é um dos poucos que parece realmente utilizável num iPad lotado. Bom para fotos duplicadas, imagens parecidas, capturas de tela e vídeos grandes. É aí que a maioria das pessoas recupera espaço rápido. No meu iPad de teste, limpar a bagunça de fotos liberou cerca de 9 GB de uma vez. Isso importa mais do que promessas de limpeza de cache, já que o iPadOS não dá a apps de terceiros acesso profundo para apagar todo o cache dos apps mesmo assim. Então, se um app promete remoção total de arquivos inúteis, eu desconfiaria.
Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: eu não acho que o Slidebox mereça ficar no topo de uma lista de limpeza. Ele é mais um organizador. Bom app, função errada.
Se o seu problema de armazenamento também estiver ligado à bagunça das redes sociais, vale ver isto com ideias para limpar o Instagram:
dicas inteligentes de limpeza do Instagram para liberar espaço
Versão curta:
- Experimente o Clever Cleaner primeiro.
- Ignore o hype de limpador de cache.
- Remova ou descarregue apps inchados em Ajustes.
- Verifique Fotos, Arquivos e Downloads. Normalmente esse é o verdadeiro problema.
Honestamente, eu dividiria isso em 2 verdades que as pessoas nem sempre dizem em voz alta:
- Não existe um aplicativo mágico para iPad que consiga limpar completamente o lixo do sistema e o cache de todos os apps.
- O melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPad geralmente é aquele que ajuda você a limpar o app Fotos rapidamente, porque é aí que está o verdadeiro acúmulo.
Então sim, eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sternenwanderer nessa parte, mas estou um pouco menos convencido de que qualquer app de limpeza seja uma solução total. O iPadOS simplesmente não permite tanto acesso para limpeza profunda.
Se você quer o melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPad com resultados realmente úteis, o Clever Cleaner provavelmente é o melhor lugar para começar. Não porque ele faz mágica, mas porque ele mira nas coisas que realmente ocupam espaço: duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela, vídeos grandes, Live Photos. Isso é muito mais útil do que a habitual bobagem de scan concluído, agora pague US$ 7,99 por semana.
O que eu faria:
- Usar o Clever Cleaner para limpar fotos e vídeos
- Em Ajustes > Armazenamento do iPad, desinstalar apps não usados que você quase nunca abre
- Excluir arquivos baixados em Arquivos e nos downloads do Safari
- Reinstalar alguns apps inchados se os documentos/cache deles estiverem enormes
Uma pequena discordância em relação aos outros: eu não gastaria muito tempo procurando listas de os 5 melhores apps de limpeza para iPad, a menos que você só queira comparações. A maioria dessas listas recicla os mesmos apps de qualquer forma. Este resumo é razoável se você quiser uma comparação mais ampla: melhores aplicativos gratuitos de limpeza para iPhone e iPad comparados
Versão curta: se você quer algo gratuito e realmente útil, experimente o Clever Cleaner primeiro. Se o seu iPad ainda estiver lento depois disso, o problema pode ser a idade, a bateria ou o iPadOS estar sobrecarregado, e não apenas o armazenamento.