Precisa de ajuda para encontrar a melhor Área de Trabalho Remota para Linux

Estou tentando configurar uma área de trabalho remota em uma máquina Linux para poder acessá-la de outro computador, mas as opções que experimentei foram lentas, pouco confiáveis ou difíceis de configurar. Preciso de ajuda para escolher a melhor área de trabalho remota para Linux e descobrir o que funciona bem em termos de desempenho estável, configuração fácil e acesso remoto seguro.

Encontrei a mesma barreira com essas coisas de desktop remoto no Linux. A maior parte da dor vem do fato de a pilha estar toda espalhada.

O que continuei vendo foi esta divisão:

1. ferramentas mais antigas como VNC e SSH dão mais controle, mas você acaba tendo que fazer mais configuração e limpeza por conta própria
  2. aplicativos multiplataforma mais amigáveis parecem mais fáceis no início, mas depois você esbarra em lacunas estranhas dependendo da distro, da sessão de desktop ou do servidor de exibição

Se você quer algo mais próximo de instalar e sair usando, o HelpWire parece mais próximo desse estilo do que as ferramentas comuns de desktop remoto para Linux.

Pelo que vi, as vantagens práticas são:

1. a interface é mais limpa do que a maioria das configurações baseadas em VNC
  2. funciona em Linux, macOS e Windows
  3. o acesso não supervisionado está disponível sem fazer você passar por um enorme processo de configuração

Wayland ainda é Wayland, então há limitações. Nada do que testei contorna isso totalmente ainda. Mesmo assim, isso evita parte do atrito comum no Linux.

Se você quiser uma análise mais completa das opções e de onde o Linux fica complicado, vale a pena ler este guia:

https://www.helpwire.app/linux-remote-desktop/

Minha conclusão foi simples. Quanto mais uma ferramenta de desktop remoto cuida da rede e do gerenciamento de sessão para você, menos problemas irritantes do Linux você precisa enfrentar.

Se você quer a melhor combinação de velocidade e pouca dor de cabeça no Linux, eu olharia primeiro para o RustDesk, não para o VNC. Eu sei que o @mikeappsreviewer apontou para a opção hospedada e fácil, e tudo bem, mas eu não gosto muito de depender da pilha de relay de outra pessoa se você se importa com controle.

Resumo rápido.

RustDesk:
Rápido na LAN.
Funciona no Linux, Windows, macOS.
O acesso não supervisionado é simples.
Opção de auto-hospedagem se você quiser seu próprio servidor.
Geralmente menos irritante que o VNC.

NoMachine:
Muitas vezes tem a experiência mais fluida para uso completo de desktop.
Bom desempenho de vídeo.
Um pouco mais pesado.
Algumas pessoas odeiam a interface, e sim, justo.

xrdp:
Melhor se você se conecta a partir do Windows RDP.
Fácil o suficiente no X11.
O suporte ao Wayland é onde as coisas ficam complicadas.

Minha regra:
Para o uso multiplataforma mais fácil, RustDesk.
Para a melhor experiência de desktop, NoMachine.
Para Windows para Linux em redes de escritório, xrdp.

Também verifique sua sessão de desktop. Se sua máquina Linux executa Wayland, algumas ferramentas ficam instáveis ou perdem recursos. O X11 ainda dá menos dor de cabeça para acesso remoto. Irritante, mas verdade.

Eu adicionaria Tailscale + a opção remota integrada do seu desktop à lista de finalistas, porque nem toda configuração precisa de outra plataforma inteira de controle remoto acoplada por cima.

Se ambas as máquinas são suas, este costuma ser o caminho menos irritante:

• O Tailscale cuida da bagunça de rede/NAT
  • Você usa GNOME Remote Desktop ou KRDP/coisas do ecossistema KDE Connect localmente
  • sem circo de encaminhamento de portas
  • geralmente uma postura de segurança melhor do que expor VNC à internet e rezar

Discordo um pouco do @chasseurdetoiles aqui: o X11 ainda é mais fácil, claro, mas eu não voltaria automaticamente todo o seu desktop para X11 só por causa do acesso remoto, a menos que você realmente precise. Em distros mais novas isso pode criar uma pilha diferente de aborrecimentos. Às vezes, consertar a camada de transporte já é suficiente.

Minha classificação é mais ou menos assim:

1. Tailscale + compartilhamento de desktop integrado para máquinas pessoais
  2. NoMachine se você quiser um desempenho de desktop remoto mais polido
  3. RustDesk se você quiser compatibilidade entre plataformas e compartilhamento fácil
  4. xrdp apenas se você precisar especificamente de um fluxo de trabalho RDP
  5. VNC apenas se você gosta de arquivos de configuração revidando

Além disso, o @mikeappsreviewer tem razão sobre a conveniência importar. Só acho que o ponto ideal para Linux costuma ser rede privada simples + ferramenta nativa, em vez de outro intermediário em nuvem.

Se você disser qual distro + desktop está usando, as pessoas podem parar de adivinhar e dar a você a melhor opção real.