Posso recuperar dados de um antigo disco rígido externo WD?

Meu disco rígido externo WD tem sido usado há anos e agora estou preocupado que ele possa estar falhando. Ele tem fotos importantes e arquivos pessoais, e preciso de ajuda para entender as chances de recuperação de dados e a forma mais segura de recuperar arquivos de um disco rígido externo WD antigo sem piorar a situação.

Já tive alguns drives WD My Passport dando problema, e sim, isso fica ruim muito rápido. A maioria dos meus funcionou bem por anos, então nunca tratei eles como bombas-relógio. Aí um começa a travar, os arquivos somem, ou o Windows mostra RAW, e o estômago despenca.

A primeira coisa que eu faria é parar de usar o drive agora. Se arquivos foram apagados, ou o disco começou a se comportar de forma estranha, cada gravação extra aumenta as chances de sobrescrever dados. Se o hardware está começando a falhar, deixá-lo montado e em uso constante também é uma péssima ideia.

Verifique o drive antes de fazer qualquer besteira

Clique com o botão direito em Iniciar, abra o Gerenciamento de Disco e procure o Passport lá.

Se ele aparecer com a capacidade correta, mesmo que o Windows o rotule como RAW ou Não Alocado, eu ainda consideraria um bom caso para tentar por conta própria. Se ele não aparecer de jeito nenhum, ou você ouvir cliques, rangidos, ou ruídos de inicialização se repetindo sem parar, eu pararia por aí. Isso aponta para hardware, não software. Um laboratório de recuperação é o caminho mais seguro.

O que eu usaria primeiro

Se o sistema ainda detectar o drive, eu começaria com o Disk Drill. Testei uma pilha de ferramentas de recuperação ao longo do tempo, e essa me deu menos dor de cabeça com externos da WD.

Parte do motivo de eu sempre voltar para ele é que ele lê os sistemas de arquivos que você normalmente vê nesses drives: NTFS, FAT32 e exFAT. Então você não fica brigando com o software antes mesmo de começar.

Uma coisa que aprendi do jeito difícil: se o Passport estiver lento, travar o Explorer, ou desconectar no meio da leitura, faça uma imagem primeiro. Dentro do Disk Drill, use a opção de backup byte a byte. Depois escaneie a imagem, não o próprio drive. Varreduras longas em um disco fraco pesam bastante nele. Fazer a imagem primeiro reduz o desgaste e te dá mais de uma chance se o drive piorar depois.

Outras coisas que as pessoas tentam

1. Se você apagou alguns arquivos e o drive ainda funciona bem fora isso, o Recuva vale uma tentativa rápida. Ele parece antigo. E também tem cara de antigo. Mesmo assim, para um erro simples de exclusão, já vi ele recuperar arquivos sem muito esforço.

2. Se você entende de problemas de partição, o TestDisk é uma daquelas ferramentas que as pessoas mantêm por perto por um motivo. É gratuito, feio e poderoso. Eu usaria para uma partição perdida ou um disco não inicializado em que a tabela de partição foi corrompida. Ainda assim, eu não mexeria nele às cegas. Uma escolha errada e você cria um problema ainda maior.

O detalhe do WD My Passport que muita gente não percebe

1. Não tire o drive do gabinete a menos que você saiba exatamente com qual modelo está lidando. Muitas unidades My Passport usam criptografia por hardware na placa USB. Então, quando as pessoas removem o disco e o conectam de outra forma, o Windows vê algo sem sentido, espaço RAW, ou um volume vazio. Vi um cara fazer isso achando que o problema era o gabinete, e ele transformou um dia ruim em um ainda pior. Se a porta USB estiver danificada, o reparo da placa por uma assistência faz mais sentido do que contornar o gabinete.

2. Se você definiu uma senha com o WD Security, vai precisar dela. Não existe truque espertinho para contornar isso. Nenhum aplicativo de recuperação vai passar por cima da criptografia por hardware AES-256 e devolver seus arquivos. O drive precisa ser desbloqueado primeiro com a ferramenta da WD, ou os dados continuarão ilegíveis.

Depois de recuperar o que importa

Quando seus arquivos estiverem seguros de novo, configure algum tipo de backup. Não sou exigente quanto ao método. Hoje em dia a WD direciona as pessoas para o Acronis, tudo bem. Mas até um segundo drive externo, OneDrive, ou Google Drive é melhor do que não fazer nada e repetir o mesmo pânico no mês que vem.

Sim, a recuperação de dados de um antigo drive externo WD geralmente é possível. As chances dependem primeiro de uma coisa: que tipo de falha você tem.

Se o drive liga, mostra o tamanho correto e não faz sons de clique ou de raspagem, suas chances são razoáveis. Danos lógicos, arquivos apagados, volume RAW, sistema de arquivos corrompido — esses casos geralmente são recuperáveis. Se ele faz cliques, cai do USB ou nunca monta, as chances diminuem e a opção segura é um laboratório.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar imediatamente. Discordo um pouco sobre tentar várias ferramentas logo no início. Em um WD envelhecido, scans demais é como as pessoas transformam um drive fraco em um completamente morto.

O que eu faria:

1. Primeiro, tente um cabo USB diferente e uma porta diferente. Cabos WD falham mais do que as pessoas imaginam.
  2. Verifique o SMART com o CrystalDiskInfo se o drive permanecer conectado. Setores realocados, setores pendentes e erros de leitura são sinais ruins.
  3. Se o SMART parecer ruim, faça um clone primeiro com algo feito para discos com falha, como o ddrescue. Isso é mais seguro do que escanear o drive original repetidamente.
  4. Depois de ter um clone ou imagem, escaneie a cópia com o Disk Drill. É mais fácil de usar do que a maioria dos aplicativos de recuperação e faz um bom trabalho ao classificar fotos e tipos comuns de arquivos pessoais.
  5. Recupere os arquivos para outro drive. Nunca grave de volta no próprio WD. As pessoas ainda fazem isso e, sim, dá ruim rápido.

Mais uma coisa específica da WD. Alguns drives externos WD antigos têm alimentação instável apenas via USB. Um hub USB com alimentação própria às vezes mantém o drive estável pelo tempo suficiente para gerar uma imagem dele. Nem sempre, mas já vi isso ajudar.

Se você quiser um passo a passo rápido, assista como o Disk Drill recupera arquivos de um disco rígido externo.

Versão curta: se ele é detectado, há esperança. Se faz barulho ou some no meio da leitura, pare de mexer nele e procure um profissional. Essa escolha salva dados com mais frequência do que as pessoas querem admitir.

Se a unidade WD ainda estiver aparecendo de alguma forma, você provavelmente tem uma chance. Não é garantia, mas também não é um caso sem esperança.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas, mas eu reforçaria mais um ponto: a idade por si só importa. Unidades externas antigas podem parecer normais até o momento em que, de repente, deixam de estar. Então, se essa unidade está montando, mesmo que lentamente, eu trataria isso como uma sessão de cópia de última chance, não como um projeto casual de solução de problemas.

Alguns sinais de que as chances de recuperação ainda são boas:

• a unidade aparece no Gerenciamento de Disco
  • a capacidade correta é exibida
  • não há cliques nem tentativas repetidas de ligar/desligar
  • as pastas carregam, mesmo que muito lentamente
  • apenas alguns arquivos estão ausentes/corrompidos

Sinais de que eu pararia com tentativas caseiras:

• cliques, bipes, ruídos de raspagem
  • desconecta a cada poucos minutos
  • trava o PC inteiro quando é conectada
  • cheiro de queimado ou não gira corretamente

Uma pequena coisa da qual discordo em muitos conselhos de fóruns: eu não começaria testando correções como chkdsk, first aid, repair volume etc. As pessoas fazem isso porque parece produtivo. Às vezes isso só piora um sistema de arquivos já danificado. Recuperação primeiro, reparos depois.

Se a unidade permanecer conectada por tempo suficiente, recupere primeiro os arquivos mais importantes. Fotos, documentos, coisas insubstituíveis. Depois disso, se você quiser uma varredura mais completa, o Disk Drill é uma opção sólida para escanear e copiar dados para outra unidade. É especialmente útil se o disco rígido externo WD estiver aparecendo como RAW, com pastas ausentes ou arquivos excluídos. Só não recupere nada de volta para a mesma WD.

Além disso, se você estiver tentando entender quais ferramentas usar, este guia fácil sobre as melhores opções de software de recuperação de dados vale a pena conferir.

Um detalhe específico da WD que as pessoas esquecem: alguns gabinetes antigos falham antes do disco em si. Então o problema pode estar na eletrônica da ponte USB, não nos pratos do disco. Isso não significa abra agora, apenas que os sintomas podem ser enganosos.

Versão curta: sim, a recuperação geralmente é possível, mas a opção mais segura depende de ser dano lógico ou falha física. Se estiver silenciosa e for detectada, a recuperação caseira com Disk Drill é razoável. Se estiver barulhenta ou instável, pare antes de transformar talvez recuperável em uma lição cara.

Eu acrescentaria um ponto que as respostas de @cacadordeestrelas, @suenodelbosque e @mikeappsreviewer só tocaram de leve: teste o comportamento do gabinete, não apenas o comportamento do disco.

Externos WD antigos costumam falhar de maneiras irritantes pela metade. A unidade pode estar okay, mas a ponte USB superaquece, perde energia ou começa a gerar erros de leitura que parecem danos no disco. Se o LED pisca de forma estranha, a unidade fica se reconectando com o som de dispositivo do Windows, ou a velocidade de transferência despenca depois de um minuto, isso pode indicar a eletrônica do gabinete, não morte instantânea dos pratos.

Uma coisa em que discordo um pouco: eu não gastaria muito tempo lendo SMART em um gabinete USB instável, porque algumas pontes WD relatam lixo ou escondem atributos úteis de qualquer forma. É útil se funcionar, mas não é algo em que eu confiaria como fator decisivo.

Minha abordagem seria:

• copiar primeiro alguns arquivos pequenos e importantes
  • depois alguns grandes
  • observar se as falhas acontecem aleatoriamente ou só durante leituras prolongadas

Esse padrão diz muita coisa.

Quanto ao Disk Drill, prós: visualização fácil, bom para fotos/documentos, interface decente, pode funcionar a partir de uma imagem. Contras: não é dos mais baratos e, em uma unidade realmente instável, qualquer varredura completa ainda pode ser estressante demais, a menos que você crie uma imagem primeiro.

Então sim, a recuperação muitas vezes é possível. Mas se este WD estiver instável sob carga, pense em “janela de salvamento” em vez de “projeto de reparo”.