Formatei acidentalmente meu disco rígido e continuei usando-o antes de perceber que fotos importantes, documentos e arquivos de trabalho estavam faltando. Estou tentando descobrir se a recuperação de dados ainda é possível depois que um disco rígido formatado foi usado novamente e quais medidas devo tomar imediatamente para evitar perder mais arquivos.
Já passei por isso uma vez, e ainda me lembro do frio na barriga. Você formata a unidade errada ou apaga uma que jurava estar com backup. O primeiro passo é simples. Pare de gravar nela. Se for externa, desconecte-a. Se for interna, desligue a máquina e deixe a unidade em paz.
A forma mais comum de as pessoas piorarem a situação é entrando em pânico e instalando aplicativos de recuperação na mesma unidade formatada, ou copiando arquivos aleatórios enquanto tentam testar as coisas. Péssima ideia. Cada gravação aumenta as chances de sobrescrever os dados que você quer recuperar.
O que a formatação mudou
Uma formatação rápida normalmente não apaga os dados dos arquivos em si. Ela remove o índice do sistema de arquivos, então seu computador passa a tratar a unidade como espaço vazio. Muitas vezes, os arquivos ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima deles.
Se você executou a Formatação Rápida, as chances de recuperação costumam ser boas, especialmente se você parou de usar a unidade imediatamente.
Se você executou a Formatação Completa, especialmente a mais lenta que verifica setores, a recuperação fica muito mais difícil. Em muitos sistemas, ela sobrescreve o conteúdo da unidade e, nesse ponto, os dados antigos geralmente já se foram.
O tipo de unidade importa mais do que as pessoas pensam
Discos rígidos antigos com pratos giratórios, HDDs, tendem a ser o caso mais favorável. Já vi muitos deles voltarem com bastante coisa intacta depois de uma formatação.
SSDs internos são mais complicados. O TRIM tende a limpar blocos em segundo plano, o que reduz rapidamente as chances de recuperação. SSDs externos via USB às vezes se saem um pouco melhor, já que o comportamento do TRIM é menos consistente nesses casos. Nem sempre. Ainda assim, já vi casos estranhos o suficiente para verificar antes de desistir.
O que eu faria em seguida
Se você não for enviar para um laboratório de recuperação, e esses laboratórios geralmente começam em torno de US$ 1.500 ou mais, o caminho normal é usar software. Entre as ferramentas que já usei, Disk Drill é uma das mais fáceis de usar depois de uma formatação.
O que mais me chamou a atenção foi o layout. Não parece feito só para pessoas da área forense. Ele lida com sistemas de arquivos comuns como NTFS, FAT32, APFS, e faz um trabalho razoável ao recuperar arquivos mesmo quando nomes e pastas estão corrompidos.
Uma coisa que eu faria antes de uma varredura longa, se a ferramenta oferecer essa opção, é criar uma imagem byte a byte da unidade danificada. Faça a varredura na imagem, não no disco original. Menos desgaste, menos risco, menos chances de piorar uma situação que já está ruim.
Versão curta das etapas de recuperação
1. Instale o aplicativo de recuperação em uma unidade diferente.
2. Conecte a unidade formatada e escaneie-a.
3. Classifique os resultados por tipo se a árvore de pastas original estiver ausente.
4. Use a visualização antes de restaurar. Se uma foto abrir ou um documento mostrar texto legível, suas chances são boas para esse arquivo.
5. Recupere tudo em outra unidade, nunca de volta na unidade formatada.
Se você quiser a opção gratuita
Eu também já usei o PhotoRec. Ele funciona e encontra arquivos por assinatura, o que ajuda quando o sistema de arquivos está destruído. A desvantagem é o trabalho. Normalmente você perde os nomes originais dos arquivos, então acaba com uma enorme pilha de coisas com nomes como f12345.jpg. Se você tem tempo e paciência, tudo bem. Caso contrário, isso cansa rápido.
Uma verificação que as pessoas pulam
Verifique suas contas na nuvem antes de assumir o pior. Já vi pessoas recuperarem metade do pânico em cinco minutos porque o OneDrive, Google Drive ou iCloud estavam sincronizando a Área de Trabalho ou os Documentos em segundo plano o tempo todo. Entre na conta e verifique.
Se nada novo foi gravado na unidade, ainda há uma boa chance aqui. Se foi uma formatação rápida em um HDD, suas chances geralmente são muito boas. Se foi uma formatação completa em um SSD, eu manteria as expectativas mais baixas. Ainda vale a pena verificar antes de descartar.
Sim, ainda há uma chance, mesmo depois de você ter usado a unidade novamente. A parte que as pessoas costumam ignorar é esta: as chances de recuperação dependem de quanto dos dados antigos foi substituído por dados novos.
Alguns pontos práticos.
Se os arquivos perdidos eram fotos, PDFs, documentos do Office e pequenos arquivos de trabalho, alguns deles muitas vezes sobrevivem por mais tempo do que as pessoas imaginam. Arquivos de vídeo grandes tendem a ser mais afetados porque usam mais blocos. Se você continuou usando a unidade por dias, instalou aplicativos, moveu arquivos ou copiou pastas grandes, as chances caem rápido.
Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu acrescentaria uma etapa antes. Verifique se os arquivos perdidos foram copiados para outro lugar pelo seu próprio fluxo de trabalho. Procure em Arquivos Recentes, pastas temporárias de aplicativos, anexos de e-mail, uploads do Teams ou Slack, pastas de digitalização da impressora, pastas de importação da câmera e histórico de versões na nuvem. Muita gente foca na recuperação bruta e esquece das soluções fáceis.
Para recuperação por software, o Disk Drill é um bom ponto de partida porque organiza os dados encontrados de um jeito com que pessoas comuns conseguem trabalhar. Se os nomes originais sumiram, filtre por tipo de arquivo, depois visualize os arquivos e recupere primeiro o que for importante. Comece pelos itens insubstituíveis: fotos de família, documentos fiscais, arquivos de projeto.
Se isto for um SSD, o tempo importa mais. Se for um HDD, suas chances são melhores. Se os arquivos estiverem ligados a trabalho empresarial ou questões legais, pare de tentar por conta própria e envie para um laboratório antes que mais danos sejam causados. Tentativas caseiras às vezes pioram a recuperação profissional.
Se você quiser um passo a passo visual, este guia passo a passo para recuperar arquivos de um disco rígido formatado explica o processo com clareza.
Resposta curta: sim, a recuperação ainda é possível. Recuperação completa, ninguém pode prometer isso depois da reutilização.
Sim, é possível. Garantido? Não.
A parte que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @boswandelaar disseram é a seguinte: depois de uma formatação + reutilização, a recuperação costuma ser parcial, não tudo ou nada. As pessoas perguntam “dá para recuperar?” como se houvesse um botão de sim/não, mas na verdade é mais como camadas. Alguns arquivos podem voltar perfeitos, alguns corrompidos, alguns sem nomes, alguns perdidos para sempre.
Além disso, não presuma que “usado de novo” significa perda total. Se o que foi gravado de volta eram principalmente arquivos pequenos, caches ou uma reinstalação que só mexeu em parte da unidade, dados antigos ainda podem existir em áreas não tocadas. Arquivos fragmentados são a parte chata. Documentos podem ser recuperados numa boa, enquanto grandes bibliotecas de fotos ou projetos de vídeo voltam meio quebrados.
Uma pequena discordância com o conselho habitual: se os arquivos forem super valiosos, eu não passaria muito tempo pulando entre um monte de aplicativos DIY. Cada varredura extra pode forçar uma unidade com falha se o problema não for só a formatação. Preste atenção em cliques, leituras lentas, desconexões, esse tipo de coisa. Se o hardware estiver se comportando de forma estranha, pare.
Se a unidade estiver estável, o Disk Drill é uma primeira tentativa razoável porque as pré-visualizações economizam tempo e deixam você priorizar o que importa primeiro. Recupere para outro disco apenas. E antes de mergulhar nisso, confira esta lista dos melhores softwares de recuperação de dados para discos rígidos formatados para poder comparar ferramentas em vez de tentar às cegas qualquer coisa que o Google jogar em você.
Versão curta: HDD + formatação rápida + reutilização limitada = chance decente. SSD + muita reutilização = é… menos divertido.
Sim, ainda é possível, mas eu colocaria assim: formatação + reutilização transformam a recuperação em um trabalho de salvamento, não em uma restauração limpa.
Concordo em grande parte com @boswandelaar, @yozora e @mikeappsreviewer, mas uma coisa que as pessoas minimizam é a qualidade dos arquivos após a recuperação. Mesmo quando os arquivos são encontrados, alguns JPEGs abrem só pela metade, documentos do Office dão erros, e arquivos ZIP/de projeto podem ficar inúteis se uma pequena parte tiver sido sobrescrita. Portanto, conte os arquivos recuperados pelo que realmente abre, não pelos totais da varredura.
Um ponto prático que eles não destacaram o suficiente: verifique se a unidade foi reformatada para um sistema de arquivos diferente. NTFS para exFAT, APFS para exFAT etc. Isso pode mudar quais metadados sobrevivem e por que uma ferramenta encontra nomes de arquivos enquanto outra encontra apenas arquivos brutos. Às vezes, executar uma varredura focada em metadados e outra baseada em assinaturas dá uma visão mais realista.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- visualização fácil, o que economiza tempo
- bom para classificar por tipo de arquivo quando as pastas desapareceram
- interface mais amigável do que a de muitas ferramentas de recuperação
- razoável para arquivos pessoais variados como fotos, PDFs e documentos
Contras
- os resultados da varredura podem parecer mais promissores do que a realidade até você testar os arquivos recuperados
- varreduras profundas podem levar uma eternidade em unidades grandes
- não é a opção mais barata se você só precisa de uma recuperação pontual
- menos ideal se a unidade tiver problemas físicos
Minha opinião: se a unidade está saudável e isto é principalmente uma perda lógica por formatação/reutilização, o Disk Drill é uma primeira tentativa sensata. Se a unidade estiver fazendo cliques, desconectando, ou extremamente lenta, pule a maratona de software e pense em laboratório. Aqui eu seria um pouco mais rigoroso do que os outros. Muita gente continua tentando só mais uma varredura e piora um caso que já estava no limite.