Posso recuperar arquivos de um cartão CF após excluir uma sessão de fotos?

Excluí acidentalmente uma sessão de fotos inteira do meu cartão CF antes de fazer backup, e estou tentando descobrir se as imagens ainda podem ser recuperadas. Esta foi uma sessão importante, e preciso de ajuda com os melhores passos ou softwares de recuperação de fotos de cartão CF para evitar piorar a perda.

Passei por isso uma vez com um cartão CompactFlash, e o primeiro passo foi chato, mas importante. Pare de usar o cartão. Agora mesmo. Não coloque de volta na câmera, não tire algumas fotos de teste, não copie nada para ele e não rode ferramentas aleatórias de reparo só porque um post em fórum mandou. Se os arquivos sumiram, o cartão ainda pode conter os dados antigos, muitas vezes é a tabela de arquivos ou as informações de diretório que deixaram de apontar para eles. A parte ruim é simples: novas gravações podem sobrescrever o que está faltando e aí suas chances caem rápido.

Se o seu computador ainda reconhece o cartão CF, eu ainda não entraria em pânico. Ser detectado é um bom sinal. Isso significa que a recuperação por software ainda tem chance, às vezes uma chance bem boa. Tive resultados melhores quando tirei o cartão imediatamente e trabalhei com ele por meio de um leitor no computador, em vez de mexer nele na própria câmera.

Se não houver backup, eu começaria com software. Minha escolha para esse tipo de situação é o Disk Drill. Usei porque era fácil navegar pelos arquivos encontrados sem brigar com a interface por uma hora. Ele lida com FAT32 e exFAT, e reconhece formatos comuns de câmera, incluindo arquivos RAW de Canon, Nikon e equipamentos semelhantes. A parte de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Ver a imagem antes da recuperação economiza tempo e evita que você restaure um monte de lixo.

O que eu faria, passo a passo:

1. Tire o cartão CF da câmera e deixe-o fora.

2. Conecte-o ao computador com um leitor de cartão CF adequado.

3. Instale o Disk Drill no seu computador, nunca no cartão CF.

4. Abra o aplicativo e escolha o cartão CF na lista de unidades.

5. Execute uma varredura completa, não uma passada rápida e sem muita vontade se os arquivos importam.

6. Espere a varredura terminar. Sim, às vezes demora.

7. Abra a seção de arquivos encontrados e comece a verificar as visualizações.

8. Marque as fotos, vídeos ou documentos que você quer de volta.

9. Recupere-os para o seu computador ou para outra unidade externa diferente.

10. Não coloque os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.

Essa última parte é onde as pessoas erram. Se você salvar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão, corre o risco de sobrescrever outros arquivos perdidos que ainda não retirou de lá. Já vi gente fazer isso uma vez e depois se perguntar por que metade do ensaio voltou corrompida. Uma lição dura.

Se você quiser outras opções, há uma lista decente de software de recuperação de dados. O PhotoRec é gratuito e realmente extrai arquivos de cartões, mas é meio bruto. Normalmente você perde os nomes originais e a estrutura de pastas, então acaba organizando uma pilha de arquivos à mão. O R-Studio também é forte, embora eu o tenha achado mais pesado e técnico do que eu queria para um trabalho direto de recuperação de fotos. Para um caso normal de arquivos ausentes em um cartão CF, eu ainda começaria com o Disk Drill e só mudaria se ele não resolvesse.

Também existe um ponto em que eu pararia de tentar com software e passaria para um serviço especializado. Se o cartão não for detectado em nenhuma máquina, se os pinos estiverem tortos, se ele esquentar, se desconectar o tempo todo ou se os arquivos forem insubstituíveis, pule o faça você mesmo. Um laboratório de recuperação custa mais, sim, mas com dano físico ou fotos únicas, eu não arriscaria.

Sim, fotos excluídas de um cartão CF geralmente podem ser recuperadas se você parou de fotografar imediatamente. A exclusão normalmente remove primeiro o índice do arquivo. Os dados da imagem permanecem até que novos arquivos os substituam. Se você tirou mais fotos após a exclusão, as chances de recuperação caem bastante.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte. Mantenha o cartão fora da câmera. Eu acrescentaria mais uma coisa. Se as fotos forem muito importantes, faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão CF e examine a imagem, não o cartão original. Ferramentas como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou ddrescue funcionam para isso. Leva mais tempo, mas oferece uma cópia mestra segura.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão CF porque lida bem com FAT32, exFAT, JPG e muitos formatos RAW. Se você quiser uma segunda opinião após uma varredura, experimente outro aplicativo no arquivo de imagem, não no próprio cartão. Diferentes scanners encontram arquivos diferentes.

Uma pequena discordância. Eu executaria primeiro uma varredura rápida e depois uma varredura profunda. A varredura rápida às vezes preserva nomes e pastas.

Se o seu cartão monta mas pede para formatar, não o formate. Se ele mostrar 0 bytes ou ficar offline, pare com as tentativas por conta própria.

Para mais dicas sobre como escolher o melhor software de recuperação de fotos de cartão CF, este vídeo é útil:
como recuperar fotos excluídas de um cartão de memória

Sim, há uma chance real de você conseguir recuperá-las, mas eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer e @hoshikuzu em um ponto: se este ensaio for realmente insubstituível, não passe o dia inteiro testando cinco ferramentas diferentes no cartão original. Faça uma ou duas tentativas cuidadosas e depois escale.

Fotos apagadas de cartão CF geralmente não desaparecem instantaneamente. A câmera muitas vezes só remove as referências dos arquivos. Os dados reais da imagem podem permanecer lá até que algo os sobrescreva. Então, se você não fotografou mais nada nesse cartão, suas chances são bem melhores.

Minha opinião:

• não use o cartão CF novamente
  • não o formate, mesmo que a câmera peça
  • evite opções de reparo no Windows ou macOS
  • recupere apenas para outra unidade

Concordo que o Disk Drill é um bom ponto de partida para recuperação de fotos de cartão CF. É fácil classificar por tipo de imagem, visualizar arquivos JPG/RAW recuperáveis, e ele tende a funcionar bem com cartões de câmera. Se o cartão estiver legível, essa provavelmente é a opção menos incômoda para a maioria das pessoas.

Uma coisa que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: verifique se sua câmera fez uma exclusão normal ou uma formatação na própria câmera. Uma exclusão simples costuma ser mais fácil de recuperar. Uma formatação completa, especialmente em câmeras mais novas, pode complicar rapidamente.

Além disso, se o Disk Drill encontrar arquivos mas as visualizações estiverem corrompidas, isso geralmente significa sobrescrita parcial ou dano no sistema de arquivos, não necessariamente falha total. Tente recuperar os arquivos RAW mesmo assim.

Se você quiser uma discussão útil sobre recuperação de fotos em cartão CF e cartão de memória, vale a pena dar uma olhada neste post: Dicas de recuperação de fotos em cartão CF para imagens apagadas da câmera.

Se o cartão desconectar, não for detectado ou tiver pinos tortos, pare com as tentativas caseiras. Nesse ponto, software é principalmente pensamento positivo.

Melhores chances se ele foi apenas excluído e não reformatado. Eu discordo um pouco da vibe de “fazer uma varredura profunda primeiro” acima. Para cartões de câmera, eu gosto de verificar o estado do sistema de arquivos antes de partir para varreduras pesadas, porque algumas câmeras apenas limpam as entradas de diretório e uma passada mais leve pode recuperar resultados mais limpos.

Onde eu concordo com @hoshikuzu, @nachtschatten e @mikeappsreviewer: pare de usar completamente o cartão CF.

Outra coisa para verificar que eles não exploraram muito: se o cartão estava em FAT32 ou exFAT, e se sua câmera grava arquivos sidecar ou de banco de dados. Às vezes os RAWs recuperados parecem incompletos, mas a imagem está boa e apenas os metadados foram perdidos.

Disk Drill é uma opção razoável aqui.

Prós:

• visualização fácil de JPG e muitos arquivos RAW
  • bom com cartões de memória
  • filtragem simples, o que importa quando centenas de imagens aparecem

Contras:

• varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados
  • nem sempre é a opção mais barata
  • se o cartão tiver problemas de hardware, o software não vai salvar você

Minha abordagem seria: criar uma imagem do cartão, se possível, depois testar uma varredura no Disk Drill, e recuperar apenas alguns arquivos primeiro para verificar a integridade antes de restaurar tudo. Se as primeiras amostras recuperadas abrirem corretamente no Lightroom ou no seu editor de RAW, então recupere o restante. Se não abrirem, troque de ferramenta ou leve a um laboratório antes de forçar ainda mais o cartão.