Por que meu disco rígido externo não é montado no meu Mac?

Meu disco rígido externo parou de montar de repente no meu Mac, embora ligue e apareça no Utilitário de Disco. Já tentei reiniciar, trocar os cabos e as portas e executar os Primeiros Socorros, mas ainda não consigo acessar meus arquivos. Preciso de ajuda para descobrir por que meu Mac não reconhece a unidade corretamente e o que posso fazer para montá-la sem perder dados.

Encontrei isso em um MacBook no ano passado com um SSD externo. Conectei, ouvi o pequeno som, não apareceu ícone, pasta, nada. Pareceu pior do que realmente era.

Uma unidade externa ausente no macOS nem sempre significa hardware morto. Muitas vezes, a unidade tem energia, mas o macOS se recusa a montá-la.

Comece primeiro pelas coisas chatas.

Verificações físicas

Se a sua unidade estiver conectada por meio de um hub, remova o hub e conecte-a diretamente ao Mac. Já vi hubs causarem falhas de montagem, principalmente com discos rígidos mais antigos e alguns gabinetes de SSD alimentados por barramento.

Troque o cabo. Depois troque a porta. Já perdi uma quantidade ridícula de tempo uma vez antes de descobrir um cabo USB-C com mau contato interno. Por fora ele parecia normal.

Procure sinais de vida:

• o LED acende
  • a unidade gira ou vibra
  • o gabinete fica um pouco quente

Se você notar qualquer um desses sinais, a unidade pelo menos está recebendo energia.

Verifique o Finder antes de assumir o pior

Às vezes o disco está montado e o Finder está ocultando-o.

Abra o Finder e vá em Ajustes. Em versões mais antigas do macOS, aparece como Preferências.

Em Geral, certifique-se de que Discos externos esteja ativado.

Depois abra Barra Lateral e marque Discos externos lá também.

Se as duas opções já estiverem marcadas e a unidade ainda não aparecer, vá para o Utilitário de Disco.

Pare antes de clicar em reparar

Esta é a parte em que as pessoas pioram a situação.

Se os arquivos importam, não comece com Primeiros Socorros. Não apague o disco. Quando uma unidade aparece no Utilitário de Disco, mas se recusa a montar, normalmente assumo dano no sistema de arquivos até que se prove o contrário.

O macOS é rígido quanto à montagem. Se os metadados do sistema de arquivos estiverem incorretos, ele desiste rápido. Ferramentas de recuperação não dependem do processo normal de montagem. Elas leem a unidade de forma mais direta.

O que eu faria primeiro se os dados importam

Use um software de recuperação antes de tentar qualquer etapa de reparo.

Tive mais sorte com o Disk Drill para unidades que o macOS não consegue montar. Ele funciona bem com volumes corrompidos, não inicializados e não montados. Em algumas unidades danificadas, ele ainda mostrou a antiga árvore de pastas e me deixou confirmar os arquivos por pré-visualização antes de copiar qualquer coisa.

Um recurso que eu não pularia é o backup byte a byte. Faça primeiro uma imagem da unidade com problema e depois examine a imagem em vez de forçar o hardware original. Se o disco estiver começando a falhar, isso reduz o risco de piorar a situação.

Depois que seus arquivos forem copiados, aí sim mexa nos reparos.

Se seus dados já estiverem seguros

Depois da recuperação, ou se você não se importa com os arquivos, estas são as próximas coisas que eu tentaria.

1. Encerre um processo fsck travado

Abra o Terminal e execute:

sudo pkill -f fsck

Eu sei, é uma correção estranha. Mesmo assim, já vi funcionar. Se a unidade foi desconectada sem ser ejetada, o macOS às vezes inicia uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano. Às vezes ela trava e bloqueia a montagem. Encerrá-la pode fazer o disco aparecer imediatamente.

1. Redefina configurações de hardware de baixo nível em Macs Intel

Se você estiver em um Mac Intel, redefina a NVRAM ou o SMC. Às vezes, comportamentos estranhos de USB desaparecem depois disso.

Se você estiver em Apple Silicon, reiniciar normalmente é o equivalente.

1. Reformate a unidade

Se nada mais funcionar, apague-a no Utilitário de Disco.

Parte importante: selecione o disco físico, não apenas o volume. Se necessário, clique primeiro em Mostrar Todos os Dispositivos.

Depois escolha Apagar.

Opções de formato:

• APFS para uso somente em Mac
  • exFAT se você move arquivos entre Mac e Windows

Isso apaga tudo e cria um sistema de arquivos novo. Se a unidade montar normalmente após a formatação, o problema provavelmente era corrupção lógica. Se ela ainda parecer morta, eu começaria a suspeitar do gabinete, do controlador ou da própria unidade.

Minha regra para esse tipo de coisa

Eu trato os dados como prioridade e a unidade como substituível. Unidades falham. Arquivos não voltam sozinhos.

Então sim, eu recuperaria primeiro com o Disk Drill, verificaria se os arquivos abrem e só depois tentaria reparos. Essa ordem já me salvou pelo menos duas vezes.

Se a unidade aparecer no Utilitário de Disco, mas não montar, eu verificaria o que o macOS acha que está errado antes de fazer mais tentativas de reparo.

Abra o Terminal e execute:
diskutil list

Encontre o identificador do seu disco externo, como disk2s1, depois execute:
diskutil info /dev/disk2s1

Procure três coisas:

1. Personalidade do Sistema de Arquivos
  2. Ponto de Montagem
  3. Mídia Somente Leitura ou status S.M.A.R.T., se aparecer

Se o sistema de arquivos disser NTFS, o macOS geralmente lê, mas fica exigente depois de erros. Se disser RAW, desconhecido ou não inicializado, o cabeçalho do volume está danificado.

Em seguida, tente uma montagem manual pelo Terminal:
diskutil mount /dev/disk2s1

Se falhar, o texto do erro importa. wrong fs type aponta para corrupção do sistema de arquivos. resource busy aponta para um processo travado. could not mount sem detalhes geralmente significa dano no diretório.

Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre o Primeiros Socorros. Uma passada no volume é aceitável se a unidade estiver estável e os dados insubstituíveis não forem a única cópia. É nas tentativas repetidas de reparo que as pessoas acabam se prejudicando.

Se seus arquivos importam, pare de testar ações de gravação. Faça um clone ou recupere primeiro. O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque muitas vezes lê unidades Mac, exFAT e externas danificadas não montadas sem acesso pelo Finder. Eu recuperaria para um disco diferente, não para o mesmo. Não apague ainda.

Verifique também os logs do sistema:
log show --last 10m | grep diskmanagementd

Muitas vezes você verá negações de montagem, erros de E/S ou loops de fsck ali. Se você vir erros de E/S, é mais provável que o problema seja de hardware do que do macOS. Nesse ponto, a própria placa do gabinete pode ser o problema, especialmente em unidades USB mais antigas. Remover a unidade interna e testá-la em outro gabinete às vezes resolve.

Para um passo a passo em vídeo, veja como corrigir um disco rígido externo que não monta no Mac.

Se ele aparece no Utilitário de Disco mas não monta, eu pararia de pensar problema no Mac e começaria a pensar problema no mapa de volume / sistema de arquivos / gabinete.

@yozora já cobriu as verificações no Terminal, e eu meio que discordo de @mikeappsreviewer em um ponto: o Primeiros Socorros nem sempre é o vilão, mas depois de uma tentativa que falhou eu não continuaria insistindo. Tentativas repetidas de reparo podem definitivamente deixar a recuperação mais complicada.

Algumas coisas que eu verificaria e que ainda não foram abordadas o suficiente:

• No Utilitário de Disco, clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos. Veja se o disco pai aparece saudável, mas o volume real embaixo está acinzentado ou sem informações de tamanho. Se o contêiner/mapa de partição estiver corrompido, a unidade pode aparecer como presente, mas ainda assim ficar inutilizável.
  • Teste em outro Mac, ou até em um PC com Windows se a unidade era exFAT/NTFS. Isso ajuda a separar este Mac não gosta dela de a unidade está com defeito.
  • Se for um HDD externo em um gabinete, a placa bridge USB pode estar falhando enquanto o disco de fato dentro dele ainda está ok. Super comum, infelizmente.
  • Verifique se a unidade demora mais do que o normal para girar, faz cliques ou desconecta/reconecta nas Informações do Sistema. Isso é um mau sinal.

Se os arquivos importam, recupere primeiro. O Disk Drill é uma opção sólida para um disco rígido externo que não monta no Mac porque ele pode escanear o dispositivo mesmo quando o Finder não consegue. Eu recuperaria para outro disco, não de volta para o mesmo. Se a unidade parecer instável, faça uma imagem primeiro.

Além disso, se você quiser leitura extra, isto é decente: mais correções para um disco rígido externo que não monta no Mac

Se você postar a captura de tela exata do Utilitário de Disco, especialmente a árvore de dispositivos, as pessoas geralmente conseguem dizer bem rápido se é corrupção do sistema de arquivos ou o gabinete morrendo aos poucos.