O armazenamento do meu iPhone continua enchendo automaticamente, mesmo depois que eu apago fotos, apps e arquivos. Estou tentando descobrir se certos apps estão criando cache ou dados ocultos em segundo plano e fazendo o armazenamento do meu iPhone aumentar sozinho. Preciso de ajuda para encontrar o que está ocupando espaço e como impedir isso.
Por que o armazenamento do iPhone parece se encher sozinho
Aconteceu comigo no meu próprio celular, e no começo pareceu aleatório. Normalmente não é. Se o seu iPhone perde espaço livre de um dia para o outro, alguma coisa está gravando novos dados em segundo plano e acumulando tudo isso enquanto você não está prestando atenção.
O que costuma ocupar espaço
Fotos e vídeos são o principal para muita gente. Cada foto, captura de tela, gravação de tela, Live Photo e vídeo ocupa espaço. A parte traiçoeira é o volume. Você tira 40 fotos num aniversário, guarda 3 e esquece que as outras 37 existem. O mesmo vale para viagens, shows, pets, crianças, comida, qualquer coisa. Isso se acumula rápido.
Os apps também fazem isso. Apps de redes sociais, streaming, chat e navegadores, todos guardam arquivos em cache para abrirem mais rápido na próxima vez. No começo parece pouco. Semanas depois, um app está ocupando alguns GB e você nem percebeu. Downloads pioram ainda mais. Músicas offline, séries salvas, podcasts, arquivos aleatórios de dentro dos apps, tudo isso vai ficando por lá.
Mensagens é outra coisa que muita gente ignora. Conversas antigas mantêm fotos, vídeos, GIFs, áudios e anexos muito tempo depois de a conversa morrer. Alguns clipes de vídeo grandes no Mensagens podem consumir uma quantidade absurda de armazenamento.
Depois tem os Dados do Sistema. Essa é a categoria genérica da Apple para caches, logs, arquivos temporários, restos de atualização e outras tranqueiras que o iOS mantém por perto. Uma certa variação ali é normal. Mesmo assim, já vi isso crescer muito além do que parecia razoável. A Apple não oferece um botão simples de excluir Dados do Sistema, o que é irritante.
Primeiro lugar para verificar
Abra:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Esse é o único lugar que eu verifico primeiro agora. Ele mostra qual categoria está ocupando mais espaço, então você para de adivinhar e vai direto atrás do maior problema.
Se Fotos for o principal problema
Se Fotos estiver perto do topo, limpar manualmente é lento e sofrido. Tive mais sorte com o Clever Cleaner porque ele mira na bagunça que a maioria das pessoas acumula sem perceber, a desordem de mídia.
O que me chamou atenção é que o app Fotos da Apple só encontra duplicatas exatas no álbum Duplicatas. Isso ajuda um pouco. Ele não encontra as dez fotos quase idênticas que você tirou sem querer. O Clever Cleaner também organiza fotos semelhantes, e foi aí que eu encontrei a maior parte do espaço desperdiçado.
Ele também faz algumas coisas úteis:
- Encontra fotos semelhantes e escolhe a melhor para manter
- Sinaliza fotos e vídeos grandes
- Agrupa capturas de tela para você apagar rápido
- Converte Live Photos em fotos normais para economizar espaço
Pelo que vi, algumas pessoas liberaram algo em torno de 10 GB a 30 GB depois de cortar fotos semelhantes, capturas de tela e Live Photos.
Depois das fotos, verifique estes em seguida
Se você quiser a lista curta, a minha é esta:
- Apps grandes no Armazenamento do iPhone
- Downloads dentro do Netflix, Spotify, YouTube e outros apps de streaming
- Anexos de mensagens
- Downloads no app Arquivos
- Cache do Safari e cache de outros navegadores
O que geralmente está acontecendo
Na maioria das vezes, isso não é um problema de hardware. Seu celular não está quebrado. O armazenamento enche porque fotos, cache de apps, downloads, anexos de mensagens e arquivos do sistema vão se acumulando aos poucos, e então você atinge a linha de aviso de uma vez.
Então sim, quando o espaço parece sumir da noite para o dia, muitas vezes isso não aconteceu da noite para o dia. Você está vendo semanas ou meses de acúmulo finalmente ficarem visíveis. Verificar o Armazenamento do iPhone e limpar a bagunça de fotos com algo como Clever Cleaner costuma bastar para recuperar uma boa parte do espaço sem apagar coisas importantes.
Sim. Os apps realmente enchem o armazenamento do iPhone sozinhos.
Os principais culpados são sincronização, downloads, cache e logs. Pense em WhatsApp, TikTok, Instagram, Spotify, YouTube, Safari, Chrome e Podcasts. Eles mantêm miniaturas de mídia, partes de vídeos transmitidos, anexos de mensagens, rascunhos e dados de falha. O iOS também reconstrói índices após atualizações, então o espaço livre sobe e desce. Essa parte passa despercebida com frequência.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Nem sempre é um acúmulo lento. Já vi Mail ou Mensagens aumentarem vários GB em um dia por causa de um loop de sincronização com problema. O mesmo acontece com o Fotos do iCloud quando ele começa a reprocessar arquivos.
O que eu verificaria em seguida:
- Ajustes, seu ID Apple, iCloud. Veja quais apps estão sincronizando.
- Contas de Mail. Caixas de entrada grandes e anexos consomem espaço rápido.
- Mensagens, ajuste de manter mensagens. Defina como 1 ano ou 30 dias se quiser.
- Podcasts e Música. Downloads automáticos pegam você de surpresa.
- App Arquivos, pasta No Meu iPhone. As pessoas esquecem dessa o tempo todoooo.
- Apagados Recentemente em Fotos e Arquivos. Excluir não devolve espaço na hora.
Se um app estiver enorme, descarregue-o e reinstale. Isso limpa dados ocultos do app melhor do que excluir normalmente, às vezes. Irritante, mas funciona.
Se Fotos ainda for sua categoria principal, vale dar uma olhada no Clever Cleaner para fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes. A limpeza integrada da Apple é meio limitada, pra ser sincero.
Além disso, se você estava procurando recomendações de apps para limpar o YouTube, isto combina melhor:
melhores apps para limpar o YouTube e dicas de limpeza de armazenamento
Se o armazenamento continuar enchendo depois de tudo isso, faça backup do iPhone, apague-o e restaure-o. Isso corrige o inchaço estranho dos Dados do Sistema com mais frequência do que a Apple gostaria de admitir.
Sim. Os apps com certeza podem fazer o armazenamento do iPhone continuar enchendo sozinho, e nem sempre de um jeito óbvio.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @voyageurdubois, mas eu acrescentaria mais um ponto: às vezes o problema não é o app em si, e sim os dados da conta do app sendo baixados de novo depois que você faz a limpeza. Então você apaga as coisas, e aí Fotos do iCloud, Mensagens no iCloud, Mail, Dropbox, Google Fotos ou WhatsApp simplesmente sincronizam tudo de volta. Dá até a sensação de que o armazenamento está amaldiçoado rs.
Algumas coisas que as pessoas não percebem:
- Os Gravadores podem ficar estranhamente enormes
- O app Notas pode armazenar PDFs digitalizados e anexos
- A Lista de Leitura do Safari pode salvar páginas offline
- Rascunhos do Instagram e do TikTok podem se acumular
- O app Mail pode manter cópias locais dos anexos mesmo depois que você acha que eles já foram apagados
- Apps de podcast podem manter episódios concluídos, a menos que a exclusão automática esteja ativada
Uma coisa da qual eu discordo um pouco: reinstalar apps ajuda, claro, mas se o serviço sincronizar de volta todos os dados em cache ou mídia, o problema volta rápido. Então primeiro verifique as configurações do próprio app para qualidade de download, mídia offline e comportamento de sincronização.
Além disso, depois de apagar fotos ou arquivos, lembre-se de que Apagados Recentemente precisa ser esvaziado, senão o espaço liberado é basicamente falso.
Se Fotos for a categoria maior, o Clever Cleaner provavelmente é a forma mais fácil de encontrar fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes que as ferramentas nativas da Apple não detectam.
E se você quiser um bom guia sobre como parar de vez com os alertas de armazenamento cheio no iPhone, ele também cobre a parte mais ampla da limpeza.
Se o armazenamento continuar mudando vários GB por dia, isso normalmente indica loops de sincronização, cache corrompido ou Dados do Sistema inflados. Nesse ponto, faça backup, atualize o iOS e depois teste antes de restaurar todos os apps.
Sim, e eu acrescentaria um ponto que os outros quase não tocaram: o armazenamento pode se reabastecer porque o iOS está tentando ser útil.
Não é só os apps armazenando coisas em cache. O iPhone também mantém cópias locais de coisas que você abriu recentemente, reproduziu recentemente por streaming ou pode reabrir em breve. Isso pode incluir pré-visualizações do app Arquivos, índices de busca do Spotlight, dados de análise de fotos e até sobras offline do Mapas. Então, às vezes parece um problema de app quando na verdade é manutenção do iOS aproveitando o uso dos apps.
Pequena discordância com @voyageurdubois e @techchizkid: reinstalar nem sempre é a melhor primeira opção. Em alguns apps, apagar e reinstalar só aciona um novo download completo de anexos, conversas, miniaturas ou dados da nuvem. Você libera 4 GB e tudo volta antes do jantar.
O que eu verificaria e que ainda não foi enfatizado o suficiente:
- Ajustes > Celular e veja quais apps usaram muitos dados em segundo plano recentemente. Muito uso de dados em segundo plano costuma combinar com crescimento oculto do armazenamento.
- Ajustes > Siri e Busca para apps que você nunca pesquisa. A indexação de busca pode gerar atividade extra.
- Mapas, Gravador, Notas e Livros. Esses podem consumir armazenamento sem chamar atenção.
- Apps de câmera de terceiros. Alguns mantêm suas próprias galerias dentro do app, separadas do Fotos.
- Apps de edição como CapCut, VN, Lightroom. Arquivos de projeto e exportações podem ficar maiores que a mídia original.
Se o seu problema for principalmente bagunça nas fotos, Clever Cleaner faz sentido.
Prós:
- bom para fotos parecidas, não só duplicatas exatas
- ajuda a encontrar vídeos grandes e capturas de tela inúteis rapidamente
- mais fácil do que fazer a limpeza manualmente
Contras:
- você ainda precisa revisar os resultados com cuidado
- não é muito útil se o seu problema real for Mensagens, Mail ou Dados do Sistema
- qualquer app de limpeza só é tão bom quanto aquilo que você realmente apaga
Resumindo, @mikeappsreviewer está certo sobre o acúmulo de cache, e @voyageurdubois/@techchizkid estão certos sobre loops de sincronização. Eu só acho que apps de edição de mídia e a própria indexação da Apple são negligenciados com frequência demais.
Se o armazenamento muda vários GB sem motivo claro, eu suspeitaria de:
- um loop de sincronização
- cache de um app de vídeo/edição
- indexação local do aparelho após uma atualização
Geralmente é aí que o mistério está.