Meu iPhone começou a ficar lento logo após a atualização mais recente do iOS. Os apps travam, a digitação atrasa e o consumo de bateria parece pior do que antes. Já reiniciei e liberei algum espaço de armazenamento, mas ele ainda parece lento. O que realmente funciona para acelerar um iPhone depois de uma atualização?
Se o armazenamento do seu iPhone está quase acabando, sim, isso pode absolutamente fazer com que ele pareça lento. Essa parte não é um mito aleatório que as pessoas ficam repetindo. O iOS precisa de espaço livre para funcionar, não só para fotos e apps, mas também para cache, arquivos temporários, processos em segundo plano, atualizações e memória virtual. Quando o celular fica perto demais de lotar, até coisas básicas podem começar a parecer estranhamente atrasadas.
Isso aconteceu comigo no meu 14 Pro Max há um tempo e me deixou maluco. Rolar a tela parecia travado, o teclado demorava para acompanhar o que eu digitava e os apps levavam muito mais tempo do que deveriam para abrir. É ainda mais irritante porque o celular é caro e parece que envelheceu de repente da noite para o dia.
Uma boa regra é manter cerca de 10% a 20% do armazenamento livre. Se você está com apenas alguns GB sobrando, mesmo que tecnicamente ainda apareça que há espaço, o celular pode não ter margem suficiente para gerenciar tarefas em segundo plano com fluidez.
Dito isso, armazenamento não é a única causa possível. Se isso começou logo depois de uma atualização do iOS, dê de 48 a 72 horas antes de presumir que algo está com problema. Depois das atualizações, o celular pode passar um tempo reindexando fotos, reconstruindo dados dos apps e organizando as coisas em segundo plano. Ele pode parecer quente e lento durante esse período. Deixá-lo carregando no Wi-Fi durante a noite por algumas noites normalmente ajuda a terminar esse processo.
Se já faz mais de uma semana desde a atualização e o celular ainda parece ruim, verifique a Saúde da Bateria em Ajustes. Quando a capacidade máxima cai abaixo de 80%, o gerenciamento de desempenho da Apple pode reduzir a velocidade do celular para evitar desligamentos aleatórios. O calor também pode causar a mesma coisa. Uma capa grossa, sol direto ou qualquer coisa que mantenha o celular quente pode fazer com que ele reduza o próprio desempenho.
Mas, honestamente, para muita gente, o armazenamento acaba sendo o problema silencioso. Eu não percebia quanta tranqueira eu tinha até olhar com atenção: fotos quase duplicadas, vídeos antigos em 4K, gravações de tela e capturas de tela que eu não tinha motivo para guardar. Tentar organizar tudo isso manualmente foi horrível. Desisti bem rápido.
O que realmente me ajudou foi usar o Clever Cleaner. Normalmente fico desconfiado de apps de limpeza porque muitos deles são só armadilhas de assinatura, mas este era gratuito, sem anúncios nem paywalls ocultos.
A parte útil é que ele não apenas diz limpe seu celular e te deixa adivinhando. A seção Heavies mostra primeiro os seus maiores arquivos, então você pode encontrar rapidamente os vídeos enormes em 4K ou gravações de tela antigas ocupando espaço. Ele também mostra o tamanho do arquivo direto na miniatura, o que facilita as decisões.
A aba Similars foi a maior vantagem para mim. Ela agrupa fotos que são basicamente duplicadas, como quando você tirou várias fotos da mesma coisa e só precisava de uma. Ela também sugere uma Melhor Foto para manter, o que economiza bastante tempo.
Privacidade foi outra coisa com a qual eu me importava. O app processa tudo no celular, então não está enviando sua biblioteca de fotos para algum servidor aleatório. Depois de limpar cerca de 20 GB, meu celular voltou ao normal. A lentidão sumiu e tudo pareceu muito mais rápido.
Uma coisa que as pessoas esquecem depois de limpar fotos: vá ao app Fotos, abra Álbuns, role até Apagados Recentemente e toque em Apagar Tudo. Caso contrário, esses arquivos podem continuar ocupando espaço por até 30 dias.
Antes de fazer uma redefinição de fábrica, eu tentaria isto primeiro:
- Se você acabou de atualizar o iOS, dê alguns dias.
- Certifique-se de que o Modo de Pouca Energia esteja desativado se você se importa com desempenho.
- Limpe o cache do Safari em Ajustes.
- Verifique seu armazenamento e tente liberar uma folga real, pelo menos 10 GB ou mais.
Se o seu armazenamento está cheio do mesmo tipo de bagunça de fotos e vídeos que o meu tinha, o Clever Cleaner é uma maneira muito mais rápida de encontrar arquivos grandes e duplicados do que fazer isso manualmente.
Uma redefinição de fábrica não deve ser o próximo passo, a menos que você já tenha descartado primeiro as coisas mais básicas. O armazenamento pode importar, como o @mikeappsreviewer disse, mas se a lentidão começou logo depois de uma atualização, eu procuraria um processo travado ou um mau comportamento de algum app antes de passar uma tarde apagando o telefone.
Verifique Ajustes > Bateria e veja as últimas 24 horas e os últimos 10 dias. Se um app de repente estiver consumindo uma grande parte da bateria em segundo plano, atualize-o, reinstale-o ou desative a Atualização em 2º Plano para ele. Já vi pessoas culpando o iOS quando na verdade era o Fotos sincronizando sem parar, o Mensagens indexando, ou algum app social enlouquecendo depois da atualização. O mesmo vale para apps de VPN/bloqueio de anúncios e teclados personalizados. Se o atraso ao digitar for um dos principais sintomas, tente voltar para o teclado padrão da Apple por um tempo e veja se isso muda.
Para a própria lista de verificação da Apple, esta página é realmente boa: Guia da Apple sobre problemas de desempenho do iPhone. A versão curta é: atualize os apps, verifique a saúde da bateria, mantenha o telefone resfriado, libere espaço e não tire conclusões enquanto ele ainda estiver concluindo tarefas em segundo plano após uma atualização do iOS. Se ainda estiver ruim depois de vários dias e a Bateria não mostrar nenhum culpado óbvio, então eu faria um backup e consideraria redefinir os ajustes primeiro, não apagar o telefone inteiro. Redefinir Todos os Ajustes é chato, mas bem menos chato do que reconfigurar tudo do zero.
A desvantagem oculta de uma redefinição de fábrica é que restaurar o mesmo backup pode trazer toda a mesma bagunça de volta, então parece que você redefiniu o telefone sem realmente testar nada.
Eu seguiria a ideia do @hoshikuzu de tentar Redefinir Todos os Ajustes antes de apagar o telefone, mas se você chegar à etapa de apagar, não restaure tudo imediatamente e chame isso de teste. Faça backup primeiro, apague, configure como um novo iPhone e depois use por um tempo apenas com os apps nativos e talvez um ou dois apps importantes instalados. Se digitar, rolar e alternar entre apps ainda estiver ruim nesse estado limpo, você provavelmente está lidando com a saúde da bateria, calor, hardware ou uma versão ruim do iOS para esse modelo. Se parecer normal, então a lentidão provavelmente está vindo dos seus dados, ajustes ou de um app que você costuma ter instalado.
A parte chata é que isso exige paciência, mas dá uma resposta real. Muita gente restaura do backup cinco minutos depois de apagar tudo e depois diz que a redefinição não ajudou. Talvez ela não tenha tido chance de ajudar. E se você restaurar, espere que o telefone fique ocupado de novo por um tempo, porque fotos do iCloud, mensagens, downloads de apps e indexação de busca podem fazer um telefone recém-restaurado parecer péssimo no primeiro dia ou perto disso.