iPad ficando mais lento com o tempo - Isso é normal?

Meu iPad costumava funcionar sem problemas, mas ultimamente os apps demoram mais para abrir, a rolagem parece travar e a bateria parece descarregar mais rápido. Estou tentando descobrir se os iPads naturalmente ficam mais lentos com o tempo, com pouco armazenamento ou após atualizações de software, e o que posso fazer para corrigir os problemas de desempenho.

Sim, aconteceu comigo em dois iPads, e nas duas vezes pareceu aleatório até eu verificar primeiro as coisas sem graça.

Se a lentidão começou logo depois que o iPadOS atualizou, eu esperaria um dia antes de fazer algo drástico. O meu geralmente fica estranho por várias horas depois de uma grande atualização. Indexação, limpeza, tarefas em segundo plano, tudo isso parece continuar rodando por um tempo. Deixei o meu carregando durante a noite e, na manhã seguinte, ele já tinha se estabilizado. Se você já passou dessa janela e ele ainda continua lento, então eu começaria verificando o armazenamento e algumas configurações.

A parte do armazenamento é ignorada com frequência demais. Quando o dispositivo fica cheio demais, o desempenho começa a desmoronar. Minha regra aproximada é evitar passar de 80 por cento do espaço usado. Quando o armazenamento livre fica muito pequeno, o sistema tem menos espaço para cache, arquivos temporários e swap. Os iPads mais novos dependem do armazenamento para memória virtual durante a multitarefa, então se seu disco está lotado, tudo começa a parecer travado.

Aprendi isso da pior forma. O Safari estava lento, os apps travavam, a digitação no teclado tinha atraso. Abri o armazenamento e encontrei anos de capturas de tela, fotos duplicadas e clipes de vídeo antigos que eu tinha esquecido que existiam. A limpeza manual foi uma bagunça, então usei o Clever Cleaner. Ele organizou rapidamente os maiores arquivos, sinalizou fotos semelhantes e facilitou apagar capturas de tela. Limpei cerca de 15GB, e o iPad parou de engasgar logo depois. Se seu tablet parece lento sem motivo claro, eu verificaria o espaço livre antes de qualquer outra coisa.

Alguns ajustes de baixo risco também me ajudaram:

Desative a Atualização em Segundo Plano para apps que você não precisa que fiquem atualizando o dia todo. Apps demais consultando dados em segundo plano acabam pesando.

Em iPads mais antigos, ative Reduzir Movimento em Acessibilidade. As animações mais simples pareceram mais suaves no meu imediatamente.

Reinicie o dispositivo. Conselho antigo, ainda útil. Isso limpa a memória temporária e encerra processos travados.

Se a lentidão aparece principalmente na navegação na web, limpe o histórico e os dados de sites do Safari em Ajustes. Já vi o Safari ficar lento sozinho depois que o cache acumula.

Mais uma coisa, a idade da bateria importa. Baterias mais antigas nem sempre acompanham as demandas de pico de energia, e o sistema pode reduzir o desempenho para evitar travamentos ou desligamentos. Se seu iPad tem 4 ou 5 anos, parte da lentidão pode ser envelhecimento do hardware. Ainda assim, eu tentaria primeiro a limpeza de armazenamento e as mudanças mais leves nas configurações, porque muitas vezes o problema é bagunça de software, não um dispositivo acabado.

Eu começaria por aqui, nesta ordem: espere passar o efeito da atualização, libere armazenamento, reinicie, reduza a atualização em segundo plano, limpe o Safari e só depois pense na idade da bateria. Essa sequência resolveu para mim mais de uma vez.

Sim, alguma lentidão com a idade é normal. Não, nem sempre é obsolescência programada. Na maioria das vezes, é uma mistura de desgaste da bateria, apps mais pesados e o iPadOS fazendo mais do que fazia há 3 anos.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre a importância do armazenamento, mas acho que as pessoas culpam o armazenamento rápido demais. Se o seu iPad parece lento e a bateria descarrega rápido ao mesmo tempo, eu olharia primeiro para a saúde da bateria e o comportamento dos apps. Um único app ruim sincronizando em segundo plano vai acabar com os dois.

O que eu verificaria:

1. Menu Bateria.
    Ajustes, Bateria. Procure apps com enorme atividade em segundo plano nas últimas 24 horas e nos últimos 10 dias. Se um app estiver muito fora do normal, remova-o e teste por um dia.

2. Calor.
    Se o iPad fica quente durante coisas simples como Safari ou Notas, um processo travou ou a bateria está envelhecendo mal. Calor e lentidão geralmente aparecem juntos.

3. Abas do Safari.
    As pessoas deixam 100 abas abertas e ficam chocadas quando a RAM é sobrecarregada. Feche-as. O mesmo vale para apps em tela dividida que você nunca fecha.

4. Widgets e localização.
    Widgets demais na tela inicial, localização sempre ativa e push de e-mail consomem bateria e fazem iPads mais antigos parecerem sofridos.

5. Idade da bateria.
    Depois de cerca de 500 ciclos de carga, baterias de lítio tendem a reter menos carga e a cair mais sob carga. Dispositivos mais antigos às vezes reduzem o desempenho para se manterem estáveis.

Se você precisa limpar espaço, Clever Cleaner é bom para limpar lixo de fotos e arquivos grandes rapidamente. Além disso, este guia passo a passo para acelerar seu iPad com o Clever Cleaner é mais fácil de seguir do que ficar fuçando às cegas.

Se nada disso mudar alguma coisa, faça backup, restaure para os padrões de fábrica e recupere. Parece irritante, mas isso corrige muita lentidão estranha. Já tive que fazer isso duas vezes. Irritante, mas funcionou.

Sim, parte disso é normal, mas “normal” não significa inevitável.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @byteguru, mas acho que as pessoas culpam a bateria ou o armazenamento rápido demais. Às vezes, o problema maior é que seu iPad simplesmente está rodando uma versão mais nova e mais pesada do iPadOS do que aquela para a qual ele foi projetado. Mesmo hardware, apps mais exigentes, mais frameworks em segundo plano, mais efeitos visuais. Isso vai se acumulando.

Algumas coisas que eu verificaria e que eles não abordaram muito bem:

• Pressão de RAM, não apenas armazenamento. iPads básicos mais antigos com menos memória começam a engasgar primeiro quando os apps ficam maiores.
  • Apps e sites cheios de anúncios. Parte da “lentidão” às vezes é só conteúdo web ruim sobrecarregando o Safari.
  • Ajustes de Acessibilidade além de Reduzir Movimento. Desativar a transparência pode fazer modelos mais antigos parecerem menos travados.
  • Lentidão no teclado pode indicar ditado, texto preditivo ou teclados de terceiros com algum problema.
  • Se ele só fica lento enquanto está carregando, seu carregador/cabo pode ser ruim. Sério, eu já vi isso acontecer.

Além disso, se o consumo de bateria e a lentidão começaram ao mesmo tempo, confira os dados de Análises em busca de falhas repetidas de apps ou logs de panic. Isso pode indicar um app problemático ou uma falha de hardware mais séria. É meio nerd, mas útil.

Se o seu armazenamento está lotado com fotos/vídeos, o Clever Cleaner é um atalho legítimo para remover duplicatas e arquivos grandes sem passar o dia inteiro fazendo isso manualmente. E se você quiser uma boa análise, esta análise do Clever Cleaner para liberar armazenamento no iPhone e iPad é mais fácil de ler rapidamente do que ficar adivinhando nos Ajustes.

Se o iPad já tem uns 5 a 7 anos, porém, certa lentidão é apenas o preço do envelhecimento do hardware. Não é conspiração, só física e o avanço do software.

Alguma lentidão com o tempo é normal, mas eu discordo um pouco de @byteguru e @voyageurdubois em um ponto: as pessoas costumam buscar “limpeza” primeiro quando o problema real é o caminho das atualizações. Se o seu iPad é tecnicamente compatível, mas está com o chip mais antigo que a Apple ainda permite, cada grande salto do iPadOS pode fazer o dispositivo parecer mais pesado, mesmo quando o armazenamento e a bateria estão apenas moderadamente desgastados.

O que eu observaria e que eles só mencionaram indiretamente:

• Compare o desempenho nas mesmas tarefas. Notas, Arquivos, Safari com uma aba, App Store. Se até os apps da Apple travam, isso aponta mais para carga do sistema do que para um app problemático.
  • Verifique se a lentidão acontece apenas em sites. Muitas reclamações de “iPad lento” na verdade são páginas modernas ruins, vídeo com reprodução automática, rastreadores e anúncios pesados.
  • Teste com o Modo de Pouca Energia ativado por um tempo. Estranhamente, se parecer quase a mesma coisa, a bateria pode não ser o principal gargalo. Se piorar muito, o desgaste da bateria é mais suspeito.
  • Observe sua RAM disponível indiretamente pelo estilo de uso. Se ao reabrir apps eles forem removidos da memória constantemente, seu modelo pode simplesmente estar chegando ao seu limite de idade.

Também acho que a redefinição de fábrica é recomendada um pouco rápido demais. Funciona, claro, mas deve ser o último passo, não o primeiro.

Se o armazenamento fizer parte do problema, o Clever Cleaner é um atalho razoável.

Prós:

• rápido para encontrar fotos duplicadas e vídeos grandes
  • mais fácil do que procurar manualmente em Ajustes
  • pode liberar espaço suficiente para ajudar no comportamento de swap/cache

Contras:

• não vai corrigir RAM envelhecida, desgaste da bateria ou uma versão pesada do iPadOS
  • a limpeza de fotos ajuda, mas não faz milagres para a lentidão do sistema
  • você ainda precisa revisar o que ele sinaliza para não apagar coisas que queria manter

Então sim, o envelhecimento importa. Mas “meu iPad é velho” e “meu iPad está condenado” não são a mesma coisa. Eu trataria isso como três suspeitos separados: carga de software mais recente, condição da bateria e pressão de armazenamento. @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que o armazenamento importa, só que não em todos os casos.