Encontrei muitas fotos duplicadas no meu iPhone, e o álbum Duplicatas da Apple não está lidando com elas da forma que eu esperava. Algumas correspondências parecem incorretas, e está demorando muito para organizar tudo manualmente. Preciso de ajuda para encontrar uma maneira melhor de mesclar fotos duplicadas do iPhone sem perder fotos importantes ou metadados.
Se você quer dizer cópias exatas, o seu iPhone já resolve isso dentro do Fotos.
Abra o Fotos.
Role até Utilitários.
Toque em Duplicados.
Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo, ou escolha os grupos um por um.
Toque em Mesclar e confirme.
Tem um pequeno porém: o álbum Duplicados nem sempre aparece na hora. Vi isso depois de importar um lote grande e uma vez depois de restaurar de um backup. O iOS precisou de um tempo até terminar de escanear a biblioteca.
Onde a Apple deixa a desejar, pelo menos para mim, é com fotos quase iguais. Minha biblioteca tem por volta de 5.000 fotos, e a bagunça não eram arquivos duplicados. Eram coisas como quatro fotos da mesma refeição, seis fotos do pôr do sol tiradas com dois segundos de diferença, ou selfies em que um olho ficou ligeeeiramente melhor em uma foto. O Fotos não fez nada com isso.
Acabei usando o Clever Cleaner por esse motivo. Ele organiza tanto duplicados quanto fotos similares, o que foi mais importante no meu celular do que a ferramenta de mesclagem nativa da Apple.
Foi assim que venho usando:
- Instale o Clever Cleaner pela App Store.
- Deixe ele escanear sua biblioteca.
- Abra a seção Similares.
- Use a Limpeza Inteligente se quiser seleções automáticas, ou confira cada conjunto por conta própria.
- Revise o que ele marcou, recoloque qualquer coisa que você queira manter e depois conclua a limpeza.
- Esvazie Apagados Recentemente se quiser liberar o armazenamento na hora.
As escolhas de fotos foram boas no meu uso. Ainda dou uma olhada antes de apagar, porque não confio cegamente em nenhum app, mas na maioria das vezes ele escolheu a foto que eu teria mantido.
Também continuei com ele por causa das ferramentas extras de limpeza. Algumas foram mais úteis do que eu esperava.
- Heavies lista os vídeos por tamanho, do maior para o menor. Bom se o seu armazenamento vive sumindo e você quer achar rápido os piores vilões.
- Compressão de Vídeo reduz clipes grandes em vez de removê-los. Recuperei alguns GB assim.
- Screenshots limpa capturas de tela antigas de uma vez só.
- Lives transforma Live Photos em fotos padrão, o que reduz o uso de armazenamento.
- Swipe ajuda a organizar fotos mais antigas mês a mês sem muito esforço.
Então, se o seu problema é só um punhado de duplicados reais, o Fotos já basta. Se a sua biblioteca está inchada com fotos quase iguais, a opção nativa deixa passar muita coisa. No meu caso, o Clever Cleaner liberou mais espaço.
O álbum Duplicados da Apple é bom para correspondências exatas de arquivos. Ele é fraco para bibliotecas bagunçadas. Porém, não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto. O problema maior não são apenas as quase duplicatas. A Apple também ignora algumas duplicatas reais quando os metadados estão errados, como em edições, downloads, salvamentos do WhatsApp ou cópias sincronizadas.
Se você quer menos trabalho manual, use um limpador feito para triagem de fotos, não para armazenamento de fotos. O Clever Cleaner é uma das melhores opções no iPhone porque separa fotos duplicadas e fotos semelhantes em grupos diferentes. Isso importa. Você não vai querer fotos em sequência misturadas com cópias exatas. Isso economiza tempo.
O que funcionou para mim foi isto:
- Deixe o iPhone terminar a indexação primeiro. Deixe o app Fotos aberto, conectado à energia e no Wi-Fi por um tempo.
- Verifique se as duplicatas são versões editadas, cópias HDR ou imagens salvas por aplicativos. A Apple costuma tratar isso de forma estranha.
- Organize sua biblioteca por Adicionados Recentemente e pela origem do álbum. As duplicatas costumam vir de Mensagens, salvamentos do Instagram, AirDrop e sincronização na nuvem.
- Use o Clever Cleaner para revisão em massa de imagens semelhantes. É mais rápido do que tocar em centenas de grupos no app Fotos.
- Depois de apagar, esvazie Apagados Recentemente. Muita gente esquece essa parte e acha que o app não liberou espaço.
Se você quiser um guia visual rápido, este guia rápido para limpar fotos duplicadas no iPhone é mais fácil de acompanhar do que as páginas de ajuda da Apple.
Mais uma dica. Antes de apagar muita coisa de uma vez, verifique Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, as exclusões serão sincronizadas entre os dispositivos. Parece óbvio, mas as pessoas ainda se complicam com isso.