Existe uma maneira gratuita de recuperar vídeos excluídos do cartão SD?

Apaguei acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD ao liberar espaço e realmente preciso recuperá-los sem pagar por um software caro. O cartão foi usado na minha câmera e parei de usá-lo imediatamente para evitar sobrescrever qualquer coisa. Existe algum método ou ferramenta gratuita de recuperação de vídeos do cartão SD que realmente funcione?

Conheço bem demais essa situação. Você tira o cartão, procura o clipe, e seu estômago despenca. Talvez você o tenha apagado por engano. Talvez a câmera tenha formatado o cartão. Talvez tenha aparecido algum erro vago do cartão e ele tenha se recusado a ler qualquer coisa. A primeira atitude importa mais do que as pessoas pensam, porque é fácil transformar uma bagunça recuperável em um beco sem saída.

O que já me salvou antes é simples. Vídeo apagado muitas vezes continua no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Então, se você parar de usar o cartão imediatamente, suas chances geralmente ficam bem melhores.

Tire o cartão primeiro

Eu não gravaria nem mais um segundo de filmagem. Nem fotos. Não formate o cartão. Não fique mexendo na câmera tentando soluções aleatórias.

Retire o cartão de memória e deixe-o em paz.

Se a sua câmera permite conectar por USB, eu ainda assim evitaria esse caminho. Um leitor de cartão separado tende a se comportar melhor para varreduras de recuperação. Menos coisas estranhas, menos problemas de conexão.

Verifique se o seu computador ainda reconhece o cartão

Coloque o cartão em um leitor e conecte-o ao computador.

Se o Windows mostrar o cartão, mesmo que diga RAW, não alocado, ou peça para formatá-lo, eu ainda não entraria em pânico. Os aplicativos de recuperação muitas vezes ainda conseguem escanear cartões nesse estado.

Se ele não aparecer no Explorador de Arquivos, abra o Gerenciamento de Disco e veja por lá. Já tive um cartão que sumiu da visualização normal e ainda apareceu no Gerenciamento de Disco, o que já foi suficiente para continuar.

Use uma ferramenta feita para vídeo de câmera, não para arquivos de escritório

É aqui que muita gente se dá mal. Recuperação de fotos e documentos é uma coisa. Vídeo de câmera é mais complicado. Em muitos cartões, a filmagem é dividida em inúmeros fragmentos espalhados por todo o armazenamento. Drones, dashcams, action cams, câmeras mirrorless, todos fazem isso à sua própria maneira irritante.

Tive resultados melhores com o Disk Drill do que com as ferramentas genéricas que testei antes. O motivo é o modo Advanced Camera Recovery. Em vez de pegar o cabeçalho de um arquivo e adivinhar o resto, ele tenta remontar os pedaços de vídeo na ordem correta. Para filmagens de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Insta360, dashcams e equipamentos parecidos, esse tipo de coisa faz muita diferença.

O que eu fiz

1. Instalei o Disk Drill no meu computador.

2. Conectei o cartão SD original com um leitor de cartão.

3. Abri o Disk Drill.

4. Escolhi o cartão SD na lista, cliquei em Search for lost data e depois selecionei Advanced Camera Recovery.

5. Deixei a varredura terminar. Eu não interromperia no meio, a menos que o cartão começasse a desconectar.

6. Visualizei os vídeos que apareceram.

7. Recuperei os arquivos para outra unidade.

Essa última parte importa. Não grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão. Salve-os em outro lugar, sua unidade interna, um SSD externo, qualquer lugar menos o cartão de origem.

Quando o software ainda faz sentido

Eu tentaria software primeiro se o problema parecer lógico em vez de físico. Coisas como exclusão acidental, uma formatação rápida, danos no sistema de arquivos ou um cartão que o computador ainda detecta, mas se recusa a abrir.

Quando eu pararia e enviaria para um laboratório

1. O cartão tem dano físico visível.

2. Ele esquenta rápido quando você o conecta.

3. O computador não o detecta de forma alguma.

4. Ele continua desconectando durante as varreduras.

5. A câmera relata erros relacionados ao hardware.

6. A filmagem é importante o suficiente, trabalho pago, prova legal, filmagem de um evento único, em que uma tentativa caseira ruim causaria mais prejuízo do que a taxa do serviço.

Aprendi isso da pior maneira. Tentativas repetidas em casa com um cartão com defeito tendem a piorar as coisas, não melhorar. Laboratórios de recuperação às vezes leem os chips de memória diretamente, o que está em outro nível em relação ao que um software comum faz.

Se o seu cartão ainda é detectável, pare de usá-lo e faça a varredura logo. Esperar não é o problema. Gravar novos dados é.

Sim. Existem formas gratuitas primeiro, e você deve tentar essas antes de pagar.

Como você parou de usar o cartão SD, suas chances são melhores. Vídeos apagados costumam continuar lá até que novos dados os sobrescrevam. Nessa parte, o @mikeappsreviewer acertou. Onde eu discordo um pouco é que eu começaria com ferramentas gratuitas antes de partir para recuperação paga, a menos que as imagens valham dinheiro ou haja prazos de trabalho envolvidos.

O que eu faria:

1. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD.
    Use USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se uma varredura der errado ou o cartão começar a falhar, você ainda terá uma cópia limpa. Muita gente pula essa etapa e se arrepende.

2. Experimente o PhotoRec.
    É gratuito e feio, mas funciona. Ele ignora o sistema de arquivos e procura dados brutos. É bom para MP4, MOV, AVI, MTS apagados e arquivos semelhantes de câmera. A parte ruim é que nomes de arquivos e pastas geralmente voltam bagunçados.

3. Se o cartão foi formatado pela câmera, tente em seguida uma recuperação baseada em DigiCam.
    É aqui que vale a pena dar uma olhada no Disk Drill, especialmente para vídeo de câmeras e action cams. A varredura focada em câmera dele tende a se sair melhor com clipes fragmentados do que os recuperadores gratuitos mais antigos. Eu ainda testaria primeiro as opções gratuitas, mas o Disk Drill é uma das poucas opções pagas com as quais eu me incomodaria.

4. Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão SD.
    Sempre. Sem exceções.

Alguns fatos rápidos:
PhotoRec é gratuito.
Windows File Recovery é gratuito, mas mais fraco para vídeo de câmera.
Recuva é gratuito, mas muitas vezes não encontra arquivos de vídeo fragmentados.
Se o cartão desconecta, esquenta ou desaparece do Gerenciamento de Disco, pare. Fazer por conta própria fica arriscado muito rápido.

Se você quiser um vídeo passo a passo, este é uma boa opção para recuperação de vídeo de cartão SD:
assista a este guia do YouTube para recuperação de vídeo de cartão SD

Versão curta: sim, a recuperação gratuita é possível. Comece com uma imagem do cartão e depois use o PhotoRec. Se as ferramentas gratuitas falharem e o cartão ainda puder ser lido, o Disk Drill é uma das melhores próximas tentativas.

Sim, de graça é possível, mas vou discordar um pouco de @mikeappsreviewer e @viajantedoceu em uma coisa: nem todo vídeo de câmera apagado precisa de uma tentativa completa de recuperação “avançada” logo de cara.

Se o cartão ainda monta normalmente, eu primeiro verificaria se há arquivos ocultos restantes. Algumas câmeras deixam arquivos auxiliares, pastas temporárias ou subpastas estranhas em DCIM que parecem vazias até você ativar a exibição de arquivos ocultos. Também tente novamente na própria câmera no modo de reprodução. Já vi clipes “sumidos” no PC, mas ainda indexados pela câmera. É raro, mas vale 2 minutos.

Depois disso, caminho gratuito:

• teste com PhotoRec ou Windows File Recovery
  • recupere para o seu PC, nunca de volta para o SD
  • verifique os vídeos recuperados imediatamente, porque alguns arquivos voltam, mas na prática não reproduzem

Uma dica extra que ninguém mencionou o suficiente: se um MP4/MOV recuperado estiver corrompido, tente repará-lo com untrunc ou com a função de reempacotar/convertar do VLC. Às vezes os dados do vídeo estão lá, só que o contêiner foi danificado.

Se as ferramentas gratuitas só conseguirem recuperar fragmentos quebrados, então sim, o Disk Drill é um próximo passo razoável, especialmente para filmagens de câmera e vídeo fragmentado. Não faz milagres, só costuma ser melhor do que os gratuitos mais básicos.

Além disso, esta discussão no FB é basicamente sobre recuperar vídeos e arquivos apagados de um cartão SD.

Se o cartão começar a desconectar, pare de mexer nele. É aí que as pessoas transformam algo “recuperável” em “ops”.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @viajantedoceu, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer abordaram: verifique se os vídeos foram realmente “excluídos” ou apenas não estão mais indexados.

As câmeras frequentemente mantêm os metadados dos clipes separadamente. Se o cartão SD ainda abre, procure por:

• pastas DCIM e PRIVATE
  • AVCHD, MP_ROOT ou pastas específicas do fabricante
  • arquivos sidecar pequenos como THM, XML, BDM, CPI

Às vezes, o fluxo de vídeo ainda está lá, mas a câmera/computador perdeu o índice. Nesse caso, copiar toda a estrutura de pastas para o seu PC pode ajudar mais do que uma varredura de recuperação às cegas.

Minha ordem seria:

1. Ative a proteção contra gravação no cartão SD se ele tiver uma trava.
  2. Copie primeiro os arquivos/pastas visíveis.
  3. Teste os vídeos recuperados ou copiados com o VLC, não apenas com o player padrão.
  4. Se os clipes existirem mas não abrirem, tente reparar o contêiner antes de presumir perda total.
  5. Só então passe para uma recuperação mais profunda.

Eu discordo um pouco de partir direto para varreduras pesadas se o cartão ainda parece normal. A extração profunda pode gerar centenas de fragmentos inúteis, o que desperdiça tempo.

Se você realmente precisar de software, o Disk Drill é um próximo passo razoável depois das tentativas gratuitas.

Prós do Disk Drill:

• bom com mídia de câmera
  • a visualização é útil
  • lida melhor com recuperação de vídeo bagunçada do que muitas ferramentas gratuitas básicas

Contras do Disk Drill:

• os melhores recursos não são totalmente gratuitos
  • os resultados da varredura podem ser excessivos
  • não vale a pena para um cartão com falha física

Então sim, a recuperação gratuita é possível, mas primeiro confirme se os arquivos estão ocultos, mal indexados ou apenas com o contêiner danificado. Essa parte costuma passar batida.