Apaguei acidentalmente fotos da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e algumas são fotos de família muito importantes. Estou procurando uma forma gratuita de recuperar fotos apagadas da câmera Canon do cartão de memória e quero saber quais passos devo seguir imediatamente para evitar perdê-las para sempre.
Sim, ainda há uma boa chance de você recuperar as fotos. A primeira coisa que eu faria, sem hesitar, é parar de usar o cartão SD da Canon agora mesmo. Não tire mais nenhuma foto de teste. Não grave nenhum vídeo. Não mexa nele e deixe a câmera gravar coisas em segundo plano. Se a sua câmera ou computador pedir para formatá-lo, ignore isso.
O que eu vi em cartões da Canon é simples. Quando você apaga uma foto, a câmera muitas vezes remove a entrada do arquivo, mas os dados da imagem permanecem no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Então o principal risco não é a exclusão em si. É o que acontece depois.
Retire o cartão da câmera. Se for um cartão SD de tamanho normal com a pequena trava lateral, deslize-a para a posição de bloqueio. Isso não restaura arquivos por si só, mas reduz as chances de gravações acidentais. É um passo pequeno, mas ainda vale a pena.
Em seguida, use um leitor de cartões e conecte o cartão ao computador dessa forma. Eu evitaria conectar a câmera Canon via USB para trabalho de recuperação. Na minha experiência, um leitor dá aos aplicativos de recuperação um acesso mais limpo ao armazenamento. Além disso, não salve nada no cartão. Não execute o CHKDSK no Windows. Não execute o Primeiro Socorros no Mac antes da recuperação. Essas ferramentas tentam reparar problemas no sistema de arquivos. Elas não foram feitas para recuperar fotos apagadas e, às vezes, pioram um cartão já problemático.
Para a recuperação, use um software de recuperação de arquivos. O Disk Drill é uma opção que as pessoas usam para isso porque ele lê formatos comuns da Canon, incluindo RAW, e permite visualizar os arquivos antes de restaurá-los. A visualização importa mais do que as pessoas pensam. Ela evita que você recupere 400 arquivos com nomes estranhos só para descobrir que metade deles está corrompida.
Aqui está o processo que eu seguiria:
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, nunca no cartão SD.
- Coloque o cartão SD da Canon em um leitor de cartões.
- Abra o aplicativo e selecione o cartão SD na lista de dispositivos.
- Execute uma varredura completa ou universal.
- Verifique a seção de arquivos excluídos ou perdidos.
- Restrinja os resultados a fotos ou formatos RAW.
- Visualize os arquivos que importam para você.
- Recupere-os para o seu computador ou para outra unidade, não de volta para o mesmo cartão.
Antes de ir com tudo na recuperação do cartão, verifique também os lugares chatos. Já encontrei fotos desaparecidas neles mais de uma vez. Veja a Lixeira se você estiver no Windows. Veja o Lixo no Mac. Se você tinha Histórico de Arquivos, Time Machine, Google Drive, iCloud, OneDrive ou sincronização do Canon image.canon em segundo plano, verifique lá também. Às vezes a cópia do SD sumiu e a cópia na nuvem está lá como se nada tivesse acontecido.
Suas chances são melhores se a exclusão aconteceu recentemente e o cartão ficou sem uso depois disso. Se você continuou fotografando com ele, algumas fotos ainda podem voltar, mas alguns arquivos podem ter sido parcialmente sobrescritos, o que significa visualizações corrompidas, arquivos RAW quebrados ou imagens com partes faltando. Então a ordem importa. Pare de usar o cartão. Faça a varredura. Visualize o que aparecer. Recupere para outra unidade.
E sim, depois de um susto desses, eu pararia de confiar nesse cartão pelo resto do dia. Talvez por mais tempo. Alguns cartões parecem funcionar bem até o exato momento em que você precisa que eles não deem problema. É irritante, mas aprendi isso da pior forma.
Existem opções gratuitas, sim. A principal que muita gente deixa passar é o PhotoRec. É gratuito, de código aberto e bom para recuperar JPGs excluídos e muitos arquivos RAW de cartões SD. A desvantagem são os nomes de arquivo feios e uma interface desajeitada. Se você quiser algo mais fácil, o Disk Drill é mais agradável de usar porque as prévias economizam tempo, mas a parte gratuita depende do seu sistema operacional e da versão, então confira antes de começar.
Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas não gosto muito de dizer às pessoas para irem direto para uma varredura completa primeiro. Se o cartão estiver saudável, eu faria primeiro uma imagem do cartão SD com uma ferramenta como USB Image Tool ou Win32 Disk Imager, depois analisaria o arquivo de imagem. Mais seguro. Se o software de recuperação travar ou o cartão estiver instável, você ainda terá uma tentativa limpa sobrando.
Verifique também se a sua Canon gravou o histórico no armazenamento interno por meio do fluxo de trabalho do aplicativo. Se você importou algo antes com Canon Camera Connect, Lightroom ou Fotos do Windows, classifique por data em que a foto foi tirada, não por data de adição. As pessoas pulam isso e acham que as fotos sumiram quando elas estão lá.
Se você quiser um guia rápido sobre como recuperar arquivos de um cartão SD de câmera, isto ajuda: assista a este passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD de câmera
Versão curta:
- Pare de usar o cartão.
- Faça primeiro uma imagem do cartão, se possível.
- Tente o PhotoRec para uma recuperação totalmente gratuita.
- Tente o Disk Drill se quiser pré-visualização e organização mais fácil.
- Salve os arquivos recuperados no seu computador, não no cartão SD.
Se as fotos foram excluídas após uma formatação, as taxas de recuperação caem, mas ainda costumam ser razoáveis em cartões SD da Canon se você não tirou mais fotos depois.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viajeroceleste disseram: verifique se as fotos foram apenas ocultadas por uma pasta DCIM danificada em vez de realmente apagadas. Às vezes, os cartões Canon parecem vazios quando a tabela de pastas fica corrompida, mas os arquivos de imagem ainda estão lá. Nesse caso, uma ferramenta gratuita como o Recuva às vezes consegue encontrar os JPGs rapidamente, e no Linux/macOS você pode até tentar montar o cartão como somente leitura primeiro para evitar mais problemas.
Discordo um pouco de usar apenas o PhotoRec logo de cara. Ele é ótimo, mas remove nomes de arquivos/pastas, o que é irritante se você estiver tentando organizar fotos de família por evento. Se você quiser uma interface mais limpa e uma visualização melhor, o Disk Drill costuma ser mais fácil para recuperação de fotos de câmeras Canon, mesmo que a parte totalmente gratuita dependa dos limites da plataforma. Primeiro visualize, depois recupere, salve em outro lugar. Básico, mas as pessoas ainda erram isso.
Além disso, se a sua Canon fotografou em RAW+JPEG, recupere ambos. Às vezes o JPEG está inutilizado, mas o RAW está bom, ou vice-versa. E se o cartão começar a desconectar ou ficar super lento na leitura, pare de fazer isso por conta própria e clone-o primeiro, porque isso pode significar falha no cartão, não apenas exclusão acidental.
Para leitura extra, esta discussão sobre recuperação de fotos em cartão SD da Canon e correções também cobre situações de recuperação semelhantes.
Resposta curta: sim, existem formas gratuitas, mas sua melhor chance depende mais de não reutilizar o cartão do que de qual aplicativo você escolher.