Existe uma maneira de comprar mais armazenamento do iPhone, não do iCloud?

O armazenamento do meu iPhone está cheio, mas não quero fazer upgrade do iCloud porque preciso de mais espaço no próprio telefone para aplicativos, fotos e atualizações. Estou em dúvida se a Apple permite comprar mais armazenamento interno do iPhone depois da compra ou se existe outra opção que eu deveria considerar. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de liberar espaço ou expandir o armazenamento.

Eu bati na mesma parede: o celular diz que o armazenamento está cheio, o iCloud diz que ainda tenho espaço, e nada disso bate. A parte irritante é simples. Pagar pelo iCloud não adiciona armazenamento físico ao seu iPhone. Isso dá a você espaço extra online para backups, sincronização e arquivos. O armazenamento interno do seu celular continua o mesmo.

Você também não pode comprar mais armazenamento interno para o iPhone depois. Os chips de armazenamento são fixados na placa, então o que você comprou no primeiro dia é o que fica. Pesquisei isso há um tempo, quando o meu estava engasgando em coisas básicas como abrir a câmera e alternar entre apps. Acontece que pouco espaço livre deixa os iPhones mais lentos do que as pessoas imaginam. O iOS precisa de espaço sobrando para lidar com arquivos temporários e tarefas rotineiras do sistema. Quando esse espaço livre fica apertado, o celular inteiro parece estranho.

O que me ajudou primeiro foi verificar o que estava ocupando espaço em vez de ficar adivinhando. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa tela geralmente conta a história rápido. No meu, os piores culpados eram fotos, vídeos, anexos de mensagens e uma pilha inflada de lixo do sistema.

Tentei fazer isso manualmente. Levou uma eternidade. Depois usei o Clever Cleaner, principalmente porque eu já estava cansado daqueles apps de limpeza que te jogam num paywall depois de dois toques. Este aqui era grátis quando usei, sem anúncios, sem nonsense de assinatura. A parte de que mais gostei foi a classificação por tamanho de arquivo. Isso facilitou identificar vídeos gigantes, gravações de tela antigas e capturas de tela aleatórias que eu tinha esquecido que existiam.

A varredura de fotos duplicadas também ajudou. Eu tiro fotos demais da mesma coisa e depois nunca volto nelas. Ele encontrou fotos quase iguais no próprio dispositivo, o que importava para mim porque eu não queria minha biblioteca enviada para algum lugar. Depois de limpar cerca de 12GB, meu celular parou de travar. Não foi sutil. Ele voltou a parecer normal.

Se o seu objetivo é ter mais espaço sem uma cobrança mensal, o armazenamento externo faz mais sentido do que planos de nuvem. Você pode comprar um pen drive Lightning para iPhones mais antigos ou um USB-C para modelos mais novos. Os drives SanDisk iXpand são o exemplo mais comum. Conecte, mova as fotos e vídeos para ele e depois apague-os do celular. Uma compra e pronto. Se você já tem cartões de memória de câmera por aí, um leitor de cartão SD com Lightning também funciona.

Se você quer evitar gastar dinheiro, estas são as opções que valem a pena tentar.

1. Descarregue apps não usados

Em Armazenamento do iPhone, há uma opção para descarregar apps. Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados salvos. Quando você o reinstala, suas coisas ainda estão lá. Usei isso em apps que eu abria uma vez a cada poucos meses.

1. Limpe os dados do Safari

Vá em Ajustes > Apps > Safari e depois limpe o histórico e os dados dos sites. O Safari guarda mais lixo do que eu esperava. O meu tinha acumulado com o tempo e ocupava uma parte do espaço sem motivo algum.

1. Exclua anexos grandes de mensagens

Chats em grupo são assassinos sorrateiros de armazenamento. Vídeos, GIFs, notas de voz, tudo isso se acumula. Em Armazenamento do iPhone, procure por Revisar Anexos Grandes. Dá para liberar muito espaço rápido por ali.

1. Use espaço gratuito em outras nuvens

Se você não quer pagar para a Apple, ainda existem planos gratuitos. O Google Fotos oferece 15GB. O Dropbox oferece 2GB. Não é muito, mas ainda é útil para tirar algumas coisas do celular.

O método antigo com fio ainda funciona melhor para grandes limpezas. Conecte o iPhone ao seu Mac ou PC, copie seus vídeos grandes e pastas de fotos, e depois remova-os do celular. É mais lento e mais manual, claro, mas eu confio mais nisso do que na maioria das opções automatizadas.

Então não, você não pode fazer upgrade do armazenamento interno de um iPhone depois da compra. O que você pode fazer é liberar espaço local, mover arquivos para fora do dispositivo e parar de pagar mensalmente se não quiser. Esse caminho funcionou melhor para mim do que jogar dinheiro no iCloud e torcer para o aviso de armazenamento desaparecer.

Não. Você não pode comprar mais armazenamento interno do iPhone depois que já possui o aparelho. A Apple não oferece upgrades de armazenamento para o chip NAND dentro do dispositivo. Se você comprou 128GB, seu telefone continuará com 128GB.

@mikeappsreviewer está certo no ponto principal, iCloud e armazenamento do iPhone são duas coisas diferentes. Eu só faria uma ressalva em uma parte. Unidades externas ajudam com fotos e vídeos, mas não fazem nada para instalações de apps, atualizações do iOS ou o problema de Armazenamento Cheio ligado ao uso diário do telefone. Para isso, você precisa de espaço livre no próprio telefone.

A melhor saída é recuperar armazenamento local rapidamente:

1. Desative os downloads do Apple Intelligence se estiverem ativados.
    Alguns modelos armazenam recursos de IA localmente. Verifique em Ajustes > Apple Intelligence e Siri.

2. Remova downloads offline.
    Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Mapas. Eles costumam consumir de 5GB a 30GB sem que as pessoas percebam.

3. Reduza o tempo de retenção das Mensagens.
    Ajustes > Apps > Mensagens > Manter Mensagens > 30 Dias.

4. Verifique os caches dos apps indiretamente.
    O iPhone nem sempre oferece um botão para limpar cache. Apps como TikTok, Instagram, Reddit e Chrome podem inchar. Excluir e reinstalar o app frequentemente libera vários GB.

5. Atualize usando um computador.
    Se uma atualização do iOS falhar por falta de armazenamento, o Finder ou o iTunes às vezes precisa de menos espaço livre do que atualizar no próprio aparelho.

Se a sua biblioteca de fotos for o principal problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar duplicatas e arquivos grandes. Esta página da App Store é o jeito mais fácil de obtê-lo:
limpador gratuito de armazenamento do iPhone para fotos duplicadas e arquivos grandes

Se você precisa permanentemente de mais espaço para apps e atualizações, a única solução real é um iPhone com mais armazenamento. Chato, sim. Mas essa é a resposta honesta.

Não. A Apple não vende upgrades de armazenamento interno do iPhone depois que você compra o aparelho. O iCloud é apenas espaço na nuvem, não espaço extra para apps ou para o iOS no próprio dispositivo. Então, na questão principal, @mikeappsreviewer e @caminantenocturno estão certos.

Onde eu discordo um pouco é da ideia de que armazenamento externo é uma solução para a maioria das pessoas. Ajuda a arquivar fotos e vídeos, claro, mas quase não faz nada pelos verdadeiros pontos de dor, como instalação de apps, acúmulo de dados do sistema e falhas em atualizações. Se o seu telefone está constantemente no limite, um pendrive é mais uma missão paralela de armazenamento do que uma solução.

O que eu analisaria no lugar:

• Anexos do app Mail e e-mails baixados. Algumas contas armazenam em cache uma quantidade absurda localmente.
  • Memorandos de Voz. As pessoas esquecem que isso existe e depois encontram 8 GB de gravações.
  • Pasta de downloads do app Arquivos. PDFs, ZIPs, edições de vídeo, tranqueira aleatória.
  • Apps de edição de fotos como CapCut, InShot, Lightroom. Eles podem acumular arquivos de projeto mesmo depois que você exporta.
  • Excluídos Recentemente no Fotos. Apagar coisas sem esvaziar esse álbum é basicamente uma limpeza de mentira.

Além disso, reinicie o telefone depois de uma grande limpeza. Parece bobo, mas o iOS às vezes recalcula o armazenamento com mais precisão depois disso.

Se as fotos forem as principais culpadas, o Clever Cleaner é realmente útil para eliminar duplicatas e arquivos enormes sem o circo habitual de paywall. E se você quiser uma opinião externa sólida, esta é uma análise bem fácil de ler de um app realmente gratuito de limpeza de armazenamento do iPhone para fotos duplicadas e arquivos grandes.

Se você precisa de mais espaço para apps no longo prazo, a verdade irritante continua sendo: iPhone com mais armazenamento ou limpeza regular. É isso. A Apple mantém isso bem simples, e meio brutal.

Não, não há uma forma legítima de comprar mais armazenamento interno do iPhone após a compra. Quanto a isso, @caminantenocturno, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer estão basicamente certos.

Uma coisa que eu acrescentaria, porém: as pessoas focam demais em fotos. Às vezes, o verdadeiro vilão do espaço são apps com muitos dados internos. Jogos, editores de vídeo, bibliotecas de músicas baixadas e apps de podcast podem consumir silenciosamente dezenas de GB. Se um app mostrar um uso absurdo em Armazenamento do iPhone, substituí-lo por uma alternativa mais leve pode liberar mais espaço do que apagar 2.000 capturas de tela.

Além disso, se você usa o Fotos do iCloud com “Otimizar Armazenamento do iPhone”, isso pode ajudar, mas não instantaneamente. Eu discordo um pouco de quem trata isso como uma solução mágica. Se o seu telefone já estiver criticamente cheio, a otimização pode não salvar você rápido o suficiente.

Sobre o Clever Cleaner:

Prós

• bom para fotos duplicadas e vídeos grandes
  • maneira simples de identificar desperdício rapidamente
  • útil se o app Fotos for o principal problema

Contras

• não vai criar armazenamento interno de verdade
  • menos útil se apps/dados do sistema forem o verdadeiro problema
  • apps de limpeza em geral podem não detectar armazenamentos estranhos ligados aos contêineres dos apps

Então sim, o Clever Cleaner faz sentido para bagunça de fotos, só não como solução para tudo.

A resposta direta continua sendo esta: se você precisa permanentemente de mais espaço para apps, mídia e atualizações, precisa continuar limpando o telefone regularmente ou mudar para um iPhone com maior capacidade depois.