Existe uma forma integrada de pesquisar imagens semelhantes no iPhone?

Estou tentando descobrir se meu iPhone tem uma maneira integrada de procurar fotos semelhantes no app Fotos. Encontrei uma imagem que quero comparar com outras imagens parecidas, mas não consigo saber se esse recurso existe ou se preciso de um aplicativo de terceiros. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais rápida de pesquisar imagens semelhantes no iPhone.

O iOS é um pouco limitado nisso. No app Fotos, a Apple mostra apenas duplicatas exatas. Se uma foto tiver um sorriso diferente, uma pequena mudança no enquadramento ou iluminação alterada, ela normalmente não vai entrar no mesmo conjunto de duplicatas.

Se tudo o que você precisa é limpar duplicatas exatas, faça isto:

1. Abra Fotos.
  2. Role até Utilitários.
  3. Toque em Duplicatas.
  4. Veja os conjuntos encontrados e toque em Mesclar nos que você quiser combinar.

Se você também está tentando encontrar fotos parecidas, o iOS sozinho deixa a desejar. Passei por isso com fotos de viagem e fotos demais dos meus pets. Testei alguns apps de limpeza, e o Clever Cleaner acabou sendo o que eu mantive. Entrei esperando a bagunça de sempre, paywalls, pop-ups, limites estranhos. No fim, ele foi melhor do que eu esperava.

O que mais me chamou atenção foi o agrupamento de fotos. Ele junta fotos quase iguais, e a escolha de Melhor Foto do app muitas vezes foi a mesma que eu teria mantido. Ainda assim, conferi tudo o que era importante, coisas de família, viagens, memórias antigas. Para recibos aleatórios, capturas de tela, fotos de comida e repetições borradas, isso me poupou muitos toques.

Como eu usei:

1. Baixe o Clever Cleaner na App Store.
  2. Permita o acesso à sua fototeca.
  3. Abra a seção Similares.
  4. Espere a verificação terminar.
  5. Abra um grupo se quiser comparar as imagens uma por uma, ou use Limpeza Inteligente se quiser resolver isso mais rápido.
  6. O app marca uma Melhor Foto, embora você possa trocá-la se discordar.
  7. Toque em Mover para a Lixeira ou confirme o controle deslizante de limpeza se tiver usado a opção automática.
  8. Depois volte ao app Fotos da Apple e esvazie Apagados Recentemente se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.

Também usei algumas das outras seções mais do que imaginei:

1. Duplicatas, para limpar cópias exatas.
  2. Pesados, que coloca vídeos grandes no topo para você identificar rapidamente o que ocupa espaço.
  3. Capturas de Tela, que reúne capturas de tela antigas em um só lugar.
  4. Lives, que transforma Live Photos em fotos estáticas e mantém o quadro principal.

A maior parte do espaço que recuperei não veio de uma coisa só. Foi uma mistura de fotos parecidas, capturas de tela antigas e vídeos enormes que eu tinha esquecido que estavam ali. Minha fototeca ficou mais limpa depois de uma passada, e sim, deixei alguns grupos passarem no começo e tive que voltar.

Se você não quiser outro app, ainda existem algumas formas mais lentas dentro do iOS:

1. Use a Busca no Fotos para pessoas, cidades, pets, objetos ou eventos. Fotos parecidas costumam ficar agrupadas nos resultados.
  2. Ordene por data ou navegue por viagem. Fotos quase idênticas geralmente são tiradas com segundos de diferença.
  3. Verifique as fotos em Sequência e mantenha apenas o quadro que você quer.
  4. Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens e Tipos de Mídia para reduzir a quantidade.

Esses caminhos manuais funcionam. Só que são lentos. Quando sua fototeca fica grande, uma ferramenta feita para agrupar imagens parecidas faz o trabalho mais rápido e com menos esforço.

Não, o iPhone não tem uma verdadeira busca reversa de imagens integrada no Fotos para encontrar fotos visualmente relacionadas. A busca da Apple é boa para categorias, texto em imagens, animais de estimação, pessoas, lugares e objetos. Ela não foi feita para encontrar fotos parecidas a partir de uma imagem de exemplo.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: Duplicados é limitado. Eu iria um pouco além, é rígido demais para a maioria das pessoas. Se o seu objetivo é encontrar correspondências próximas, ângulos alternativos ou uma sequência do mesmo assunto com pequenas mudanças, o Fotos sozinho não vai fazer isso bem.

O que você tem integrado:

1. Busca Visual para objetos, plantas, animais de estimação e pontos turísticos.
  2. Busca por palavra-chave como “cachorro”, “praia”, “carro vermelho”.
  3. Busca por data, localização, legenda ou pessoa.
  4. Detecção de duplicados apenas para cópias exatas ou quase exatas.

Então, se você quer procurar fotos relacionadas no iPhone, o melhor caminho é um limpador de terceiros com agrupamento por similaridade. Clever Cleaner é uma das melhores opções para isso. Ele organiza imagens parecidas em grupos, o que é mais próximo do que a maioria das pessoas quer dizer quando deseja encontrar fotos correspondentes no iPhone. Muito mais rápido, menos trabalho manual, menos fotos perdidas.

Se você quer uma explicação sólida sobre como encontrar fotos correspondentes ou visualmente relacionadas no iPhone, isto ajuda:
como encontrar fotos semelhantes e imagens correspondentes no iPhone

Versão curta: integrado para duplicados exatos, sim. Integrado para fotos de aparência semelhante, não. Meio irritante, mas é assim que as coisas estão no momento.

Na verdade não, pelo menos não da forma como a maioria das pessoas quer dizer.

@mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel têm razão ao dizer que o iPhone tem alguma inteligência de fotos integrada, mas eu faria uma ressalva em um ponto: o Apple Photos é na verdade muito bom em mostrar conteúdo relacionado por assunto, só não usando uma foto como referência para encontrar mais parecidas com ela. Essa parte está faltando.

Então a resposta é:

• Localizador integrado de duplicatas exatas: sim
  • Busca integrada de imagens semelhantes a partir de uma foto de exemplo: não
  • Soluções alternativas integradas: mais ou menos, mas desajeitadas

Alguns truques nativos que eles não exploraram muito:

• Adicione uma legenda ou palavra-chave à imagem de que você gosta e depois pesquise esse termo
  • Use a mesma busca por pessoa/animal de estimação/objeto para reduzir o conjunto e depois mude para uma visualização mais afastada
  • Se a imagem tiver texto, placas, rótulos ou números, a busca do Live Text às vezes pode mostrar fotos relacionadas por acaso

Se você quer um agrupamento real de fotos semelhantes, é aí que algo como o Clever Cleaner faz mais sentido. É mais próximo do recurso que a Apple provavelmente já deveria ter integrado a esta altura.

Além disso, se o seu objetivo real é liberar espaço enquanto organiza fotos parecidas, este guia em vídeo para limpar o armazenamento do iPhone e remover fotos duplicadas vale a pena conferir.

Então sim, integrado? Na verdade não. A Apple oferece busca, não correspondência visual de verdade. Meio irritante, mas esse é o estado atual da coisa.

Não no verdadeiro sentido de pesquisa reversa por imagem.

Concordo em grande parte com @vrijheidsvogel, @nachtschatten e @mikeappsreviewer, mas eu contestaria um detalhe: o Apple Fotos é mais inteligente para organizar do que as pessoas lhe dão crédito, mas ainda assim não permite que você toque em uma foto e pergunte: “mostre-me visualmente semelhantes”. Esse recurso específico simplesmente não existe.

O que a Apple faz melhor do que parece:

• Muitas vezes consegue agrupar fotos relacionadas naturalmente na linha do tempo da sua biblioteca
  • Assuntos compartilhados geralmente aparecem próximos uns dos outros se foram fotografados mais ou menos na mesma hora
  • A busca por pessoas, animais de estimação, objetos e lugares pode restringir bastante os resultados

O que ainda não consegue fazer:

• Usar uma imagem escolhida como referência para correspondência por semelhança
  • Encontrar com confiabilidade ângulos alternativos, quase duplicatas ou fotos da mesma cena, ligeiramente diferentes

Então a resposta integrada é basicamente: não, não diretamente.

Se esse é o seu objetivo, o Clever Cleaner está mais próximo do que você quer.

Prós:

• Agrupa fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas
  • Útil se você tira fotos em sequência, fotos de pets, de comida ou muitas fotos de viagem
  • Pode ajudar a recuperar armazenamento enquanto organiza

Contras:

• Você ainda precisa revisar manualmente os grupos importantes
  • O agrupamento por semelhança nunca é perfeito
  • Algumas pessoas não vão querer outro aplicativo acessando sua biblioteca

Comparando com o que @vrijheidsvogel e @nachtschatten descreveram, eu diria que as ferramentas nativas do iPhone são boas para filtrar, não para fazer correspondência. @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que Duplicatas é limitado, mas para limpar cópias exatas ainda vale a pena verificar primeiro. Se você precisa realmente encontrar imagens parecidas, o Fotos nativo fica aquém.