Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone limpando o cache do Twitter/X, mas estou preocupado que isso possa remover minhas postagens salvas, favoritos ou rascunhos. Alguém fez isso recentemente e pode confirmar o que é excluído versus o que permanece sincronizado com a minha conta?
Se o X está ocupando muito espaço no seu iPhone, a principal coisa a saber é que limpar o cache é seguro. Isso não vai apagar suas publicações, seguidores, favoritos nem nada vinculado à sua conta. A maior parte do que você está removendo é só conteúdo temporário que o app salvou para que seu feed, imagens, GIFs, miniaturas e páginas do navegador interno carreguem mais rápido.
Os controles de cache no app ficam um pouco escondidos. Abra o X, toque no ícone do seu perfil no canto superior esquerdo e depois vá em Configurações e suporte > Configurações e privacidade > Acessibilidade, exibição e idiomas > Uso de dados. Role até o fim e você deverá ver Armazenamento.
Há duas áreas separadas ali:
- Armazenamento de mídia é a opção para imagens, GIFs, miniaturas de vídeos e mídias em cache semelhantes. Se você tocar em Limpar armazenamento de mídia, esses arquivos temporários serão apagados. Isso não desconecta você.
- Armazenamento da web é para páginas e cookies de links que você abriu no navegador integrado do X. Limpar armazenamento de páginas da web normalmente só remove os dados em cache das páginas. Limpar todo o armazenamento da web também remove os cookies, então essa opção vai desconectar você dos sites em que estava conectado pelo navegador interno do app.
Se o app ainda mostrar um tamanho absurdo no Armazenamento do iPhone, como 10 GB ou 20 GB, os botões dentro do app podem não ser suficientes. Nesse caso, use a opção de descarregar do iOS em vez de apagar o app de vez.
Vá em Ajustes do iPhone > Geral > Armazenamento do iPhone > X e toque em Desinstalar App. Depois disso, toque em Reinstalar App. Descarregar remove o app em si, mas mantém os dados locais importantes, incluindo informações relacionadas ao login, então isso pode limpar uma parte bem maior da mídia em cache sem apagar totalmente o app como uma exclusão normal faria.
Dito isso, cheguei a um ponto em que limpar o cache do X só me devolveu cerca de 2 GB, e meu celular ainda parecia lento. O problema real era meu app Fotos. Um monte de capturas de tela, fotos quase duplicadas e todas aquelas imagens extras tiradas na tentativa de conseguir uma foto decente estavam ocupando muito mais espaço do que o X jamais ocupou.
Muitos apps de limpeza são irritantes nesse ponto. Eles escaneiam seu celular de graça e depois, de repente, pedem uma assinatura semanal quando você realmente quer apagar alguma coisa. O que acabou sendo útil para mim foi o Clever Cleaner. Ele é realmente grátis, sem anúncios nem bloqueio pago escondido no botão de apagar.
A aba Heavies é especialmente útil porque organiza fotos e vídeos por tamanho de arquivo, então você consegue ver imediatamente o que está ocupando mais espaço. Ela também mostra os tamanhos exatos dos arquivos, inclusive de capturas de tela, o que facilita decidir o que vale a pena apagar.
A aba Similars provavelmente é a melhor parte se o rolo da câmera estiver cheio de quase duplicatas. Ela agrupa fotos semelhantes e ajuda você a manter a melhor em vez de ter que vasculhar manualmente dez versões da mesma imagem. Ela também faz o processamento no seu dispositivo, então suas fotos não são enviadas para outro lugar só para serem organizadas.
Então sim, limpe o cache do X se o app estiver lento ou pesado. É seguro e pode ajudar. Mas se o seu iPhone vive reclamando de armazenamento, provavelmente é na sua biblioteca de fotos que está a limpeza maior escondida.
Os rascunhos são o ponto fraco aqui, porque são mais ligados ao dispositivo local do que os favoritos ou as postagens salvas. Limpar o cache de mídia/web dentro do X não deve afetar seus favoritos, postagens salvas, postagens, contas seguidas ou informações da conta, já que isso fica vinculado à sua conta. Mas, se você for além de limpar o cache e excluir o aplicativo, eu copiaria qualquer rascunho inacabado para algum outro lugar primeiro. Desinstalar mantendo os dados é mais seguro do que excluir, mas eu ainda não trataria os rascunhos como algo com backup. Os favoritos ficam bem depois de entrar na conta novamente. Aquele tuíte irritado meio escrito da última terça-feira, talvez não.
Limpar o cache não é o mesmo que excluir os dados da sua conta X. Seus favoritos/posts salvos estão vinculados à sua conta, então devem voltar assim que o app recarregar ou você entrar novamente. A coisa com a qual eu teria mais cuidado é qualquer coisa que você ainda não tenha realmente postado ou salvo na conta, como rascunhos, respostas não enviadas ou talvez logins estranhos no navegador interno do app. Antes de fazer qualquer coisa maior do que os botões de armazenamento do X, abra seus rascunhos e copie tudo o que for importante para o Notas. Depois, limpe primeiro o cache de mídia/web. Se você excluir e reinstalar o app, espere um tamanho de app mais limpo, mas trate os rascunhos locais como descartáveis.
Não use “Apagar App” como sua primeira atitude se houver algo inacabado nos rascunhos do X. Essa é a única área em que eu ficaria receoso, porque é fácil presumir que tudo no app está vinculado à conta quando parte disso pode existir apenas naquele telefone.
Os favoritos/publicações salvas devem ficar bem. Eles estão vinculados à sua conta do X, então limpar o armazenamento de mídia ou o armazenamento da web não deve removê-los. O mesmo vale para suas próprias publicações, curtidas, seguidores, DMs etc. A coisa chata que pode acontecer é menos dramática: depois de limpar o cache, o app pode parecer “vazio” ou lento por um tempo porque precisa recarregar imagens, vídeos, fotos de perfil, prévias de links e timelines novamente. Se você estiver usando dados móveis, isso pode consumir dados mais rápido do que você espera.
Eu faria nesta ordem: copie quaisquer rascunhos com os quais você se importa, limpe o armazenamento de mídia e depois limpe o armazenamento de páginas da web, se necessário. Só use “limpar todo o armazenamento da web” se você não se importar em sair de sites abertos dentro do X. Se o número em Armazenamento do iPhone ainda parecer enorme logo depois, reinicie-o ou espere um pouco antes de presumir que falhou. O relatório de armazenamento do iOS pode atrasar e fazer parecer que nada mudou quando a limpeza já aconteceu.