Em qual software de recuperação de fotos você confiaria mais?

Excluí acidentalmente uma pasta com fotos importantes da família e depois percebi que alguns arquivos podem ter sido sobrescritos. Preciso de ajuda para encontrar um software confiável de recuperação de fotos que possa recuperar imagens excluídas com segurança sem danificar o que restou. Se você já teve sucesso com ferramentas de recuperação de imagens para fotos perdidas, eu realmente agradeceria suas recomendações.

Ao longo dos anos, estraguei cartões de memória suficientes para aprender primeiro uma regra chata. Pare de usar a unidade imediatamente. Não tire mais fotos nela. Não copie arquivos para ela. Nem sequer fuce mais do que o necessário.

O que normalmente acontece depois da exclusão é simples. Os dados da foto muitas vezes ainda estão lá, mas o sistema marca o espaço como livre. Assim que novos dados ocupam esses mesmos locais, suas fotos antigas já eram. Depois da sobrescrita, as ferramentas de recuperação deixam de importar. Então, se você quer as melhores chances, ejete o cartão ou desconecte a unidade agora e depois trabalhe em outra máquina, se tiver uma.

O que importa mais do que o nome do aplicativo

Já testei um monte de ferramentas de recuperação, e o padrão continuou o mesmo. A vencedora muitas vezes era a que eu usava cedo, antes de piorar o erro. Então eu escolheria com base em três coisas. O nível de dano do cartão. Quanta bagunça você vai tolerar. Quanto dinheiro você quer gastar numa recuperação única.

Se você quer a que eu uso primeiro, ainda é o Disk Drill. Continuei voltando para ele porque tende a encontrar mais arquivos de câmera intactos sem me fazer brigar com a interface por uma hora. Ele lida com tipos RAW comuns como CR3, NEF e ARW, e o modo de varredura focado em câmera me ajudou em cartões nos quais outras ferramentas retornaram arquivos inúteis que pareciam bons até eu abri-los.

Arquivos fragmentados são onde muitos programas fracassam feio. As câmeras nem sempre gravam um bloco organizado por foto ou vídeo. Pedaços acabam espalhados. Algumas ferramentas recuperam esses pedaços como se fossem arquivos completos, depois você os abre e encontra corrupção, blocos cinza ou nada. O Disk Drill se saiu melhor para mim aqui do que a maioria, especialmente com clipes e sequências RAW maiores.

O porém é a versão gratuita. No Windows, a recuperação é limitada a 100 MB. Para fotos, isso acaba rápido. Ainda assim é útil. Já usei para visualizar um cartão, confirmar que os arquivos ausentes ainda estavam lá e então decidir se valia a pena pagar.

Se você quer ferramentas gratuitas

Há dois nomes que as pessoas continuam mencionando por um motivo, PhotoRec e Recuva. Ambos valem a tentativa. Ambos vêm com concessões.

PhotoRec

O PhotoRec ataca a unidade em um nível mais baixo. Ele examina setores brutos em busca de assinaturas de arquivo em vez de depender do sistema de arquivos para fazer sentido disso. Isso ajuda quando o cartão está destruído a ponto de o computador mal reconhecer o que ele é, ou nem o montar corretamente.

A parte ruim, e sim é irritante, é o fluxo de trabalho. Nada de navegador bonito. Nada de galeria elegante. Nenhum nome original bonitinho. Muitas vezes você recebe um monte de arquivos com nomes como f12345.jpg e então separa a pilha à mão. Fiz isso uma vez depois de um erro no cartão durante uma viagem e passei metade da noite abrindo arquivos aleatórios até encontrar os que valiam a pena. Funcionou, mas não foi divertido.

Recuva

O Recuva é mais fácil. Muito mais fácil. Se você está no Windows e o erro foi recente, tipo você excluiu uma pasta e percebeu na hora, ele é uma primeira tentativa decente. É gratuito e rápido, por isso tanta gente começa por ele.

Onde ele ficou devendo para mim foi em cartões danificados, mídias formatadas rapidamente ou qualquer situação bagunçada. Nesses casos, muitas vezes encontrou menos coisas, ou encontrou arquivos que pareciam recuperáveis mas não estavam intactos. Em uma unidade saudável com uma exclusão básica, tudo bem. Em um cartão SD suspeito, eu não apostaria muito nele.

O que eu faria no seu lugar

1. Pare de gravar no cartão ou na unidade.

2. Conecte-o em modo somente leitura se a sua configuração permitir, ou pelo menos evite qualquer ação que grave metadados de volta.

3. Execute primeiro uma varredura com Disk Drill e verifique as visualizações. Se um arquivo for visualizado corretamente, suas chances são melhores.

4. Se o cartão estiver muito corrompido, tente o PhotoRec em seguida.

5. Se foi uma exclusão simples no Windows, teste o Recuva logo cedo porque é rápido e gratuito.

6. Recupere os arquivos para uma unidade diferente, não de volta para o mesmo cartão. Já vi gente fazer isso uma vez. Má ideia.

Cada caso de perda é um pouco diferente. A marca do cartão importa. O sistema de arquivos importa. Se foi excluído, formatado ou se o cartão começou a apresentar erros também importa. Então eu faria algumas varreduras e compararia os resultados em vez de apostar em um único aplicativo de cara. Comece com o Disk Drill para ver o que ainda aparece intacto, depois passe para o PhotoRec se precisar de uma varredura mais bruta, mas mais profunda.

Eu confiaria no R-Studio primeiro se as fotos importam mais do que a conveniência. Ele é feio, mas lida melhor com sistemas de arquivos danificados do que a maioria das ferramentas para consumidores. Se alguns arquivos foram sobrescritos, nenhum aplicativo corrige isso. O que você quer agora é a melhor chance para os arquivos que ainda não foram tocados.

Minha lista curta:

1. R-Studio, melhor quando a estrutura da unidade está bagunçada.
  2. Disk Drill, melhor equilíbrio entre qualidade de varredura e facilidade. Boas pré-visualizações. Mais fácil para pessoas comuns.
  3. PhotoRec, melhor raspagem profunda gratuita, pior organização de arquivos.
  4. Recuva, bom para exclusões simples, fraco quando as coisas ficam bagunçadas.

Pequena discordância com @mikeappsreviewer. Eu não começaria com o Recuva, a menos que isso tenha sido uma exclusão simples de pasta no Windows em um SSD ou HDD saudável. Em mídia flash, já vi ele deixar passar coisa demais.

Se isso for um cartão SD ou unidade USB, faça uma imagem primeiro e depois escaneie a imagem. Isso reduz o risco. Recupere para uma unidade diferente. Se as fotos forem insubstituíveis, o Disk Drill é o que eu entregaria para a família, porque o sistema de pré-visualização ajuda a separar rápido e evitar erros bobos.

Se você quiser um bom resumo, assista a melhores ferramentas para recuperar fotos excluídas e imagens perdidas. É um ponto de partida decente, mesmo que algumas ferramentas acertem ou errem.

Se isso foi um SSD interno, as chances caem rápido porque o TRIM apaga blocos excluídos em muitos sistemas. Desculpa, mas essa parte importa muito.

Se eu tivesse que confiar a um deles fotos de família, eu escolheria o Disk Drill primeiro, depois testaria uma ferramenta mais profunda se os resultados parecessem incompletos. Não porque ele seja mágico, mas porque é o que menos confunde as pessoas enquanto ainda é forte na recuperação de fotos. O recurso de visualização importa mais do que as pessoas imaginam. Se um JPG ou RAW aparece limpo na prévia, isso economiza um monte de suposições.

Eu discordo em parte de @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas em uma coisa. Para usuários normais, eu não iria direto para a ferramenta mais hardcore, a menos que a unidade esteja claramente danificada. Aplicativos super técnicos podem transformar uma situação ruim em algo pior se você começar a clicar por todo lado como um maníaco. Se a mídia ainda monta, o Disk Drill geralmente é a primeira opção mais segura.

Minha lista de confiança seria:

1. Disk Drill pela melhor combinação de segurança, prévias e facilidade
  2. R-Studio quando o sistema de arquivos está uma bagunça total
  3. PhotoRec se você quer algo grátis e não se importa com uma saída feia
  4. Recuva apenas para exclusões simples em armazenamento saudável

Uma verdade feia que ninguém consegue suavizar: fotos sobrescritas muitas vezes se foram de vez. O software de recuperação pode recuperar imagens excluídas, mas não pode desfazer a sobrescrita de dados que já foram substituídos. É por isso que os resultados da varredura podem mostrar nomes de arquivos enquanto as fotos reais estão corrompidas ou meio cinzas. Irritante, mas é assim mesmo.

Além disso, se isso foi em um SSD, o TRIM pode já ter destruído partes dele. Se foi em um cartão SD, pendrive ou disco rígido externo, suas chances são um pouco melhores. Eu também evitaria ferramentas de reparo agora. Elas podem gravar alterações e piorar as coisas. Já vi isso acontecer. Duas vezes. Me senti idiota nas duas lol.

Para uma visão geral decente de os melhores softwares para recuperar fotos apagadas, esse compilado vale a pena conferir.

Versão curta: Disk Drill é o que eu entregaria a um parente sem precisar ficar olhando por cima do ombro dele a cada 5 segundos. Se ele deixar passar coisa demais, aí passe para o R-Studio ou o PhotoRec. Recupere para outra unidade, não para a mesma. Essa parte realmente importa.