É possível recuperar fotos excluídas de um cartão SD?

Apaguei acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD enquanto liberava espaço e agora estou tentando descobrir se elas podem ser recuperadas. Essas fotos significam muito para mim, e eu quase não usei o cartão desde que isso aconteceu. Qual é a melhor maneira de recuperar fotos excluídas de um cartão SD sem piorar a situação?

Já passei por isso uma vez e, sim, aquela sensação de frio no estômago chega rápido. A primeira coisa que fiz foi parar de mexer no cartão SD. Nada de mais fotos, nada de tentar de novo, nada de colocá-lo de volta na câmera. Tire-o e deixe-o quieto.

Fotos apagadas normalmente não são removidas na hora. O cartão marca o espaço como livre, e depois novos dados gravam por cima. Então, se você continuou fotografando depois de apagar ou formatar, as chances de recuperação caem muito. Se o cartão ficou intocado, suas chances ainda são boas, às vezes surpreendentemente boas.

Antes de instalar qualquer coisa, eu verificaria os lugares óbvios.

Se a exclusão aconteceu enquanto o cartão estava montado em um Mac, olhe na Lixeira do macOS. Se isso veio de um celular Android, abra a lixeira do Google Fotos ou a lixeira da Galeria Samsung. Elas costumam manter itens excluídos por 30 a 60 dias. Veja também se o seu celular ou app da câmera estava sincronizando com algum backup em nuvem.

Se nada disso encontrar os arquivos, então o caminho prático é usar um software de recuperação.

Um erro que cometi da primeira vez foi tentar recuperar pelo próprio celular. Péssima ideia. O mesmo vale para conectar algumas câmeras por USB e esperar que o software veja o cartão corretamente. Muitos celulares e câmeras mais novas mostram uma visão limitada do armazenamento, então as ferramentas de recuperação não conseguem acesso bruto ao sistema de arquivos. Em celulares, muitos apps pedem acesso root e, sem isso, muitas vezes puxam miniaturas inúteis em vez das imagens completas. O que funcionou melhor para mim foi um leitor USB simples de cartão SD. Conecte o cartão direto no seu Mac ou PC com Windows e faça a varredura por lá.

Existe uma pilha de ferramentas de recuperação por aí. Algumas são gratuitas. O PhotoRec é uma que muita gente menciona, e ele realmente recupera dados, mas quando usei ferramentas parecidas acabei com uma bagunça de arquivos renomeados e sem estrutura de pastas. Tudo bem se você tem 40 imagens. Horrível se você tem 4.000.

Tive mais sorte com o Disk Drill. Achei mais fácil de lidar, ele reconheceu formatos comuns de foto, incluindo tipos RAW como CR2 e NEF, e o recurso de pré-visualização me economizou tempo porque eu conseguia ver quais arquivos estavam intactos antes de recuperá-los.

Aqui está o processo que eu seguiria.

1. Instale o Disk Drill no seu computador. No macOS, dê a ele Acesso Total ao Disco nas configurações de Privacidade ou ele pode não conseguir escanear a mídia externa direito.

2. Insira o cartão SD com um leitor de cartões e depois abra o app. Seu cartão deve aparecer na lista de unidades.

3. Selecione o cartão SD e inicie uma varredura de dados perdidos. Se você vir uma opção como Varredura Universal, use-a. Ela geralmente verifica exclusões recentes primeiro e depois faz uma análise mais profunda com base em assinaturas de arquivo.

4. Deixe a varredura terminar. Você pode navegar durante a varredura, mas eu geralmente espero. Assim há menos começos em falso.

5. Abra a seção Imagens quando os resultados aparecerem. Filtre por formato se necessário ou percorra tudo. Use o ícone de pré-visualização em cada arquivo.

A pré-visualização importa mais do que qualquer outra coisa aqui. Se a imagem abrir normalmente na pré-visualização, o arquivo geralmente é recuperável. Se não abrir, mostrar partes quebradas, cores estranhas ou meia imagem, o arquivo está danificado e pode não voltar limpo.

6. Selecione as fotos que você quer e depois clique em Recuperar.

Quando ele perguntar onde salvar os arquivos recuperados, não os salve de volta no mesmo cartão SD. Salve no disco interno do seu computador ou em outra unidade externa. Gravar arquivos recuperados no cartão de origem enquanto a recuperação ainda está acontecendo é como as pessoas destroem os últimos pedaços que ainda davam para salvar. Fiz isso uma vez anos atrás com um pendrive. Nunca mais.

Depois que a recuperação terminar, abra algumas das fotos restauradas e verifique. Em tamanho real. Não miniaturas. Quando você souber que os arquivos estão bons, aí sim coloque o cartão SD de volta na câmera e formate-o nela para recomeçar do zero.

Esse é o caminho que eu seguiria. Vá com calma, não grave nada novo no cartão e faça a recuperação a partir de um computador com um leitor adequado. Essa parte importa mais do que as pessoas imaginam.

Sim, fotos excluídas de um cartão SD geralmente podem ser recuperadas, se você parou de usar o cartão rapidamente. A exclusão normalmente remove a entrada do arquivo, não os dados da foto imediatamente. Novas gravações são a principal ameaça.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: mantenha o cartão fora da câmera. Discordo um pouco sobre verificar primeiro a lixeira do dispositivo se o tempo for importante. Se as fotos foram excluídas na câmera, essas lixeiras muitas vezes não vão ajudar, então eu concentraria meu esforço em uma varredura adequada a partir de um computador.

A melhor atitude é fazer primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois analisar a imagem, não o cartão. Isso é importante se o cartão tiver setores fracos ou começar a falhar durante as leituras. No Linux ou macOS, as pessoas costumam usar o ddrescue para isso. No Windows, alguns aplicativos de recuperação também lidam com criação de imagem. Depois, execute a recuperação no arquivo de imagem.

Se você quiser um caminho mais simples, o Disk Drill é uma opção sólida para recuperar fotos de cartão SD. Ele tende a identificar bem JPG, PNG, RAW e outros formatos de câmera, e as visualizações economizam tempo. Salve os arquivos recuperados no seu computador, nunca de volta no cartão SD. Essa parte confunde muita gente.

Se o cartão foi formatado, a recuperação ainda funciona às vezes. A formatação rápida deixa mais coisas para trás do que a formatação completa. Se o TRIM entrou em ação, algo comum em SSDs, as chances de recuperação despencam. Em cartões SD, o suporte a TRIM é menos consistente, então ainda há esperança.

Também vale a pena ler isto: melhor vídeo de software de recuperação para fotos excluídas de cartão SD

Sim, é possível, e o fato de você quase não ter usado o cartão depois é a parte que realmente mais importa.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas eu acrescentaria uma coisa que eles meio que contornaram: se essas fotos são realmente insubstituíveis, não continue testando ferramentas gratuitas aleatórias uma após a outra. Cada montagem, varredura ou gravação extra é mais uma chance de algo estúpido acontecer. Às vezes, a jogada mais segura é uma tentativa de recuperação cuidadosa, não cinco tentativas de talvez esta funcione melhor.

Além disso, as pessoas focam na exclusão, mas a saúde do cartão também importa. Se o cartão SD está agindo de forma estranha, lento, desconectando ou pedindo para ser formatado, trate isso como uma possível falha de hardware, não apenas exclusão acidental. Nesse caso, criar uma imagem primeiro é mais inteligente do que fazer uma varredura direta.

Se o cartão estiver estável, o Disk Drill é uma escolha bastante razoável para recuperação de fotos de cartão SD porque lida bem com formatos de imagem e permite visualizar os arquivos antes de restaurá-los. Essa verificação de visualização é enorme. Se a prévia da imagem parecer normal, você provavelmente tem um candidato sólido para recuperação. Salve tudo no seu computador, não de volta no cartão. É óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso de alguma forma.

Uma pequena discordância com @techchizkid: criar uma imagem primeiro é o ideal, sim, mas para um cartão normal e saudável e uma pessoa sem conhecimento técnico, ir direto para uma varredura em estilo somente leitura no Disk Drill costuma ser o caminho mais realista. Nem todo mundo quer lutar com o ddrescue às 23h enquanto sua de nervoso por causa das fotos do casamento.

Se você quiser um tópico útil sobre esse problema exato, vale a pena dar uma olhada:
como recuperar fotos excluídas de um cartão SD

Versão curta: pare de usar o cartão, use um leitor de cartões, recupere para outra unidade e verifique os arquivos recuperados em tamanho real. Se nada útil aparecer, então pode ser hora de procurar um serviço profissional de recuperação, que é irritantemente caro, mas às vezes é a única saída.