Formatei meu cartão SD sem querer e perdi fotos e vídeos importantes que realmente preciso recuperar. Parei de usar o cartão imediatamente e estou procurando as melhores etapas ou ferramentas de recuperação de dados de cartão SD que possam ajudar a recuperar arquivos formatados sem piorar a situação.
Respire primeiro. Já passei por isso uma vez com um cartão SD depois de uma sessão, e meu estômago afundou do mesmo jeito. Apertei formatar quando queria remover apenas um clipe com problema. Parecia fatal. Não era.
A maioria dos cartões SD em câmeras, drones, celulares e PCs recebe uma formatação rápida. O que geralmente acontece é simples: o mapa de arquivos é apagado, e o armazenamento é marcado como livre. As fotos e os vídeos muitas vezes continuam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima deles.
Então o primeiro passo é chato, mas importante. Pare de usar o cartão agora. Não tire mais fotos. Não grave mais vídeos. Retire o cartão. Se ele tiver uma trava lateral, deslize para a posição travada. Já fiz isso tarde demais uma vez, e perdi parte de um clipe. Aprendi do jeito mais idiota.
Você vai precisar de um computador e de um software de recuperação. Esqueça CHKDSK, truques de Terminal, correções no Prompt de Comando, tudo isso. Essas ferramentas reparam problemas no sistema de arquivos. Elas não recuperam dados de um cartão formatado da forma que você precisa aqui.
O que funcionou melhor para mim foi o Disk Drill. Tive resultados melhores com gravações de câmera e drone nele do que com as opções grátis que testei primeiro. Arquivos de vídeo são onde muitas ferramentas falham, especialmente se os clipes estavam fragmentados. Você recupera os arquivos, claro, mas eles apresentam falhas ou nem abrem. O Advanced Camera Recovery do Disk Drill lidou melhor com esses casos para mim. O recurso de visualização também ajudou, porque eu não queria recuperar um monte de arquivos mortos.
Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec ainda vale a tentativa. Funciona. É feio. A interface parece antiga, e os nomes dos arquivos mais a estrutura de pastas geralmente voltam embaralhados ou ausentes. Se você estiver restaurando centenas de clipes, organizar tudo depois fica irritante bem rápido.
O que eu faria, passo a passo:
- Coloque o cartão SD em um leitor de cartões e conecte-o diretamente ao seu Mac ou PC com Windows.
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no cartão SD.
- Faça a varredura do cartão formatado.
- Se vídeos estiverem faltando e o aplicativo oferecer um modo de recuperação específico para câmera, use-o.
- Visualize os arquivos antes de restaurá-los.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo cartão SD.
Se nada novo foi gravado no cartão, suas chances são boas. Deixe o cartão em paz, faça a varredura dele em um computador e recupere para outra unidade. Essa é a parte que mais importa.
Você já fez a parte mais importante. Você parou de usar o cartão.
Concordo com @mikeappsreviewer nisso. Mas discordo um pouco em um ponto. O PhotoRec é aceitável para lotes antigos de JPG, mas para trabalhos com fotos e vídeos misturados vira uma bagunça rápido. Nomes perdidos, sem pastas, muita coisa para organizar. Se seus arquivos importam, seu tempo também importa.
Minha ordem seria esta:
-
Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD.
Se o cartão estiver falhando, varreduras repetidas pioram a situação. Ferramentas como USB Image Tool no Windows ou dd no Mac/Linux funcionam. Recupere a partir da imagem, não do cartão, se possível. -
Verifique que tipo de formatação aconteceu.
A formatação rápida muitas vezes deixa mais dados recuperáveis.
A formatação completa reduz bastante as chances, especialmente em cartões SDXC formatados em exFAT. -
Use uma ferramenta de recuperação com visualização e suporte a vídeo.
O Disk Drill é uma escolha sólida aqui. Interface melhor, filtragem mais fácil, e tende a se sair bem na recuperação de cartão SD com arquivos excluídos ou formatados. Para fotos, muitos apps funcionam ok. Para arquivos MP4 e MOV, menos funcionam. -
Recupere para o seu computador ou para uma unidade externa.
Não salve nada de volta no cartão SD. Essa parte destrói dados recuperáveis. -
Se o cartão foi usado em uma câmera após a formatação, pare de esperar 100%.
Um novo clipe em 4K pode sobrescrever muita coisa. Algumas fotos causam menos dano. O tamanho importa.
Além disso, ignore apps de celular para isso. Use um leitor de cartões em um PC. Mais estável, menos problemas de permissão.
Se você quiser um passo a passo direto, este guia fácil de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos formatados vale a pena ver.
Versão curta: faça primeiro uma imagem do cartão, escaneie com o Disk Drill, visualize e restaure em outro lugar. Esse é o caminho mais seguro na minha opinião.
Grande ponto que ninguém mencionou o suficiente: verifique onde a formatação aconteceu. Se o cartão SD foi formatado em uma câmera, telefone, GoPro ou drone, esse dispositivo pode ter usado um layout específico de sistema de arquivos. Às vezes, o melhor app de recuperação é o que reconhece assinaturas de mídia daquele dispositivo, e não apenas arquivos excluídos genéricos.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar atividade de gravação, mas discordo um pouco de @cacadordeestrelas quanto a criar uma imagem primeiro como regra universal. Se o cartão está saudável e é lido normalmente, algumas pessoas perdem horas se atrapalhando com ferramentas de criação de imagem que não entendem. Se você não tem conhecimento técnico, uma varredura direta em modo somente leitura com um leitor de cartão estável costuma ser mais rápida e com menos chance de erro. Se o cartão desconecta, apresenta erros ou esquenta, aí sim, crie uma imagem primeiro.
Algumas verificações extras:
- Veja a capacidade do cartão no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco. Se mostrar o tamanho correto, isso é um bom sinal.
- Se o cartão pedir para ser formatado novamente, não clique em nada.
- Tente um leitor de cartão USB diferente antes de concluir que o cartão morreu. Leitores baratos são estranhamente horríveis rs.
- Se os arquivos forem muito importantes, não fique testando 8 apps. Cada ação extra aumenta o risco de erros.
Quanto às ferramentas, o Disk Drill provavelmente é o ponto de partida mais fácil porque ele consegue organizar bem os arquivos encontrados e visualizar fotos e vídeos recuperáveis antes de você restaurar. Isso importa mais do que as pessoas imaginam. O R-Photo é outra opção que vale testar para fotos se você quiser uma alternativa adicional, e o DMDE é poderoso se você conseguir lidar com uma interface menos amigável.
Mais uma coisa: se o cartão SD foi criptografado pelo telefone ou pela câmera, a recuperação normal pode ficar complicada bem rápido.
Se você quiser mais contexto, esta discussão sobre recuperar fotos e vídeos após formatar acidentalmente um cartão microSD de 128GB é bem relevante.
Um pequeno desacordo com @cacadordeestrelas e @jeff: se o cartão estiver estável, eu primeiro verificaria se sua câmera criou uma pasta de backup oculta ou dividiu os clipes em pastas estranhas do fabricante antes de executar a recuperação. Às vezes as pessoas acham que “formatado” significa apagado de vez, mas alguns dispositivos apenas recriaram o diretório e deixaram uma estrutura recuperável para trás.
O que eu acrescentaria:
- Teste o cartão SD em um segundo leitor primeiro
- Verifique SMART ou erros de leitura se o seu adaptador suportar isso
- Recupere primeiro os tipos de arquivo mais importantes, não tudo de uma vez
- Classifique por assinaturas originais como JPG, CR3, NEF, MP4, MOV
Sobre o Disk Drill:
Prós:
- pré-visualizações fáceis
- boa filtragem
- lida bem com varreduras de cartão SD formatado
- razoável para recuperação mista de foto/vídeo
Contras:
- não é a opção mais barata
- varreduras profundas podem ser lentas
- os nomes dos arquivos recuperados ainda podem ser genéricos após uma formatação
O PhotoRec ainda é bom para recuperação por força bruta. O DMDE é mais forte se você entende de sistemas de arquivos. O R-Photo é bom para fotos. O Disk Drill é o meio-termo mais fácil para a maioria das pessoas.
Além disso, se isso foi uma formatação completa em um cartão SD usado no Android como armazenamento interno, as chances de recuperação caem bastante.