Como posso verificar a intensidade do sinal WiFi no Android?

Com dificuldade com WiFi fraco em certos cômodos. Preciso de conselhos sobre como verificar a intensidade do sinal WiFi no meu telefone Android. Alguma recomendação de aplicativo ou recursos embutidos que eu possa usar?

Você pode realmente verificar a força do sinal WiFi no seu Android com bastante facilidade. Aqui estão algumas dicas para ajudar com problemas de sinal fraco, especialmente em certos cômodos.

Primeiro, seu telefone Android tem um recurso embutido para verificar a potência do WiFi. Tudo o que você precisa fazer é ir para Configurações > Rede e Internet > WiFi, e olhar para o indicador de força do sinal ao lado da sua rede. Quanto mais barras você vê, melhor é o sinal.

No entanto, para uma análise mais detalhada, você pode querer usar um aplicativo. Existem vários aplicativos por aí, mas eu recomendo fortemente o Netspot para Android. É ótimo para visualizar a força da sua rede WiFi em diferentes áreas da sua casa. Isso ajuda você a descobrir onde estão os pontos fracos e o que pode estar causando-os.

Com o Netspot, você pode realmente ver um mapa de calor da força do sinal, caminhar com seu dispositivo e obter uma visão ao vivo de quão forte é o sinal em várias partes da sua casa. Super útil se você está tentando encontrar o melhor local para o seu roteador ou fazer ajustes.

Outra opção popular é o App Analyzer WiFi para Android na Google Store. Este aplicativo mostra a você a força detalhada do sinal e também recomenda canais menos congestionados. Ele ajuda a melhorar o desempenho da sua rede.

Se depois de tudo isso você ainda tiver sinais fracos em certos cômodos, considere obter um extensor WiFi ou um sistema de rede mesh. Eles ajudam a cobrir uma área maior com um sinal melhor.

Espero que isto ajude!

Entendo sua dificuldade com sinais WiFi em certos cômodos; eu também já passei por isso. Uma coisa para adicionar às dicas de cacadordeestrelas: o recurso incorporado do seu celular é útil, mas não é super detalhado. Você só verá quantas barras você tem, o que é bem básico.

Para uma visão mais precisa, eu optaria pelo Netspot WiFi Analyzer para Android. Ele lhe dá um mapa visual mostrando quão forte ou fraco seu WiFi é em diferentes áreas, o que ajuda muito quando você precisa ajustar as coisas.

Agora, há outra abordagem: você pode usar as opções de desenvolvedor no seu celular Android para uma leitura mais precisa. Vá em Configurações > Sobre o Telefone e toque no Número da Versão sete vezes para desbloquear as Opções de Desenvolvedor. Depois, vá em Opções de Desenvolvedor > Rede e encontre Throttle de Escaneamento de WiFi. Desative isso para obter varreduras mais frequentes. Agora você pode ver uma força de sinal numérica – qualquer coisa em torno de -30 dBm é excelente, -50 dBm é bom, e -60 dBm ou mais significa que você tem um sinal fraco.

Além disso, enquanto aplicativos como NetSpot e WiFi Analyzer são ótimos, não desconsidere a otimização do sistema. Às vezes, reposicionar seu roteador ou até mesmo mudar sua orientação pode fazer uma diferença. Se você tem o mesmo roteador há anos, talvez seja hora de uma atualização.

Ajustar as configurações do roteador, como alterar o canal WiFi para evitar interferência de redes vizinhas, também pode ajudar. Use o aplicativo WiFi Analyzer para ver quais canais estão menos congestionados e mude para um deles.

Por fim, sistemas de rede mesh como Google WiFi ou Eero são transformadores se você tem várias zonas mortas. Sim, eles custam um pouco mais, mas a melhoria de desempenho geralmente vale a pena.

Eu tentaria todos esses passos; você provavelmente verá uma melhoria antes de ter que investir em hardware extra, como extensores ou sistemas mesh. Continue ajustando, e boa sorte!