Como posso corrigir um cartão SD corrompido depois que minha câmera travou?

Minha câmera travou e falhou enquanto salvava fotos, e agora o cartão SD aparece como corrompido e ilegível. Estou tentando recuperar minhas fotos e descobrir se o cartão pode ser reparado sem perder tudo. O que devo fazer primeiro, e há alguma etapa segura de recuperação de cartão SD que realmente funcione?

Já tive cartões SD falhando nos momentos mais idiotas. No fim de uma sessão. No último clipe de uma viagem. Bem na hora em que sentei para copiar os arquivos. Se o seu cartão aparecer de repente como corrompido, vá com calma por um minuto. A ordem importa muito aqui se você quiser seus arquivos de volta.

A primeira armadilha é o aviso do sistema. O Windows adora mostrar “Você precisa formatar o disco na unidade X: antes de poder usá-lo.” Os celulares fazem a mesma coisa com “O cartão SD está corrompido” e um grande botão de reparo. Não toque em Formatar. Fiz isso uma vez, anos atrás, em um cartão barato e deixei a recuperação muito mais difícil do que precisava ser. A formatação remove as informações do sistema de arquivos que seu dispositivo usa para rastrear os arquivos. A Formatação Rápida ainda é uma má notícia. A Formatação Completa é pior. Se as fotos ou os vídeos importam, feche o aviso e pare de mexer no cartão.

A regra que eu sigo é simples. Recupere primeiro. Repare depois. Se você tentar consertar o cartão antes de copiar os dados, corre o risco de alterar a estrutura no disco e sobrescrever coisas de que ainda precisa.

Para recuperação, tive os melhores resultados com o Disk Drill. O que fez diferença para mim foi o recurso de backup byte a byte.

Veja por que eu me importo com essa parte. Um cartão SD corrompido geralmente é um sistema de arquivos danificado ou um cartão cujo hardware está começando a falhar. Cada leitura coloca mais carga nele. Se você escanear o cartão original repetidamente, está contando com a sorte. Já vi cartões sumirem no meio da varredura. Fazer uma imagem completa primeiro, setor por setor, dá a você uma cópia mais segura para trabalhar no computador. Depois você escaneia a imagem, não o cartão. Se o original morrer depois, sua chance de recuperação ainda continua viva. Após a varredura, verifique as prévias e salve os arquivos recuperados em outra unidade saudável.

Só depois que seus arquivos estiverem seguros você deve tentar consertar o próprio cartão. Esta é a sequência que eu sigo.

1. Execute o CHKDSK

Comece com a ferramenta de verificação integrada do Windows. Ela corrige problemas no sistema de arquivos e às vezes faz um cartão voltar a funcionar sem muito drama. Abra o Iniciar, digite cmd e depois execute o Prompt de Comando como administrador. Digite chkdsk X: /r e substitua X pela letra da unidade do seu cartão SD. A parte /r diz ao Windows para procurar setores defeituosos e recuperar dados legíveis quando possível. Em cartões maiores, isso pode demorar um pouco. Deixe terminar.

2. Experimente o TestDisk

Se o cartão aparecer como não alocado ou se a partição estiver ausente, o CHKDSK geralmente não ajuda muito. É aí que o TestDisk entra. Ele é de código aberto, tem aparência antiga e é meio feio, mas funciona em problemas que ferramentas mais novas às vezes ignoram. Eu o usei uma vez em um cartão que meu laptop nem sequer mostrava no Explorador de Arquivos, e ele encontrou a tabela de partição perdida após uma verificação mais profunda. Se a sua partição foi apagada ou corrompida, o TestDisk tem chance de reconstruí-la.

3. Formate o cartão

Se nenhuma das duas primeiras soluções fizer o cartão voltar a ficar estável, então formate-o. Neste ponto, seus arquivos já devem ter sido recuperados em outro lugar. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão e escolha Formatar. Eu pularia a Formatação Rápida e faria a completa. Leva mais tempo, mas verifica o cartão de forma mais completa. Quanto ao sistema de arquivos, o exFAT geralmente é a escolha certa para cartões SD modernos, especialmente se você grava arquivos de vídeo maiores. O FAT32 tende a ficar irritante rapidamente por causa dos limites de tamanho de arquivo.

Se o cartão voltar a funcionar depois de tudo isso, eu não confiaria nele para coisas importantes. Quando um cartão SD começa a corromper, eu trato isso como um aviso, não como uma falha isolada. Eu deixo esses cartões para transferências descartáveis ou testes, isso se eu ainda ficar com eles. Para qualquer coisa importante, eu os substituo.

Mais uma coisa. Ejete o cartão corretamente todas as vezes. Eu sei que muita gente ignora isso. Eu também ignorei. Depois paguei o preço. Remover Hardware com Segurança existe por um motivo, e grande parte da corrupção em cartões começa quando o armazenamento é removido enquanto as gravações ainda estão sendo concluídas.

Primeiro, pare de usar o cartão. Não tire mais fotos, não deixe o celular ou o PC repará-lo e não copie nada para ele. Novas gravações acabam com as chances de recuperação rapidamente.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere primeiro. Discordo um pouco sobre executar o CHKDSK logo no início. Se a falha aconteceu no meio de uma gravação, o CHKDSK às vezes corrige o sistema de arquivos removendo entradas corrompidas, o que é ruim se essas entradas apontarem para suas fotos perdidas. Eu trato o CHKDSK como uma etapa posterior, não como o primeiro passo.

O que eu faria:

1. Tente o cartão em um leitor diferente.
    Muitos cartões supostamente corrompidos na verdade são leitores USB com defeito. Use um bom leitor USB 3 se você tiver um.

2. Faça uma imagem do cartão primeiro.
    O Disk Drill é bom para isso porque permite escanear a imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. É a melhor escolha se o cartão estiver instável.

3. Recupere os arquivos a partir da imagem.
    Salve as fotos recuperadas no seu computador ou em outra unidade, nunca de volta no cartão SD.

4. Se as fotos estiverem fragmentadas, tente também ferramentas de recuperação específicas para câmeras.
    Para arquivos RAW e de vídeo, às vezes o PhotoRec encontra arquivos que outros aplicativos não encontram. Os nomes dos arquivos e as pastas ficarão uma bagunça, mas foto é foto.

5. Após a recuperação, formate completamente o cartão na câmera, não no Windows.
    As câmeras costumam criar a estrutura de pastas que esperam, como DCIM e outros dados específicos do fabricante. Se o cartão falhar de novo, descarte-o. Cartões SD são baratos, refazer fotos não é.

Se o cartão não for detectado em lugar nenhum ou mostrar 0 bytes, isso indica mais uma falha de hardware. Nesse ponto, a recuperação por software fica incerta.

Se você quiser um passo a passo rápido da recuperação com o Disk Drill, este vídeo é útil:
assista a este guia de recuperação de fotos com Disk Drill

Mais uma coisa: se a bateria da câmera acabou ou ela travou durante a gravação do buffer, alguns arquivos podem ser recuperados, mas não abrir corretamente. Já vi JPEGs voltarem meio acinzentados e arquivos RAW serem recuperados normalmente, então teste tudo.

Não tente “repará-lo” primeiro. Essa é a parte da qual eu discordaria um pouco, embora @mikeappsreviewer e @sternenwanderer estejam certos sobre parar de usá-lo imediatamente. Se a câmera travou no meio da gravação, o cartão pode estar fisicamente intacto e apenas a alocação de arquivos ter ficado bagunçada. O mais seguro é tratá-lo como evidência, não como armazenamento.

O que eu acrescentaria:

• Limpe os contatos e recoloque-o. Sério. Um contato sujo do SD pode simular corrupção.
  • Verifique o Gerenciamento de Disco no Windows ou o Utilitário de Disco no Mac. Se o cartão mostrar o tamanho correto, isso é um sinal muito melhor do que se ele mostrar 0 bytes.
  • Se a marca da sua câmera tiver o próprio utilitário de recuperação, tente isso depois de criar a imagem. Canon, Nikon, Sony etc às vezes produzem arquivos com metadados estranhos que ferramentas genéricas não reconstroem perfeitamente.

Eu ainda usaria o Disk Drill, principalmente porque ele lida bem com recuperação de fotos e permite trabalhar a partir de uma imagem de disco em vez do cartão original. Isso importa muito se o cartão continuar desconectando. Também organize os arquivos recuperados por tipo e carimbo de data e hora, porque depois de uma falha a estrutura de pastas costuma estar destruída, mas as imagens ainda estão lá.

Uma coisa da qual eu discordo um pouco: se esse cartão era importante o bastante para trabalho pago ou fotos de família insubstituíveis, eu não iria “repará-lo e continuar usando-o” depois. Nada disso. Aposente-o. Cartões são baratos, arrependimento sai caro.

Se você quiser um passo a passo, este guia em vídeo de recuperação e reparo de cartão SD corrompido é bem fácil de acompanhar.

Se ele mostrar 0 MB, pedir para inserir o disco ou desconectar o tempo todo, isso provavelmente é falha de hardware e correções por software ficam bem incertas muito rápido.

A principal coisa que eu acrescentaria ao que @sternenwanderer, @techchizkid e @mikeappsreviewer já cobriram: verifique se o dano é lógico ou físico antes de fazer qualquer coisa pesada.

Uma triagem rápida:

• Se o cartão é montado, mostra aproximadamente a capacidade correta e apenas diz “precisa ser formatado”, isso geralmente significa corrupção do sistema de arquivos.
  • Se ele mostra 0 bytes, tamanho errado, desaparece durante leituras ou fica incomumente quente, isso tem cara de falha de hardware.

Na verdade, eu discordo um pouco do impulso de “testar todas as ferramentas”. Muitas verificações repetidas em um cartão que está morrendo podem piorar uma situação ruim. Se o cartão está instável, faça apenas uma passagem controlada, de preferência para cloná-lo/criar uma imagem dele.

Também vale a pena tentar:

• Trave a chave de proteção contra gravação do cartão SD antes de inseri-lo em um computador. Não é perfeito, mas pode evitar gravações acidentais.
  • Use a câmera apenas para testar a detecção, não para reparar. Algumas câmeras oferecem “recuperar banco de dados” ou algo parecido, e isso pode ajudar com vídeo, mas eu só arriscaria isso depois de copiar os dados para outro lugar.
  • No Linux ou no macOS, às vezes um cartão que o Windows recusa ainda será montado em modo somente leitura pelo tempo suficiente para copiar os arquivos.

Sobre o Disk Drill, já que ele foi mencionado:
Prós:

• fluxo de trabalho de criação de imagem fácil
  • suporte sólido para pré-visualização de fotos
  • amigável para iniciantes
  • bom para escanear uma imagem do cartão em vez de forçar o original

Contras:

• não é minha primeira escolha para reparo profundo de partições
  • pode deixar passar alguns arquivos de vídeo fragmentados de forma incomum
  • recursos pagos podem ser necessários, dependendo do que você recuperar

Então minha ordem seria: estabilizar, identificar se o cartão está falhando fisicamente, fazer uma imagem uma vez se possível, recuperar dessa imagem com o Disk Drill ou outra ferramenta, depois aposentar o cartão se ele já corrompeu durante uma gravação na câmera. Mesmo que você o “conserte”, eu não confiaria nele novamente para trabalhos importantes.