Como faço para limpar cookies no Safari do iPhone

O Safari do meu iPhone continua me desconectando de alguns sites enquanto outros permanecem lembrados, e algumas páginas não estão carregando corretamente. Acho que pode ser um problema de cookies, mas não tenho certeza de quais configurações usar ou o que posso perder ao apagá-los. Alguém pode me orientar sobre a maneira correta de apagar os cookies no Safari no iOS e explicar o que cada opção realmente faz com meus dados e logins?

Sim, isso parece uma bagunça de cookies / dados de site no Safari. Veja o que tentar no seu iPhone, passo a passo.

1. Verifique se você está bloqueando cookies

1. Abra Ajustes.
    2. Toque em Safari.
    3. Role até Privacidade e Segurança.
    4. Certifique-se de que
      • Bloquear todos os cookies esteja DESATIVADO.
      • Impedir rastreamento entre sites pode ficar ATIVADO, isso geralmente não quebra logins.

Se Bloquear todos os cookies estava ATIVADO, os sites vão desconectar você o tempo todo.

2. Limpe cookies e dados apenas dos sites com problema
    Isso ajuda a corrigir “algumas páginas não carregando” sem apagar tudo.

1. Ajustes.
    2. Safari.
    3. Toque em Avançado na parte inferior.
    4. Toque em Dados dos sites.
    5. Use a caixa de busca para encontrar o site específico que desconecta você ou não carrega.
    6. Deslize para a esquerda nesse item e toque em Apagar.

Depois reabra o Safari e faça login novamente nesse site.

3. Limpe todo o histórico e cookies do Safari
    Se as coisas ainda estiverem estranhas.

1. Ajustes.
    2. Safari.
    3. Toque em Apagar histórico e dados dos sites.
    4. Escolha Todo o histórico.

Isso desconecta você da maioria dos sites e remove dados em cache. É um bom “reset”, mas um pouco chato porque você terá que fazer login de novo.

4. Verifique bloqueadores de conteúdo ou VPN
    Se você usa bloqueadores de anúncios, filtros de conteúdo ou uma VPN, às vezes eles quebram logins ou carregamento.

1. Ajustes.
    2. Safari.
    3. Em Geral, toque em Extensões. Tente desativá-las para testar.
      Também tente desligar qualquer app de VPN e recarregar a página com problema.
  5. Tenha certeza de que a sincronização do iCloud não está atrapalhando
    Se você usa iCloud para o Safari, dados antigos às vezes causam comportamentos estranhos.

1. Ajustes.
    2. Toque no seu nome.
    3. Toque em iCloud.
    4. Verifique Safari. Desative, escolha manter os dados no dispositivo. Espere um minuto. Depois ative novamente.
  6. Liberar espaço de armazenamento
    Quando o armazenamento do iPhone fica muito cheio, o cache e os cookies do Safari começam a se comportar mal.

1. Ajustes.
    2. Geral.
    3. Armazenamento do iPhone.
      Se o armazenamento estiver quase cheio, remova apps que não usa, vídeos grandes, mensagens antigas.

Para uma limpeza mais fácil, muita gente usa um utilitário como o Clever Cleaner App para limpar arquivos inúteis, duplicados e coisas antigas. Isso costuma ajudar o Safari a rodar mais suave quando o iPhone não está lotado. Você pode baixar aqui:
    limpar o armazenamento do iPhone e lixo oculto de forma simples

7. Lista rápida para manter logins estáveis
    • Mantenha Bloquear todos os cookies DESATIVADO.
    • Evite “Apagar histórico e dados dos sites” todo dia; use apenas quando precisar corrigir problemas.
    • Use “Dados dos sites” nos ajustes do Safari para remover dados de sites individuais quando só um site estiver com mau funcionamento.
    • Mantenha o iOS atualizado em Ajustes > Geral > Atualização de Software.

Se depois de tudo isso o Safari ainda continuar desconectando você aleatoriamente, teste os mesmos sites no Chrome ou Firefox no seu iPhone. Se funcionarem bem lá, quase sempre o problema é cookie, cache ou alguma extensão do Safari em ação.

O navegador Safari do meu iPhone continua me desconectando de alguns sites enquanto outros permanecem lembrados, e algumas páginas não estão carregando corretamente. Acho que pode ser um problema de cookies, mas não tenho certeza de quais configurações usar ou o que devo limpar. Como limpar cookies com segurança no Safari do iPhone sem quebrar todos os logins que eu tenho?

@espritlibre já cobriu bem a limpeza básica de cookies / dados de sites, então vou pular a repetição de todos aqueles toques e menus e focar nas coisas que muitas vezes passam batido:

1. Não culpe só os cookies
    Quando o Safari te desconecta só de alguns sites, metade das vezes não é “os cookies quebraram”, e sim “o Safari está lidando com múltiplas versões” do mesmo site:

• Exemplo: você visita example.com, m.example.com e www.example.com. Cada um pode guardar seus próprios cookies.
      Às vezes um deles é corrompido e você fica logado em uma versão, deslogado em outra, e as páginas carregam pela metade.
      O que ajuda:
    • Na tela de Dados de Sites, procure todas as variações de um site problemático e remova tudo junto. Se você apagar só um subdomínio, o comportamento estranho de logout pode voltar.
  2. Verifique Navegação Privada e grupos de abas
    Parece óbvio, mas muita gente esquece:

• Se você está em Navegação Privada, os cookies são temporários, então os logins não vão persistir.
    • Além disso, Grupos de Abas podem te confundir e fazer parecer que o Safari “esqueceu” as coisas quando na verdade você só está em outro grupo que nunca visitou aquele site.
      Então:
    • Confirme que está usando navegação normal, não Privada.
    • Abra a visão geral de abas e confira se está na “Página Inicial” ou no seu grupo principal de abas quando for testar logins.
  3. Cuidado com “Ocultar Endereço IP”
    Esse é um ponto que eu meio que discordo de deixarem de lado. @espritlibre mencionou VPNs e bloqueadores, mas o próprio recurso “Ocultar Endereço IP” da Apple pode atrapalhar alguns logins:

• Vá em Ajustes > Safari > role até “Ocultar Endereço IP”.
    • Se estiver em “De Rastreadores” ou “De Rastreadores e Sites”, alguns sites com verificações de sessão muito rígidas podem surtar e te desconectar aleatoriamente.
      Tente colocar em DESATIVADO temporariamente e veja se o problema de logout diminui. Se diminuir, você sabe o que está causando.
  4. Verifique suas configurações de data e hora
    A expiração de cookies depende do relógio do seu aparelho. Se a hora estiver errada, alguns cookies “expiram” na mesma hora:

• Ajustes > Geral > Data e Hora
    • Veja se “Automaticamente” está ativado e se o fuso horário está correto.
      Parece bobo, mas isso já resolveu problemas misteriosos de logout mais vezes do que eu gostaria de admitir.
  5. Não fique apagando todo o histórico o tempo todo
    Aqui eu discordo um pouco de como a maioria lida com limpeza de dados. Se você tem o hábito de:

• Usar “Apagar Histórico e Dados dos Sites” todo dia ou sempre que sai do Safari
      seus logins vão ficar uma bagunça, porque você está basicamente dizendo ao Safari “esqueça tudo” o tempo todo.
      Em vez disso:
    • Faça limpezas direcionadas para sites específicos com problema (como o @espritlibre mostrou).
    • Só faça uma limpeza geral quando o Safari estiver claramente com bug em vários sites.
  6. Confusão entre iCloud Chaveiro e cookies
    Muita gente acha que “o Safari esqueceu minha senha” quando na verdade:

• Cookies guardam sua sessão (mantêm você logado).
    • O iCloud Chaveiro guarda suas credenciais de login (usuário/senha).
      Se o Chaveiro está guardando a senha, mas os cookies vivem expirando, você vai continuar vendo a tela de login, mas com os dados preenchidos automaticamente.
    • Vá em Ajustes > Senhas e veja se o site está salvo lá.
      Se estiver, o problema é quase com certeza de cookies/sessão, não que o Safari “perdeu” seu login.
  7. Pressão de armazenamento e lixo oculto
    Quando o armazenamento do iPhone está quase cheio, o Safari pode se comportar muito mal: abas recarregam o tempo todo, logins não persistem, páginas não carregam por completo. Nem sempre é cookie.

• Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se está perto do limite.
      Se estiver, limpe fotos, desinstale apps não usados, etc.
      É aí que algo como o Clever Cleaner App realmente ajuda além dos chavões de marketing. Ele pode te ajudar a remover lixo oculto, duplicados e outros resíduos para que o Safari tenha espaço para cachear e guardar cookies direito. Se quiser um link direto, acesse
      organizar seu iPhone e melhorar o desempenho do Safari
      Isso não vai “consertar os cookies” sozinho, mas pode impedir que o Safari fique instável quando o armazenamento está estrangulado.
  8. Teste o comportamento em um site por vez
    Para descobrir se o problema é geral ou por site:

• Escolha um site que vive te desconectando.
    • Limpe só os dados desse site.
    • Faça login de novo e use normalmente por um tempo sem mexer no histórico global.
      Se esse site ficar estável, mas outro continuar ruim, o problema não são as configurações gerais do Safari, e sim dados específicos de alguns sites entrando em conflito.
  9. Quando desistir do Safari para um site
    Alguns sites simplesmente são feitos tratando o Safari como pós‑pensamento. Se:

• O mesmo site continua te desconectando mesmo depois de limpezas direcionadas
    • Ele funciona perfeitamente no Chrome ou Firefox no mesmo iPhone
      então é provável que o site esteja fazendo algo que o Safari não gosta (manuseio estranho de sessão, redirecionamentos agressivos, etc.). Nesse caso:
    • Use o Safari para a maior parte das coisas
    • Mantenha outro navegador só para aquele site chato
      Não é elegante, mas é melhor do que perder horas brigando com código ruim.

Se você fizer limpezas pontuais em sites com problema, garantir que não está em Navegação Privada, conferir data/hora e liberar um pouco de espaço, normalmente vai se livrar dos logouts aleatórios e das páginas que carregam pela metade sem precisar apagar todos os cookies toda vez.