CCleaner para iPad não está disponível - o que as pessoas estão usando em vez disso?

Fui procurar o CCleaner para iPad e percebi que ele não está disponível, então agora estou tentando encontrar uma boa alternativa para limpar o armazenamento, remover arquivos inúteis e melhorar o desempenho do iPad. Não tenho certeza de quais aplicativos de limpeza para iPad são seguros ou realmente valem a pena usar, e eu realmente agradeceria recomendações de qualquer pessoa que tenha encontrado uma opção confiável.

Se você está tentando encontrar um app no estilo do CCleaner para iPad, a versão curta é esta.

O CCleaner não tem um app de verdade para iPad. Existe uma versão para iPhone, mas no iPad ela roda em modo de compatibilidade e parece estranha, como se ninguém tivesse parado para verificar como ela se comporta em uma tela maior.

A outra questão é mais importante. O iPadOS bloqueia o tipo de limpeza profunda que as pessoas conhecem do CCleaner no Windows. Nenhum app recebe acesso a lixo do sistema, cache de apps em todo o dispositivo, limpeza do tipo registro ou partes internas do Safari. A Apple mantém tudo isso fechado. Então, o que você consegue limpar em um iPad é basicamente o seu próprio conteúdo, fotos, vídeos, capturas de tela, mídia grande. Para a maioria das pessoas, é aí que o armazenamento foi parar mesmo.

O que as pessoas no iPad parecem usar no lugar

Quando continuei vendo essa pergunta em tópicos de apps e fóruns de iPad, um nome apareceu repetidamente, Clever Cleaner.

O motivo é bem simples.

Ele tem uma versão própria para iPad. Não joga anúncios em você. Não te para na última etapa para pedir dinheiro antes de apagar qualquer coisa. E o agrupamento de fotos é mais preciso do que o que o CCleaner costuma fazer, mesmo quando o CCleaner está na versão paga.

Vi muita gente chegar nele depois da rotina comum desses apps de limpeza, instalação gratuita, escaneia sua biblioteca, depois o app bloqueia a limpeza atrás de uma tela de assinatura. Este aqui pula tudo isso. Você abre, os recursos estão lá, pronto.

Ele lida bem com fotos duplicadas

Sim, esta é a parte em que ele se destaca.

A seção Similars não procura apenas arquivos duplicados exatos. Ela também procura correspondências quase iguais. Então, se a sua biblioteca tiver:

• dez fotos em sequência da mesma pessoa
  • quatro fotos do mesmo recibo
  • seis tentativas do mesmo pôr do sol com pequenas mudanças de ângulo
  • fotos repetidas com exposição ou foco diferentes

ela agrupa tudo junto.

Depois, marca uma como Best Shot e permite que você apague as extras rapidamente.

Isso importa mais no iPad do que as pessoas pensam. Muitos iPads acabam guardando anos de fotos de família, imagens baixadas, material escolar, gravações de tela, arquivos aleatórios recebidos por AirDrop. Quando a biblioteca fica grande, a limpeza manual vira uma tarefa cansativa.

Pelo que vi, o CCleaner tende a ser impreciso com correspondências “semelhantes”. Ele costuma jogar fotos sem relação na mesma pilha com frequência suficiente para você parar de confiar e começar a verificar cada item manualmente. Nesse ponto, a economia de tempo desaparece. O Clever Cleaner parece mais ajustado nisso. Menos correspondências estranhas. Menos necessidade de ficar supervisionando.

Outras partes que valem a pena no iPad

A aba Heavies é útil de forma direta. Ela organiza a mídia por tamanho de arquivo, do maior para o menor, e mostra o tamanho exato de cada item.

Se o seu armazenamento sumiu por causa de alguns clipes em 4K, gravações de tela longas, filmes baixados ou exportações editadas gigantes, você vê o problema rapidamente. Sem precisar procurar.

A seção Screenshots segue a mesma linha prática. Cada captura de tela mostra seu tamanho antes da exclusão. Você sabe o que está removendo e quanto espaço está recuperando.

Parece pouco, mas ajuda. Muitos apps escondem a parte útil atrás de rótulos vagos como “limpe 2,3 GB de lixo” e depois fazem você adivinhar o que isso queria dizer. Aqui é tudo claro.

Na parte de privacidade, todo o processamento fica no dispositivo. Nada vai para algum servidor remoto para análise. Se o seu iPad tiver arquivos de trabalho, fotos pessoais, documentos, faturas ou fotos de crianças, eu contaria isso como uma grande vantagem.

Sobre a parte gratuita

Pelo que vi, sim. Grátis significa grátis aqui.

Sem anúncios enfiados entre as análises. Sem paywall antes da exclusão. Sem tela de assinatura aparecendo depois que o app encontra bagunça. Isso é raro nesta categoria, e digo isso depois de testar apps suficientes desse tipo para me irritar com esse padrão.

Uma coisa para manter as expectativas alinhadas

Nenhum app no iPad consegue fazer a rotina completa de limpeza de PC.

Ele não vai tocar nos arquivos do sistema.
Ele não vai limpar as partes internas do Safari para você.
Ele não vai fazer uma limpeza do sistema operacional.
Ele não vai remover lixo oculto de outros apps em todo o sistema.

A Apple não permite isso.

Então, se o seu objetivo é limpar mídia, fotos duplicadas, vídeos grandes e capturas de tela, o Clever Cleaner cobre a parte útil. Para todo o resto fora disso, você ainda precisa entrar em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad e resolver por conta própria.

Se você quiser limpar mais do que mídia sem pagar, uma combinação simples parece resolver a maior parte da bagunça que as pessoas encontram:

• Clever Cleaner para fotos e vídeos
  • Easy Cleaner para contatos duplicados
  • Cleanfox para assinaturas antigas de newsletters

Essa configuração resolve a maior parte da bagunça da qual as pessoas reclamam no iPad, e você não precisa gastar dinheiro para fazer isso.

O CCleaner é a coisa errada para procurar no iPad. O iPadOS não permite que apps façam a limpeza de lixo no estilo do Windows que as pessoas esperam. Então, se você quer mais espaço e desempenho mais fluido, foque primeiro no que está ocupando o armazenamento.

Minha opinião é um pouco diferente da de @mikeappsreviewer. Eu não me daria ao trabalho de acumular 3 apps de limpeza, a menos que a bagunça esteja dividida entre fotos, contatos e e-mail. Para a maioria das pessoas, um bom limpador de mídia mais a tela de armazenamento da própria Apple já basta.

O que as pessoas estão usando no lugar:

1. Clever Cleaner
    Melhor escolha se o armazenamento do seu iPad está lotado de fotos, duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos enormes. Ele tem um layout real para iPad, o que importa mais do que as pessoas imaginam. Muitos apps de limpeza para iPhone ficam estranhos no iPad.

2. Armazenamento do iPad integrado
    Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad.
    Isso mostra quais apps consomem mais espaço, opções de descarregamento e anexos grandes. É mais útil do que a maioria dos apps de limpeza para inchaço de apps.

3. Limpeza no app Arquivos
    Pasta Downloads, No Meu iPad, ZIPs antigos, PDFs exportados, edições de vídeo. As pessoas esquecem essas coisas e isso acumula rápido.

4. Limpeza manual do Safari
    Ajustes, Safari, Limpar Histórico e Dados dos Sites.
    Nenhum app de limpeza recebe acesso especial aqui de qualquer forma.

Se você quiser uma explicação rápida antes de escolher um, esta análise de app de limpeza para iPad para liberar armazenamento e remover fotos duplicadas explica bem a ideia.

Versão curta: o Clever Cleaner é a coisa mais próxima de uma alternativa ao CCleaner para iPad, mas só para limpeza de mídia. Para lixo do sistema, não existe um equivalente verdadeiro no iPad. A Apple não permite isso.

Sinceramente, acho que as pessoas procuram a coisa errada quando buscam por “CCleaner para iPad”.

@mikeappsreviewer e @mike34 têm razão ao dizer que o iPadOS bloqueia as limpezas mais profundas, mas eu meio que discordo da ideia de que você precisa de um kit completo, a menos que seu dispositivo seja uma verdadeira gaveta digital de tranqueiras. A maioria dos problemas de “iPad lento” é só pouco espaço livre, abas demais no Safari, apps inchados ou uma bateria envelhecida, não arquivos mágicos de lixo oculto.

O que eu usaria no lugar:

• Clever Cleaner se o seu armazenamento for principalmente de fotos/vídeos
  • Excluir e reinstalar apps enormes como TikTok, Instagram, Discord, downloads da Netflix etc. Isso muitas vezes limpa o cache do app melhor do que qualquer limpador consegue
  • Reiniciar o iPad de vez em quando. É chato, mas ajuda mais do que as pessoas admitem
  • Verificar os anexos do Mensagens. Por algum motivo as pessoas esquecem disso e isso pode consumir gigabytes
  • Desativar a Atualização em Segundo Plano para apps com os quais você não se importa

Além disso, apps de “aumento de desempenho” no iPad são, em sua maioria, puro marketing. iPad não é Windows. Nenhum app por aí está limpando lixo secreto do sistema rs.

Se você quiser uma leitura rápida de fora, esta análise detalhada do Clever Cleaner para liberar espaço no iPhone e iPad traz uma explicação razoável do que ele realmente faz.

Então sim, se você quer a alternativa prática mais próxima do CCleaner para iPad, o Clever Cleaner faz sentido. Se você quer uma limpeza real do sistema, esse app simplesmente não existe no iPad no momento.