Bom software de recuperação de cartão SD para fotos excluídas?

Apaguei acidentalmente fotos do meu cartão SD antes de fazer backup delas, e algumas são fotos de família realmente importantes. Estou procurando o melhor software de recuperação de cartão SD para fotos apagadas que seja seguro, fácil de usar e que realmente funcione. Se alguém tiver experiência em recuperar imagens apagadas de um cartão SD, eu realmente agradeceria a ajuda.

Eu conheço esse pânico. Já passei pela mesma coisa uma vez com um cartão SD cheio de fotos de viagem, e a pior parte foi ficar olhando para a tela enquanto a câmera agia como se o cartão estivesse vazio. Se o próprio cartão não estiver rachado, torto ou completamente morto, um software de recuperação geralmente é sua melhor chance.

A primeira coisa: pare de gravar qualquer coisa no cartão. Nada de mais fotos. Nada de vídeos. Não mova arquivos para ele. Cada nova gravação aumenta as chances de os dados antigos serem sobrescritos. Em segundo lugar, se a sua câmera ou computador mostrar uma mensagem para formatar, não confirme. Deixe o cartão em paz por enquanto. Quando estiver pronto, retire-o, deixe-o de lado e use um leitor de cartões adequado no seu computador em vez de tentar fazer a recuperação pela câmera.

Estas são as ferramentas que eu analisaria primeiro:

1. Disk Drill. Esse é o que eu indicaria para a maioria das pessoas, principalmente para fotos e vídeos. A interface é fácil de seguir, você pode visualizar os arquivos antes de pagar, e ele lida com formatos RAW como CR2, NEF e ARW. A parte de que mais gostei foi o recurso Advanced Camera Recovery. Ele ajuda com arquivos de vídeo fragmentados de GoPro, drones DJI, câmeras mirrorless e equipamentos semelhantes. No Windows, ele também oferece até 100 MB grátis para recuperação, o que é suficiente para um teste rápido.
  2. PhotoRec. Sem custo, código aberto, sem limite de recuperação. Usei uma vez quando não queria gastar dinheiro, e ele conseguiu recuperar muita coisa. O problema é que a interface parece antiga e um pouco bruta. Além disso, normalmente você perde os nomes originais dos arquivos e das pastas, então acaba tendo que organizar um monte de arquivos renomeados. Se você tem milhares de fotos, essa parte fica irritante rápido.
  3. R-Studio e UFS Explorer. Essas são ferramentas sérias. Muita gente que trabalha com recuperação confia nelas. Testei uma delas em uma imagem de cartão danificado e ela encontrou coisas que outros aplicativos não acharam. Ainda assim, para uma pessoa comum, os menus e opções parecem demais.

Se você quiser o meio-termo mais fácil, eu começaria com o Disk Drill. O principal motivo é a recuperação de vídeo. Câmeras, drones e action cams costumam espalhar os dados de vídeo pelo cartão. Alguns aplicativos encontram partes desses arquivos, mas geram clipes que não abrem ou só reproduzem até a metade. Reconstruir esses arquivos em algo utilizável importa mais do que as pessoas imaginam, e é aí que a recuperação de cartão SD com o Disk Drill tende a fazer mais sentido.

Uma regra que as pessoas ignoram: não recupere os arquivos de volta para o mesmo cartão SD. Salve-os no disco interno do seu computador ou em outra unidade externa. Se você gravar os dados recuperados no mesmo cartão, corre o risco de apagar outras coisas que ainda não retirou dele. Se o cartão continuar desconectando, agir de forma estranha ou parecer instável, faça primeiro uma imagem completa dele e escaneie a cópia. Aprendi essa tarde demais.

Então é isso, respire por um segundo. Coloque o cartão em um leitor, execute a varredura, visualize o que aparecer e recupere tudo para outra unidade. Esse é o caminho que eu seguiria.

Para fotos excluídas, eu colocaria a facilidade de uso acima da profundidade bruta da varredura. @mikeappsreviewer cobriu algumas das opções mais comuns, mas eu as dividiria por situação.

Se você quiser a opção mais segura e simples, o Disk Drill é uma primeira tentativa sólida. Ele visualiza fotos muito bem, oferece suporte a SD, microSD, SDHC, SDXC e à maioria dos formatos RAW de câmera. Para fotos de família, a visualização importa. Você quer ver a foto antes de recuperá-la. A interface é limpa, o que ajuda quando você está estressado e tentando não cometer um erro bobo. Já vi ele se sair bem em casos de exclusão acidental em que o cartão ainda estava saudável.

Se você quiser uma segunda varredura para confirmar, experimente o Recuva no Windows. Ele é mais antigo, menos refinado, e eu não o usaria primeiro para grandes bibliotecas RAW, mas para JPGs simplesmente excluídos ele ainda funciona com uma frequência surpreendente. Também é rápido.

Um ponto em que eu meio que discordo do @mikeappsreviewer: eu não partiria direto para ferramentas forenses pesadas, a menos que a varredura simples não encontre nada. Esses aplicativos são ótimos, mas são exagero para um caso normal de exclusão e fáceis de interpretar mal se você for iniciante.

Minha ordem:

1. Disk Drill
  2. Recuva
  3. PhotoRec se você tiver paciência

Recupere para o seu computador, não para o cartão SD. Se as fotos forem críticas, faça uma varredura no cartão uma vez com o Disk Drill primeiro antes de tentar vários aplicativos. Além disso, isto ajuda: melhor software de recuperação de cartão SD para fotos excluídas guia em vídeo.

Se o cartão pedir para formatar, pare. Se o cartão perder a conexão, pare também. Nesse ponto, faça primeiro uma imagem do cartão.

Na verdade, eu adicionaria uma opção na qual nem @mikeappsreviewer nem @voyageurdubois focaram muito: EaseUS Data Recovery Wizard. Não estou dizendo que ele supera o Disk Drill em tudo, porque para visualização de fotos e simplicidade geral, o Disk Drill ainda é provavelmente a escolha inicial mais fácil para a maioria das pessoas. Mas o EaseUS também é bem amigável para iniciantes e, às vezes, apresenta melhor os arquivos excluídos de um jeito que faz mais sentido se você só quer recuperar JPGs da família rapidamente sem vasculhar um milhão de fragmentos RAW.

Minha opinião sincera:

1. Disk Drill
    Melhor equilíbrio entre interface fácil, visualização de fotos, suporte a cartão SD e sem parecer um software forense de 2009. Se você quer algo seguro e simples, é esse que eu testaria primeiro.

2. EaseUS Data Recovery Wizard
    Boa alternativa se o Disk Drill não mostrar tudo o que você espera. Um pouco insistente na parte de preços, sim, mas utilizável.

3. PhotoRec
    Poderoso, gratuito, feio. Funciona, mas organizar os arquivos recuperados pode ser um saco.

Uma pequena discordância das respostas anteriores: eu não perderia tempo com o Recuva, a menos que as fotos excluídas fossem apenas JPGs básicos e o cartão tivesse sido usado de um jeito muito simples. Quando as câmeras começam a misturar RAW, fotos em sequência ou clipes de vídeo, o Recuva parece meio ultrapassado.

Além disso, se essas fotos forem realmente importantes, faça uma imagem do cartão SD primeiro, se puder. Isso te dá uma chance limpa de recuperação sem forçar o cartão original mais do que o necessário. Muita gente pula essa etapa e depois se arrepende. Erro pequeno, dor de cabeça enorme.

Para mais dicas do mundo real, este tópico em conselhos da comunidade sobre recuperação de fotos em cartão SD também vale a pena ver.

Versão curta: comece com o Disk Drill para recuperação de fotos em cartão SD, visualize as fotos excluídas e recupere-as para o seu computador, não de volta para o cartão. Se o Disk Drill deixar passar coisas, faça então uma segunda verificação com o EaseUS. Esse é o caminho menos bagunçado na minha opinião.

Estou um pouco menos convencido de tentar todos os aplicativos um após o outro do que @voyageurdubois, @byteguru e @mikeappsreviewer parecem estar. Várias varreduras são aceitáveis, mas o mais importante é tratar o cartão com cuidado e evitar transformar uma simples exclusão em um problema de integridade do cartão.

Minha opinião:

Melhor primeira tentativa: Disk Drill

Prós

• Muito fácil de navegar
  • Visualização de fotos muito boa, o que importa bastante para fotos de família
  • Bom suporte para formatos SD, microSD e RAW de câmera
  • Menos intimidador do que ferramentas com estilo forense

Contras

• A recuperação gratuita é limitada em algumas plataformas
  • Varreduras profundas podem retornar muita coisa inútil
  • Não é a opção mais barata se você só precisa de uma recuperação única

O que eu faria de forma diferente de algumas das sugestões acima:

• Se o cartão ainda for detectado normalmente, faça uma varredura cuidadosa primeiro, não cinco experimentos diferentes
  • Classifique por tipo de imagem e visualize os resultados antes de recuperar tudo
  • Se as fotos excluídas aparecerem com boas visualizações, recupere essas primeiro e pare por aí

Concordo com a classificação geral de que o Disk Drill é o ponto de partida mais fácil. O Recuva pode funcionar, mas acho que hoje ele é mais uma ferramenta do tipo vale a tentativa se o cartão só tinha JPGs comuns. O PhotoRec é poderoso, mas para fotos de família pode virar uma bagunça enorme rapidamente. O EaseUS é aceitável, só não costuma ser minha primeira escolha.

Mais um ponto prático que as pessoas ignoram: se as fotos recuperadas aparecerem com metade cinza, corrompidas ou com miniaturas quebradas, isso normalmente significa dano por sobrescrita, não software errado. Nesse ponto, trocar de aplicativo pode não resolver magicamente.

Então sim, eu começaria com o Disk Drill, recuperaria apenas para o seu computador e avaliaria a qualidade da visualização antes de fazer qualquer outra coisa.