Formatei acidentalmente minha unidade flash USB antes de fazer backup de arquivos importantes, incluindo fotos e documentos de trabalho. Estou procurando um software confiável de recuperação de dados que possa recuperar arquivos de uma unidade flash formatada sem piorar a situação. Se alguém tiver recomendações ou dicas sobre as melhores ferramentas de recuperação de dados USB, eu realmente agradeceria a ajuda.
Isso aconteceu comigo uma vez com um USB do trabalho, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Uma formatação nem sempre significa que seus arquivos se foram.
O que mais importa é o tipo de formatação.
Se a unidade recebeu uma Formatação Rápida, suas chances costumam ser razoáveis. Esse tipo normalmente termina rápido, em poucos segundos, e basicamente limpa os registros do sistema de arquivos. Seus arquivos muitas vezes ainda ficam na unidade até que novos dados sejam gravados por cima deles.
Uma Formatação Completa é outra história. Esse processo grava por cima do armazenamento, então um software de recuperação normal geralmente não vai conseguir trazer nada útil de volta.
Uma coisa que entendi errado por anos é que não existe um botão real de desformatar para uma unidade USB. Depois que a formatação aconteceu, aconteceu. As ferramentas de recuperação não a revertem. Elas analisam o dispositivo, procuram dados de arquivos restantes e tentam reconstruir o que encontram.
Se você se importa com os arquivos, pare de usar o USB agora mesmo.
Não copie nada para ele.
Não o formate de novo.
Não execute o CHKDSK.
Não tente ferramentas aleatórias de reparo.
Cada gravação reduz suas chances. Aprendi isso da maneira mais difícil com um antigo pendrive SanDisk. Fiquei mexendo nele, e depois metade das fotos já era.
O que eu faria em seguida é usar um aplicativo de recuperação e manter o processo limpo. Já usei o Disk Drill antes, principalmente porque a interface é fácil de seguir e ele não me deu trabalho.
Passos que eu seguiria:
- Instale o Disk Drill na unidade interna do seu computador. Não o instale no USB que você quer recuperar.
- Conecte o pendrive formatado.
- Abra o Disk Drill e escolha o USB na lista de dispositivos.
- Clique em Procurar Dados Perdidos e depois escolha Verificação Universal quando for solicitado.
- Deixe a verificação rodar até o fim. Você pode dar uma olhada antes, mas eu esperaria. Tive resultados melhores fazendo isso.
- Visualize o que aparecer. Se uma foto ou documento abrir нормально na visualização, suas chances de recuperação desse arquivo geralmente são melhores.
- Recupere os arquivos para outra unidade, não de volta para o mesmo USB.
Uma parte que as pessoas costumam pular, e que eu não pularia se a unidade parecer instável, é a opção de imagem de disco. O Disk Drill permite criar uma imagem byte a byte do USB. Se o pendrive continuar desconectando, apresentar erros de leitura ou agir de forma estranha, faça a imagem primeiro e analise a imagem em vez da unidade. Fiz isso uma vez com um pendrive morrendo e isso me salvou de uma segunda passagem em um hardware com falha.
Além disso, não entre em pânico se os arquivos recuperados voltarem com nomes feios ou pastas ausentes. Depois da formatação, isso acontece bastante. O principal é verificar se o próprio arquivo ainda abre e se o conteúdo está intacto.
Então sim, a recuperação de um pendrive formatado muitas vezes é possível, principalmente depois de uma formatação rápida. O tempo importa. Deixe a unidade em paz, analise-a logo e salve os arquivos recuperados em outro lugar.
Eu olharia por um ângulo de tipo de arquivo, não apenas pelo ângulo do formato.
Para fotos e documentos de trabalho, o PhotoRec ainda é uma das melhores opções gratuitas. Ele ignora o sistema de arquivos corrompido e recupera arquivos por assinatura. Ele extrai JPG, PNG, PDF, DOCX, XLSX, ZIP, muita coisa. A desvantagem é que os nomes dos arquivos e das pastas geralmente se perdem. Fica bagunçado, mas é útil.
O Recuva também vale tentar se a formatação foi leve e o USB ainda estiver saudável. Ele é mais fraco em sistemas de arquivos muito danificados, mas é rápido e fácil.
Discordo parcialmente do @mikeappsreviewer em um ponto. Formatação completa é má notícia, sim. Mas nas versões mais recentes do Windows, os resultados variam conforme o dispositivo e o caminho da formatação, então eu ainda faria uma varredura antes de descartar. Já vi casos extremos estranhos.
Se você quiser a opção mais fácil no geral, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar USB formatado. Pela minha experiência, ele tende a se sair melhor que o Recuva com tipos de arquivo mistos em mídia flash.
Melhor software de recuperação de dados para um pen drive USB formatado
Além disso, se você quiser uma visão rápida sobre recuperação, isto é bom:
assista a este clipe de recuperação de dados USB
Minha ordem seria:
- PhotoRec, grátis, feio, forte.
- Disk Drill, interface mais fácil, bons resultados de varredura.
- Recuva, primeira passada rápida.
Recupere para o seu computador, não para o USB. Se os arquivos forem muito importantes, pare de testar ferramentas demais depois da primeira varredura profunda e clone a unidade primeiro.
Eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer e @reveurdenuit quanto a sair pulando entre vários aplicativos logo de cara. Em teoria, toda varredura é somente leitura, claro, mas pen drives baratos podem ficar problemáticos muito rápido quando já estão falhando.
Minha escolha para recuperação de dados de pen drive formatado ainda é o Disk Drill, principalmente porque ele lida bem com dispositivos USB, permite visualizar os arquivos recuperáveis e é menos trabalhoso do que muitas ferramentas antigas. Para fotos + documentos de escritório, isso importa. Se a sua formatação foi rápida, há uma chance real. Se foi completa, as chances caem bastante, mas eu ainda não chamaria isso de impossível até você fazer a varredura.
O que eu faria de diferente:
- verificar primeiro o tamanho informado pelo USB
- se de repente ele mostrar capacidade errada, pare e suspeite de problemas de hardware/controladora
- se os arquivos forem muito importantes, faça uma imagem primeiro
- recupere primeiro apenas os arquivos de maior valor, não tudo
Além disso, não julgue o sucesso pela estrutura de pastas. Depois de uma formatação, os nomes dos arquivos podem voltar corrompidos e as pastas podem ter sumido, mas os arquivos em si ainda podem estar intactos.
Se você quiser ler mais sobre recuperar arquivos de um pen drive USB formatado, isto na verdade é bem relevante:
como recuperar arquivos de um pen drive USB formatado
Versão curta:
- Melhor opção fácil: Disk Drill
- Melhor opção gratuita por força bruta: PhotoRec
- Opção rápida à moda antiga: Recuva
Se a unidade continuar desconectando ou fizer o Windows travar, pule os testes de software e trate isso como um dispositivo com falha, não apenas como um problema de arquivos excluídos. Essa parte costuma ser muito ignorada, para ser sincero.