Existe uma boa maneira de apagar fotos duplicadas no iPad sem usar um Mac?

O armazenamento do meu iPad está quase cheio depois de importar e sincronizar fotos, e percebi toneladas de duplicatas no app Fotos. Não tenho acesso a um Mac, então preciso de uma maneira segura de encontrar e apagar fotos duplicadas diretamente no iPad sem perder os originais. Qual é o melhor método ou app para isso?

Se você está tentando liberar espaço rápido, eu começaria com um app de limpeza em vez de fazer tudo manualmente. A limpeza manual parece boa até você estar 20 minutos nisso, olhando para dez versões da mesma foto de férias e ainda não ter feito quase nenhuma diferença.

Eu tive esse mesmo problema com a biblioteca do meu iPad. Anos de viagens, capturas de tela, Live Photos, vídeos aleatórios e um monte de fotos quase idênticas tinham se acumulado. As ferramentas integradas do Fotos ajudaram um pouco, mas a limpeza maior veio de usar primeiro um limpador de fotos dedicado.

Use um aplicativo para limpar fotos

Usei o Clever Cleaner, já que ele é gratuito e procura mais do que apenas duplicatas exatas. A parte mais útil para mim foi o recurso de Similares. Ele agrupa fotos que são quase iguais, como várias fotos da mesma cena tiradas com um segundo de diferença, que a Apple muitas vezes não identifica como duplicatas.

Ele também sugere a melhor foto de cada grupo, para que você não precise comparar cada pequena diferença por conta própria. Na maioria das vezes, você pode manter a que parece melhor e remover o restante com apenas alguns toques.

Ele também pode ajudar com outras coisas que consomem armazenamento sem você perceber, como capturas de tela, vídeos grandes e Live Photos. Essas categorias ocuparam mais espaço do que eu esperava.

Verifique também o álbum Duplicados da Apple

Se você quiser continuar dentro do app Fotos da Apple, há uma opção integrada no iPadOS 16 ou mais recente. Abra o Fotos, role para baixo até Utilitários e depois abra Duplicados.

Quando o Fotos encontra imagens duplicadas exatas, ele mostra um botão Mesclar. Isso não apaga apenas uma cópia aleatória. A Apple mantém a versão com a melhor qualidade e os metadados mais completos, depois envia as cópias extras para Apagados Recentemente.

O detalhe é que a Apple é bem rigorosa sobre o que conta como duplicado. Se as fotos forem apenas semelhantes, como ângulos diferentes, fotos em sequência, edições ou várias imagens tiradas em momentos próximos, elas geralmente não aparecem ali.

Se o álbum Duplicados não estiver aparecendo, provavelmente é por um destes motivos:

1. Seu iPad ainda não terminou de analisar a biblioteca de fotos. Deixe-o bloqueado e conectado à energia por um tempo.
  2. Você está no iPadOS 15 ou anterior, que não tem esse recurso.
  3. Não há duplicatas exatas para o Fotos mostrar.

Pesquise manualmente se você não quiser outro app

A busca da Apple ainda pode tornar a limpeza manual menos trabalhosa. Em Fotos, toque em Buscar e experimente termos como Capturas de tela, Recibos, Cachorro, Praia ou o nome de uma cidade. Você também pode navegar por Meses ou Anos se souber que uma determinada viagem ou evento é de onde veio a bagunça.

É mais lento do que um app de limpeza, mas ainda é melhor do que ficar rolando sem parar pela biblioteca inteira.

Esvazie Apagados Recentemente

Apagar fotos não libera espaço imediatamente. Elas vão para Apagados Recentemente e podem ficar lá por até 30 dias. Se você quiser recuperar o armazenamento imediatamente, também precisa esvaziar esse álbum.

Além disso, se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar fotos do seu iPad também as apaga do seu iPhone, Mac e qualquer outro dispositivo que use a mesma Conta Apple. Isso pode ser o que você quer, mas confira novamente antes de remover permanentemente um grande lote.

Depois da primeira grande limpeza, fica muito mais fácil manter tudo em ordem. Alguns minutos por mês são muito melhores do que deixar milhares de fotos inúteis se acumularem de novo.

Fotos importadas e fotos sincronizadas são duas dores de cabeça diferentes. Se as duplicatas foram sincronizadas no iPad a partir de uma biblioteca de computador, talvez você não consiga excluir essas cópias diretamente no Fotos, mesmo com um app de limpeza. Você teria que parar de sincronizar esse álbum ou alterar as configurações de sincronização no computador de origem. Se elas foram importadas para o rolo da câmera do iPad ou estão no Fotos do iCloud, então o álbum Duplicatas integrado ou algo como o Clever Cleaner pode ajudar, mas eu ainda limparia em pequenos lotes e verificaria Apagados Recentemente antes de esvaziá-lo. A pior limpeza é aquela em que você acidentalmente remove a cópia real de todos os dispositivos.

O detalhe irritante é que excluir mil duplicatas pode mal mexer na barra de armazenamento se o seu iPad estiver usando Otimizar Armazenamento do iPad. Nessa configuração, muito do que você vê em Fotos pode ser miniaturas ou cópias locais gerenciadas, e o iPadOS decide o que manter em cache. Então sim, limpe as duplicatas, mas não julgue o sucesso apenas pelo número no app Fotos cinco segundos depois.

Antes de fazer uma grande rodada de exclusão, eu verificaria para onde o espaço está realmente indo:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad > Fotos

Se Fotos for o grande vilão, então limpar faz sentido. Se Dados do Sistema, Mensagens, Arquivos ou o cache de um app forem os verdadeiros sugadores de espaço, fotos duplicadas podem não resolver muita coisa.

Para excluir duplicatas diretamente no iPad, eu usaria primeiro o álbum Duplicatas da Apple porque é o mais seguro para duplicatas reais. É sem graça, mas esse é meio que o objetivo. Ele mescla em vez de fazer você escolher manualmente, e as cópias removidas vão para Apagados Recentemente.

Para quase duplicatas, é aí que um app como Clever Cleaner é mais útil, mas eu trataria as sugestões dele como sugestões, não como decisões. A detecção de fotos semelhantes pode agrupar imagens que não são realmente duplicatas: uma em que os olhos de alguém estão abertos, uma em que o fundo está mais limpo, uma que é a original antes de uma edição etc. Isso importa mais com fotos de família do que com capturas de tela ou recibos.

Minha ordem habitual seria:

1. Exclua primeiro o lixo óbvio, especialmente capturas de tela, gravações de tela, fotos borradas e vídeos grandes.
  2. Use Fotos > Utilitários > Duplicatas para duplicatas exatas.
  3. Use um app de limpeza apenas para fotos semelhantes e revise os grupos em vez de excluir tudo em massa.
  4. Esvazie Apagados Recentemente apenas depois de ter certeza.
  5. Reinicie o iPad e dê um pouco de tempo para o armazenamento recalcular.

A reinicialização parece bobagem, mas o relatório de armazenamento do iPad pode atrasar. Já vi pessoas entrarem em pânico porque apagaram muita coisa e o número não mudou na hora.

Outra pequena armadilha: se você importou fotos de um cartão SD ou câmera, verifique se ainda as tem em outro lugar antes de excluir. Se o iPad se tornou sua única cópia, então a limpeza de duplicatas pode virar apaguei meu backup bem rápido. Se você não tem um Mac, até mesmo copiar os originais importantes para o iCloud Drive, uma unidade externa USB-C, Google Fotos, Dropbox ou outro serviço de nuvem antes de uma grande limpeza é melhor do que confiar na memória.

Então sim, você pode fazer isso sem um Mac. Só separe duplicatas exatas de fotos semelhantes, não esvazie Apagados Recentemente rápido demais e não presuma que toda foto excluída vai liberar armazenamento instantaneamente se a otimização do iCloud estiver envolvida.

Tente excluir primeiro dez duplicatas óbvias, depois verifique se elas realmente vão para Apagados Recentemente e se o botão de lixeira está mesmo disponível. Esse pequeno teste já diz muita coisa antes de você passar uma hora limpando. Se a opção de apagar estiver ausente ou esmaecida em algumas fotos, elas provavelmente estão sincronizadas de uma biblioteca do computador, e o iPad talvez só as esteja exibindo, sem gerenciá-las totalmente.

Para fotos que realmente estão na biblioteca do seu iPad/iCloud, sim, você pode fazer a limpeza sem um Mac. Eu usaria o álbum Duplicatas da Apple para as correspondências exatas mais chatas, depois usaria algo como o Clever Cleaner apenas para os grupos de estas parecem quase iguais. Eu não confiaria o suficiente em nenhum app para tocar em apagar em milhares de fotos de família de uma vez. Semelhante não é o mesmo que duplicata, especialmente com Live Photos, versões editadas, fotos em sequência e imagens em que um pequeno detalhe faz uma versão valer a pena manter.

O pequeno incômodo de que as pessoas se esquecem é que apagar do Fotos pode não remover todas as cópias se você também salvou imagens em Arquivos, Downloads, Mensagens, WhatsApp, Lightroom ou outro app. Depois de limpar o Fotos, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad e veja a lista de apps. Se Mensagens ou Arquivos estiver enorme, seu problema de foto duplicada pode ser, em parte, anexos duplicados armazenados fora do app Fotos.